The King of Style: Dressing Michael Jackson (17)


Ficando ''um dedo'' mais alto

''Michael estava sempre apontando. Ele tinha esses dedos longos que nós chamávamos de "dedos de ET." Ele os usava conforme ele dançava em frente a um espelho [como os dançarinos fazem] em um piso portátil que viajava com ele, estudando como ele poderia parecer mais alto, mais magro e escultural.

Metade dos passos de dança de Michael ocorriam em suas mãos. Porque as luvas não se encaixavam no tema de Smooth Criminal, foi necessário Michael desenvolver um outro dispositivo para ajudar a transportar os olhos do público para a linha formada sobre sua cabeça e em seu corpo com as mãos, enquanto dançava.

No início de 1987, quando Michael gravava o vídeo Smooth Criminal, decidimos colocar uma fita branca em seus dedos para chamar mais a luz. Michael amou essa ideia, porque enquanto estávamos fazíamos funcionarem, também trouxe um pouco de diversão. Coloquei a fita em seus dedos e, enquanto ia pelo seu quarto, Michael me deteve. "Isso é demais. Isso é muito comum."

Assim, apenas os dedos anelar, o da ponta e o mindinho seriam cobertos pela fita branca. Isso era estranho, raro. Michael amava as pessoas perguntando, "Por quê? E por que os três dedos?"


Então, enquanto Michael dançava, ele inconscientemente tocava o polegar não-marcado e o dedo médio juntos e o mundo perguntava: "Por que ele faz isso? É um sinal? O que significa isso?"

Michael apreciava a propensão dos seus fãs à questão e a busca de sentido nas coisas que ele fazia. Quando se perguntava sobre a fita no dedo, ele não queria dar um motivo tão mundano como uma melhor utilização da luz ou para dar a ilusão de uma aparência mais alta e mais ampla.

No entanto, o que temos descoberto ao longo dos anos vestindo Michael é que, quando você não aborda uma questão diretamente, as pessoas vão encontrar uma razão - qualquer razão - para explicar.

Assim, tornou-se lenda urbana que Michael roía suas unhas e a fita teria sido usada para esconder o fato. Michael amava a ideia de que ele poderia fazer as pessoas questionarem e buscarem um sentido.''

Por Michael Bush (estilista de Michael Jackson)
Extraído do livro The King of Style: Dressing Michael Jackson

Fonte: MJHideout

39 comentários:

  1. É muito interessante a maneira de pensar e agir desse nosso Rei.

    Adoro a ideia das fitas.

    E já ouvi dizer que a faixa que ele usa no braço significava a tristeza que ele sentia por cada criança sofrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, eu também ouvi falar a respeito, mas acredito que seja lenda. Segundo Bush, foi somente um acessório para se destacar na camisa. Assim como CTE não significa ''Children of the Heart''.

      Vou publicar a respeito do CTE mais adiante. :)

      Excluir
  2. Já li tantos significados desses 3 dedos cobertos de esparadrapo na net e no entanto era só pra chamar a atenção pra dança de suas mãos.
    Muito instigante esse King! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, chegaram a dizer que era para esconder o vitiligo, mas o Bush conta no livro o real significado.

      Michael adorava um mistério, vamos combinar!

      Excluir
  3. Adoro saber esse detalhes!
    TUDO para ele tinha um motivo. Como ele sempre dizia, as idéias, letras, melodias,... surgiam na sua mente... simples assim... o difícil era fazer os outros entenderem e executarem.

    ResponderExcluir
  4. Eu também não sabia sobre essa fita branca nos dedos, mas sempre achei que fazia parte de um acessório, assim como uma cantora usa anéis.

    Quanto à faixa no braço, eu me lembro de ter lido em um dos primeiros textos da reverenda, de que ele usava como uma manifestação em relação às crianças. Mas a reverenda, embora tenha escrito linda e verdadeiramente sobre Michael, ela não acompanhou a carreira e a vida de Michael, tendo "descoberto" Michael depois da passagem.

    :) :) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, amiga... CTE combina com a inscrição ''Children of the Earth'', mas Bush colocou todas as letras do alfabeto dentro de um fedora e as sorteou rsrs... coincidência?

      Excluir
  5. Eu também não sabia sobre as fitas que Michael usava nos dedos. Muito bom que o Bush explica em seu livro. Michael gostava de instigar. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá angel,boa tarde!!
    Impressionante como um detalhe simples como este, causava um efeito fantástico, sendo que em qualquer outra pessoa, talvez isso não acrescentaria muito, pois não foi só um recurso p/ evidenciar a luz, mais a forma com que ele trabalhou isso, é que transformou em um dos elementos fundamentais p/ deixar sua marca registrada.... fenomenal, genial!!! \0/ \0/ Bjs! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lady! É tudo sobre magia, ilusionismo, escapismo... o ponto forte de Michael. Deu certo!

      Excluir
  7. Oi, complementando meu comentário :D...

    E... assim, num estalar de dedos, ele fazia a "magia" acontecer.... "dedos mágicos"!!!!

    ResponderExcluir
  8. Em seguida que comecei a assistir os videos do Michael me chamou a atencao essas fitas nos dedos. Fiquei intrigado mas nem fikei pensando muito no porque. Eu só que achei aquilo o Maximo! Comecei a usar as fitas em casa e na escola. Talvez o efeito pra mim foi o mesmo,ja que todo mundo me perguntava o porque.
    Bons tempos esses!
    Michael vai ser uma influencia eterna pra Mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal vc ter usado as fitas, também! Lembro de uma escola que proibiu os alunos de usarem a ''luva de ''Michael'' na década de 80, nos E.U.A...

