A história de ''Somebody's Watching Me''


Como Michael acabou por fazer os vocais da canção de Rockwell

Berry Gordy, fundador da Motown, estava em sua mansão em Los Angeles em 1982, quando seu filho de 18 anos, Kennedy William Gordy,  gravou uma demo pop-funk que ele havia criado em um pequeno gravador de 4 pistas em seu apartamento de um quarto Hollywood.

Gordy, é claro, tinha centenas de sucessos para seu nome - quer como produtor, compositor ou dono da gravadora - de modo que logo reconheceria um sucesso se visse um. Mas depois de ouvir a demonstração de seu filho, sua reação foi menos do que exuberante.

"Ele disse algo como, 'Sim, sim, isso é legal... isso está ok', Kennedy Gordy diz à Rolling Stone. 'Não desista do seu trabalho, meu jovem. Continue escrevendo e você vai chegar a algo um dia.' ... Eu fiquei arrasado.''

Um ano mais tarde, Kennedy Gordy assumiu o nome Rockwell e colocou Michael Jackson e seu irmão Jermaine para fazer os vocais de fundo, agora intitulado Somebody's Watching Me, um sucesso internacional e duradouro com mais de 30 anos e que continua a ser um hino paranóia-rock.

Quando ele apresentou sua demo para a Motown Records, o músico então desconhecido tomou uma rota diferente, optando por usar um nome artístico.

"Quando ele descobriu que eu assinei com a Motown, ele me ligou um dia e disse: 'Como você conseguiu assinar? Como isso aconteceu? O que aconteceu?' Rockwell lembra. "Eu disse, 'Eu não sei. Eu acho que eles gostaram da minha música." Ele parecia que ele estava chateado com isso. Eu ainda, até hoje, não sei quais eram as suas reservas sobre eu assinar com a gravadora.''

A inspiração para compor a letra veio tanto do passado e do presente. Ele lembrou de seus dias como uma criança olhando para fora da janela de seu quarto e "vendo o seu vizinho colocar a cabeça para fora da janela tentando olhar para cima no nosso apartamento."

Ao escrever a canção, ele vivia com uma garota que foi o pivô de muitas brincadeiras.

"Quando ela ia tomar um banho, eu iria até o vidro, esperava até que ela estivesse lavando o cabelo e, em seguida, eu pressionava o meu rosto contra o vidro", diz ele. "Ela iria abrir os olhos, ver a minha cara e dizer, 'Ahhhh !!!!'" [A brincadeira inspirou a letra "Quando estou no chuveiro / Estou com medo de lavar meu cabelo / Porque eu poderia abrir meus olhos / E encontrar alguém parado lá. "]

Colocar Michael Jackson para fazer a voz de fundo poderia soar como uma manobra de auto-promoção, mas a verdade é que ambos eram amigos há muitos anos.

Rockwell foi para a casa de Michael para mostrar á família dele o que ele estava gravando. Depois de fazer uma demonstração em fita, ele a cantou pessoalmente.

"Eu executei cerca de oito ou nove vezes", lembra ele. "Michael disse, 'Ei Rebbie! Hey Janet! Vocês têm que ouvir essa música que Kennedy fez.' Cada vez que eu parava a música, Michael chamava mais três pessoas para baixo. Depois, Michael me puxou para o lado e disse, 'Kennedy, preciso falar com você por um segundo. Quem é que va cantar os vocais de fundo?'
Eu disse, 'Por que você não faz isso?' Jermaine Jackson também acabou por contribuir para a faixa final.

[A irmã de Rockwell, Hazel, era casada com Jermaine, fortalecendo ainda mais a ligação entre as duas famílias.]

Com Stevie Wonder



Rockwell escreveu, co-produziu e arranjou quase todos os aspectos de Somebody's Watching Me, que foi lançada em janeiro de 1984 à frente do álbum de estreia de Rockwell do mesmo nome. A canção, com sua mistura de New Wave, R & B e synth-pop [juntamente com um falso sotaque britânico de Rockwell] entrou na Billboard Hot 100 em 28 de janeiro de 1984, no número 73, onde passou 19 semanas na parada e em um pico no número 2 logo atrás da canção Footlose de Kenny Loggins. O álbum ganhou ouro, vendendo mais de 500.000 cópias nos três meses após seu lançamento.

O sucesso da canção se tornou uma fonte improvável de orgulho para Gordy depois que ele rejeitou a demonstração de seu filho dois anos antes.

"Eu estava com meu pai, a minha namorada e um casal de pessoas [após a canção fazer sucesso] e, de repente, Somebody's Watching Me começa a tocar e meu pai diz, 'Ah, cara, você fez isso! Você fez isso, cara!' Ele estava tão animado. Isso foi realmente um grande momento de ligação para nós. Depois disso, ele me levou para alguns de seus amigos da casa e era como, 'Bem, eu tenho certeza que vocês conhecem o meu filho Rockwell. [Risos] Ele estava me desfilando."

Confiram os vocais de Michael em Somebody's Watching Me


Fontes:
http://www.rollingstone.com
Imagens do meu arquivo