Depoimento de Ray Charles

Michael e Ray, na comemoração
da posse do presidente Bill Clinton
[Sobre Michael] ''Eu o conheci há muitos anos, eu acho que ele é ótimo para os jovens, embora musicalmente eu esteja velho demais para ele. Michael é uma história completamente diferente, ele interpreta com mais sentimento, com verdadeira alma, vêm do coração. 

Quando ouço Michael cantar She's Out of My Life sinto vontade de chorar. Eu gosto de música com muito sentimento. Estou no verdadeiro, o que tenha alma o suficiente.

Agora, quando Michael Jackson canta, eu estou nele. Ele tem uma voz clara, mas o que ele coloca nela tem um monte de alma.''   [Ray Charles]

Stevie Wonder, Ray Charles e Michael Jackson
nos bastidores do vídeo We Are the World
Ray Charles foi um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador intérprete de R&B. Foi eleito pela Rolling Stone o 2º maior cantor de todos os tempos e 10º maior artista da música de todos os tempos.

Além de marcar presença no vídeo da canção filantrópica We Are the World, Ray Charles fez uma participação com Cassandra Wilson no concerto de Michael Jackson - 30th Anniversary Celebration - em 07 de Setembro de 2001, com a canção Crying Time. Este momento, porém, não apareceu na versão editada transmitida pela televisão.

O artista foi creditado frequentemente por Michael Jackson como uma de suas inspirações:

''James Brown, Ray Charles, Jackie Wilson, Chuck Berry e Little Richard, eu acho que eles tiveram fortes influências sobre um monte de gente, porque esses eram os caras que realmente [testemunharam] o rock chegando. Eu gosto de começar com a origem das coisas. [...] É tão interessante ver como realmente era no começo." [1983]

Ray Charles faleceu em Junho de 2004. Na ocasião, Michael Jackson se pronunciou:

"Estou triste com a notícia da morte de meu amigo Ray Charles. Ele foi uma verdadeira lenda ... um tesouro americano. Sua música é atemporal, sua contribuição para a indústria musical inigualável, incomparável. Ele abriu o caminho para muitos de nós, e eu vou lembrar dele para sempre no meu coração."

Fontes:
http://myinspirationmj.tumblr.com
http://raycharlesvideomuseum.blogspot.com.br