The King of Style: Dressing Michael Jackson (18)


''As jaquetas eram sempre cortadas até a cintura, até a marca de suas calças justas. Sob uma jaqueta militar imponente e excessivamente ornamentada, outro paradoxo que Michael escondia: a camiseta branca sempre rasgada no meio do decote.

Era uma mensagem de desafio sob uma jaqueta, a qual enviava uma mensagem de controle. Passava a tesoura em sua camiseta sobre esse local informal, o qual Michael estava sempre procurando. Era um pequeno detalhe que desempenhava um grande papel no ato extravagante de magia. Ele queria que a mensagem fosse, ''Este é o meu lado comum".

O tamanho do rasgo dependia do humor de Michael naquele dia. Ele mesmo pegava uma tesoura e cortava. Em alguns dias, era um pequeno corte e, em outros, cortava de cima para baixo. "As garotas querem ver um pouco de 'pastel', ele dizia.

'Pastel' era seu apelido para o seu peito. Outros dias, estava influenciado e dizia, "Eu preciso de uma outra camiseta, essa está muito amassada''.

Eu costumava levar de seis a oito novas camisetas da Nordstrom porque ele não podia prever a extremidade cortada. Comprava o pacote por vinte dólares. Caíam muito bem porque eram consistentes, justas e não deformavam, definindo como um body em lycra, revelando a cintura enquanto dança.

Michael cumpria o mesmo paradoxo rebelde manchando suas roupas. A primeira vez que eu vi ele fazer isso, eu não pude acreditar. Ele estava em seu camarim quando pegou um pouco de maquiagem com os dedos e, olhando desafiante, passou por seu ombro.

Você não pode ficar sujo. Você é Michael Jackson.

Exatamente.

Para um estilista e designer, poderia se pensar que é o horror final, mas depois Michael começou a separar suas roupas e me acostumei.

Para uma reportagem em seu rancho em 1993 para a revista Life, Michael colocou uma meia rosa e outra amarela. O mundo enlouqueceu.


"Quem veste este homem?"

Sim, esse era eu. E mais do que me gabar, eu me contorcia. E Michael adorava ver eu me contorcer; ele achava hilário.

E enquanto os fãs falavam de um cara que manchava e rasgava as suas roupas, Michael amava a comunicação não-verbal que isso provocava.

"A quem importa o que estou vestindo? Por que minhas meias têm que ser da mesma cor? Quem disse alguma vez que elas têm que combinar?''

Ao que seus fãs respondiam, ''Talvez seja como qualquer um de nós... mas não, ele não pode ser porque ele é Michael Jackson... mas como eu, está sujo, amarrotado... mas não é como eu, suas [calças] Levi's são perfeitas, a luz o segue para todo o lado... mas olhe para os sapatos... é como eu."

Este conjunto de 'puxa e empurra' reforçava a ilusão ainda mais. Funcionava como magia. E uma vez que a magia funciona, tudo consiste em ir atrás dela.''

Por Michael Bush (estilista de Michael Jackson)
Extraído do livro The King of Style: Dressing Michael Jackson

Fonte: MJHideout

43 comentários:

  1. Michael fazendo piada até de seu peito "pastel" :d adorei saber mais essa.

    " as garotas querem ver um pouco de "pastel" ....como ele nos conhecia bem :):):)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu do que vou me lembrar toda vez que comer um pastel ahah .. não tem jeito, não!

      Excluir
    2. a lista só vai aumentando: tic-tac, suco de laranja, anúncios, romã, pastel,...
      nunca mais iremos olhar com os mesmos olhos...

      Excluir
    3. Pois é, Bush não perdoa e conta tudo! :D

      Excluir
  2. Lindo!! Adoro esse lado libertador do MJ!!. Esse lado rebelde e instigador.

    ResponderExcluir
  3. Olá angel,
    voltei ...

    eu imaginava isso mesmo que Bush falou sobre a camisa branca por baixo de das belíssimas jaquetas de Michael.Uma camiseta de algodão branca é básica e simples e estou mais uma vez impressionada como ele utilizava coisas pra dizer como ele realmente era em sua alma: simples e humilde.

    Ri muito com a estória do pastel e como você Rosane vou me lembrar sempre, porque uma das coisas que eu adoro é pastel:).

    Bjos amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amiga, esse paradoxo que existia em Michael é fascinante para mim, também!

      Excluir
  4. Meninas, assino embaixo dos comentários das 3!
    Sair das convenções, regras,...
    Muito inteligente da parte dele, qualquer coisa fora do convencional gerava polêmica, tinha que ter um motivo para ele fazer.
    Coisas de gênio!!!! Viva o Rei!!!! \0/ \0/ \0/

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que ele rasgava antes as camisetas brancas.

    Veja com que cuidado o Bush cuida, quase nem toca.

    https://www.facebook.com/1417239505218397/photos/a.1417262868549394.1073741830.1417239505218397/1501782210097459/?type=3&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sempre muito cuidadoso! Michel fez esse mesmo rasgo durante este ensaio fotográfico!

      http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2013/11/lori-goldstein.html

      Excluir
    2. ''Em um ponto, enquanto estávamos filmando, a ideia de abrir sua camiseta veio à tona. Lembro-me de tomar uma tesoura e cortar a camiseta diretamente sobre ele, diretamente em seu peito. E foi essa imagem que se tornou capa da revista.''

      Excluir
  6. Essa capa ganhou como a melhor capa da Vanity, não foi?

    Meu Deus, rasgar a camisa com ele dentro!! Ouvi-lo cantar por 45 minutos? Que mais um fã pode querer?