      Excluir
  9. É mesmo? Eles usavam as luvas em todo lugar, então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui pesquisar no google a respeito e não lembrava que eu mesma já havia publicado a respeito

      http://cartasparamichael.blogspot.com.br/2014/03/voce-sabia_14.html

      Excluir
  10. Que bacana a homenagem. Michael tomando conta do mundo, que máximo! E que linda foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a febre MJ varreu o mundo! Saudades!

      Excluir
  11. Acho que ninguém hoje pode imaginar a proporção que foi essa febre.

    Queria voltar no tempo e ficar espiando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que eu me lembro é de não lanchar na escola para guardar o dinheiro,, a fim de comprar as revistas onde Michael aparecia.

      Excluir
  12. Lembro noticiarem que roubaram LPs do Thriller.

    Que bacana, então você viveu a Michaelmania?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de ter ouvido sobre o roubo, também...

      Tá brincando! Eu era uma adolescente quando Michael estourou com Thriller. As fotografias dele viviam dentro dos meus cadernos escolares. Só para começar a história.

      Excluir
  13. E você conseguia notícias dele, a música, apresentações? Porquê demorava muito a chegar no Brasil, não era? A TV também mostrava pouco ou estou enganada?

    Não tinha o sonho de vê-lo numa tour? Pedir autógrafo, falar com ele?

    Eu tenho loucura para saber a respeito disso detalhadamente. Tenho interesse na relação fã/artista, principalmente de Michael, que é grandiosa e muito, muito forte e especial, mas em geral também. Acho fascinante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existia internet. Minhas únicas fontes de informação eram revistas e o que passava na TV. Eu morava em uma cidade do interior, o que piorava o acesso aos materiais. Mas eu me correspondia [por carta!] com fãs de Michael, e a gente trocava materiais, revistas, recortes, essas coisas. Era muito sofrido para se conseguir informações. Me refiro à era Thriller. E sim, eu tinha um grande álbum de recortes de fotografias dele, e minha irmã me chateava, contando para todo mundo que eu era apaixonada por Michael Jackson.

      Excluir
    2. Com certeza eu tinha o sonho de vê-lo em uma tour, mas nunca foi possivel realizar.

      Excluir
  14. Pois é, se fosse hoje seria o caos.

    Correspondência por carta, que romântico. Com certeza ficava esperando infinitos dias pelas cartas.

    Escreveu a ele também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cartas era o que tínhamos. Ou alguns telefonemas. Não demorava tanto não...rs chegavam novas cartas todos os dias.

      Excluir
    2. Elisa, eu li teus comentários na postagem onde eu avisei que estava saindo, tá? Depois eu exclui o recadinho! ♥

      Excluir
  15. Meu sonho era ter nascido no mesmo ano que Michael para acompanhar tudo desde o comecinho, poder vivenciar cada momento. Mas ter nascido na decado de 80 ja foi otimo.

    Lembro que era um sufoco conseguir comprar. Eu ia a banca de revistas praticamente todos os dias pra ver se tinha algo. Dependiamos do fantastico, gravei muuitos dos clipes do Michael do domingo legal, que era apresentando pelo Gugu. Uma vez ele fez um sorteio para levar um fa para assistir a um show da history. Perdi a conta de quantas cartas enviei.

    Mas valeu. Era uma epoca em que nao existia essa facilidade, mas o gostinho de ir atras e ficar esperando noticias, clipes e shows era deliciosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Verônica! Lembro de ter um programa de música onde vc precisava votar - MICHAEL contra o grupo MENUDO - o artista que ganhasse teria um videoclipe exibido no sábado!!!!

      Em uma época que não existia internet [e tampouco eu tinha um video cassete na década de 80] aquilo era o máximo rsrs deixei de sair de casa muitas vezes nos finais de semana, porque sabia que iria passar algum video na TV. Agora eu me deleito na internet com todo o material disponivel - e o mais importante é termos acesso às verdadeiras histórias. Não depender da midia é ótimo!

      ♥♥♥

      Excluir
    2. Voce me lembrou algo tipico: ficar em casa para ver e curtir o Michael. Ate hoje prefiro, mas nem sempre e possivel.

      E a gloria que foi quando a globo transmitiu history Munich no fim de ano :).

      Tao bom relembrar tudo isso e poder "conversar" com quem nos entende.

      Excluir
    3. Daí a gente lembra do tempo enorme que já se passou desde lá... eu não pude ver o especial history naquela ocasião, pelo motivo mais louco... fiquei sem energia elétrica.

      Excluir
    4. Nossa! Voce deve ter enlooooouquecido!!!! Acontece cada coisa, nao e?

      Excluir
    5. A palavra DESESPERO define. Nem me lembre rs

      Excluir
  16. Grande Michael. Adorava os esparadrapos naqueles dedos longos
    e como ele os movimentava. Tudo o que Michael fazia eu aprovava e
    ainda brigava com quem fosse do contra, alíás, até hoje fecho minha cara para quem fala alguma coisa para ferir sua imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um video do Mike colocando os esparadrapos, vou ver se encontro.


      Ah, brigar por Michael faz parte da nossa raça, não é? :D

      Excluir
  17. Meninas,

    Adorando suas histórias com Michael.

    Bom, acho que ser fãs do Michael não é fácil, mas é muito compensador.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

*Bem-vindos, Moonwalkers! Os comentários são moderados e estarão visíveis tão logo eu esteja on-line. [Rosane, admin. do blog]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...