Depoimento do Dr. Patrick Treacy (05)


''A porta da biblioteca estava ligeiramente entreaberta, e eu encontrei Michael lendo o Atlas de Dermatologia Clínica de 630 páginas de Anthony du Vivier. Ele se sentou silenciosamente, lentamente dedilhando as palavras.
Os gráficos na página que ele abriu eram na maior parte de adultos e crianças africanas, alguns com lepra, mas todos em vários estados de condições hipopigmentárias.

A fotografia de uma criança que tinha uma grande mancha abdominal branca e várias mais em suas pernas parecia captar sua atenção. Ele olhou para ela por um longo tempo antes de começar a ler o livro em voz alta.

"Vitiligo é geralmente simétrico, mas ocasionalmente pode ser segmentar. Os remendos são completamente pigmentados e parecem brancos, mas nem sempre nos estágios iniciais ", ele leu, e depois parou e virou para mim.

"Ninguém sabe quão devastada essa criança se sente. Essas fotos só contam algumas histórias. Elas nunca podem mostrar a emoção que a criança sente, aqui ", disse ele, pressionando seu punho firmemente em seu peito.

Ele puxou uma das pernas de sua calça e disse: "Você vê, eu também tenho vitiligo!"

Eu estava bastante chocado ao ver a extensão de sua doença. Durante muito tempo, nenhum de nós falou, não ousando dar palavras aos nossos pensamentos.

"Quão ruim é isso?" eu perguntei. Ele pareceu pensar sobre a resposta por um momento e depois se sentou na cadeira. Tímidamente, emoldurou o rosto com as mãos, levantou a camisa para mostrar as manchas brancas de porcelana em seu corpo e disse: ''É muito ruim!''

Palavras do Dr. Patrick Treacy médico dermatologista em seu livro Behind The Mask

Fonte: All4michael