    E ele estava tão bonito, no auge da beleza, embora ele tenha muitos auges da beleza, he, he,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi essa capa premiada, mesmo! Dificil escolher um auge, cada era tem a sua beleza especial, eu acredito!

      Excluir
  7. E a foto da capa foi muito bem escolhida, embora todas as fotos sejam lindas. Nessa foto na ponta dos pés parece que ele flutua, sem fazer esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi uma bela escolha e a foto se tornou icônica.

      Excluir
  8. Você tem muitos visitantes internacionais, até de Moscou.

    Está internacionalmente reconhecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As visitas vêm de todas as partes do mundo, em especial, na alta madrugada [fuso horário?] o que me deixa feliz em saber que os fãs continuam fiéis a Michael.

      Excluir
    2. Ontem, no momento em que eu respondia um comentário, vi que havia uma visita de Gary, Indiana. me deixou especialmente tocada. ;)

      Excluir
    3. Voce merece Rosane. Dedica muito do seu tempo em prol da verdade sobre o Michael e a continuacao do seu legado. Voce faz tudo com amor, por isso, tudo e tao bem feito e os fas gostam e identificam.

      Excluir
    4. Obrigada, Verônica. É um grande retorno pessoal para mim, até maior do que se eu escrevesse um livro que ficasse restrito ao mercado brasileiro, com a vantagem que a página tem acesso gratuito e está em construção diária.

      ♥♥♥

      Excluir
  9. Awww que bom.

    A página pode ser traduzida para o inglês?

    Não posso esquecer de comentar sobre as meias, as meias... Acho que vou fazer o mesmo. Que presença de espírito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos o tradutor em muitos idiomas na lateral da página.

      Sobre as meias, a mensagem é muito clara... adoro esse espírito de Michael, sempre muito inteligente e instigante.

      Excluir
  10. Boa noite, angels do Michael!

    Gostei muito de mais esta explicação do Michael Bush sobre o figurino do Mike. Eu também imaginava que o uso da camiseta branca básica por baixo da jaqueta imponente que MJ usava, tinha a ver com simplicidade, humildade. Agora sei que tem a ver com rebeldia também, assim com manchar as roupas e usar meias de cores diferentes para receber a revista Life, genial! E o modo que ele exibe as meias na foto, Lindinho! :)

    Ele gostava da realeza, do luxo, porém, sempre manteve os pés no chão, como o apartamento simples que mantinha e que chamava de refúgio, a amizade com uma família de classe média (os Cascio) e os sapatos surrados que gostava de usar, mesmo quando não estava ensaiando ou atuando no palco.

    Adorei também a passagem do "pastel", Bush nos contando tudo. Muito bom!

    O blog recebendo visitas do mundo todo, que maravilha! Parabéns, Rosane!!! Viva o Rei!!! \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael - um anjo rebelde! Será que ele gostaria de ser chamado assim? \0/

      Sim, viva o Rei!! \0/ \0/

      Excluir
    2. Boa noite, Regina Jackson!!!! ♥ ♥

      Excluir
    3. Talvez ele gostaria de ser chamado de anjo rebelde, se o "título" fosse vinculado às causas que ele defendia, acredito. A Lisa Marie teria dito às suas amigas que o fato dele usar maquiagem também tinha a ver com rebeldia, o que é normal no meio Rock and Roll.

      Excluir
    4. Então tá... nos o chamaremos de anjo rebelde, a partir de agora.

      Excluir
  11. Coitado do Bush, o Michael e suas rebeldias e ele levava a fama: quem veste este homem? kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... mas Bush faria tudo de novo....

      Excluir
  12. Na madrugada as pessoas se recolhem para ficar junto de Michael, assim como nós ficamos nesse bate papo. É como se ficássemos rodeando o Michael à espera de nova histórias, sentadas no chão, antes de dormir.

    Seria muito bom, se alguém falasse também, fora do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um encontro gostoso e positivo. Tive que sair da net, pensei que não voltaria mais hoje... consegui voltar. Tenho tido dias corridos, e as vezes, não consigo me debruçar nas pesquisas como eu gostaria. Vou levando conforme eu posso, mas sempre com um gostinho de ''quero mais''.

      Excluir
  13. Rosane, gostei das novidades por aqui, legal ver as estatísticas de visitas, mais legal ainda é me identificar lá ... hehe, que cada vez se multiplique mais esses acessos mundo afora.... parabéns, vc merece esse reconhecimento ... tudo em nome de Michael, em nome do amor!!! \0/ =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é mais um complemento para nos distrair, e a gente pode se ver nas estatísticas, também. :)

      Excluir
  14. Adorei saber que você é internacional, está colhendo os frutos que
    você planta com tanto carinho e competência. Agora sobre as camisetas rasgadas e as meias coloridas de Michael...santa rebeldia,
    a cada uma ficava mais sedutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari! \0/

      Um anjo rebelde e sedutor, sem dúvida! ♥

      Excluir
  15. Não sabia disso não. Sabia que ele tinha muitas dessas camisetas, mas não sabia dos detalhes.

    Michael adorável na foto das meias de cores diferentes.

    Michael tinha a rebeldia mais saudável, pacífica e amorosa do planeta. A rebeldia do BEM.

    Não conseguiram impedir que ele deixasse de ser ele mesmo, de viver a sua verdadeira natureza, o seu verdadeiro Eu interior.

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amiga. A rebeldia do Bem, a do não conformismo, um chamado para a consciência! Uma rebeldia amorosa.

      Excluir
  16. Uma rebeldia sutil, muito discreta, mas que abala o mundo!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

*Bem-vindos, Moonwalkers! Os comentários são moderados e estarão visíveis tão logo eu esteja on-line. [Rosane, admin. do blog]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...