Entrevista com Nate Giorgio (03)


Nate Giorgio conta sobre o processo de criação da capa do álbum Off The Wall 2016

Conceitos e esboços

No início do verão de 2015, eu comecei a trabalhar sobre a arte da capa do novo CD de Michael Jackson - "Off The Wall". Eu pensei em compartilhar alguns dos meus primeiros esboços e as idéias mais cruas juntamente com o esboço final que foi utilizado.

O conceito foi criar a icônica postura de Michael como se tivesse sido desenhado com giz ou tinta em uma parede de tijolos. O desenho teria que ter um visual original, complementando o pacote inteiro do CD, e não colidir com o texto de giz que era tão bem conhecido pelos fãs. Aqui está alguns dos primeiros desenhos que eu estava experimentando com...


...tintas e traços irregulares, tentando capturar uma aparência e estilo...


Mais detalhes no rosto e no terno, mas não solto o suficiente, precisava ter um visual, um logotipo ''limpo''...



Querendo um logotipo mais forte, eu mudei a técnica de impressão litográfica. Eu queria tentar e simplificar as linhas ainda mais...


Tentando outro estilo rápido mesmo mais solto com monoprints levantados a partir de placas. Boa aparência, mas ainda não me agradava...


Começando como as formas simples em negrito, experimentando agora com base em painéis de tijolos texturizados. Um pouco pesado demais, porém, com muito enchimento...


Desenhar diretamente sobre paredes de concreto e edifícios foi o próximo passo. Um visual legal, mas ainda não era isso...



Eu precisava voltar a usar linhas. Quando eu desenho, as linhas seguram todas as informações, elas criam o que um esboço parece. Eu ainda estava experimentando com traços fluidos...



Agora eu estou gostando da aparência das linhas de giz... Eu sinto que esta pode ser a melhor direção, mas eu ainda preciso conseguir que os traços trabalhem melhor e complementem o texto da capa...


Eu finalmente acertei no estilo! Depois de centenas de esboços eu percebo que as linhas devem ter um efeito de sobreposição. Isto me dá o visual que eu tenho tentado obter com um desenho de giz espontâneo, o que vai parecer como um logotipo acabado de MJ e também complementam o texto da capa. Limpas e simples, estas linhas elegantes irão reproduzir muito bem sobre a textura de tijolos...


Aqui está ele, o desenho final! Este é o desenho de giz final efetivo que foi usado para a capa de Off The Wall. Depois de tentar centenas de esboços, este foi o que foi escolhido pelo Espólio e pela Sony. Eu limpei as bordas e fiz algumas pequenas alterações para algumas das linhas menores que foram digitalizadas de alta resolução que foram usadas no reverso branco na capa.


Fonte: http://nategiorgio.com