O movimento “capsule wardrobe”


Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Dean Kamen, Michael Kors e Karl Lagerfeld. O que Michael Jackson tinha em comum com todos esses mega empresários de sucesso - além do talento para os negócios, é claro?

A influência da moda não acontece só nas passarelas. Mudanças nas tendências movimentam uma das maiores indústrias do mundo, mas, ainda assim, há quem prefira ficar alheio a elas.

Alguns empresários do mundo – milionários – escolhem usar o mesmo tipo de roupa, todos os dias. São apontadas como razão do movimento “capsule wardrobe” [algo como guarda-roupa cápsula, sem variações], por exemplo, a necessidade de se tomar menos decisões – é o que disse o presidente americano Barack Obama, que não sai muito dos ternos azuis ou cinzas. Há quem aponte ainda menos estresse, além de criar uma marca para si próprio.

1) Mark Zuckerberg.

O criador do Facebook quase sempre aparece com camisa cinza e calça jeans. Em 2014, ele declarou que a opção é para “limpar sua vida” e ter que tomar a menor quantidade de decisões possível. “Eu sinto que não estou fazendo meu trabalho se eu gasto minha energia em coisas frívolas sobre minha vida”, declarou.


2) Steve Jobs.

O fundador da Apple sempre aparecia de camisa com gola rolê preta e calça jeans. No caso de Jobs, ele tratava a roupa mesmo como um uniforme de trabalho. Ele chegou a pedir ao designer Issey Miyake (responsável por criar uniformes da Sony no Japão) que criasse uniformes para a Apple, mas a ideia não agradou os funcionários. Jobs continuou amigo do designer e decidiu que queria um uniforme para si mesmo, tanto pela conveniência como para criar uma “marca pessoal”. E criou.


3) Dean Kamen.

O criador do Segway aparece sempre de camisa jeans, calça jeans e botas de trabalho. Considerado um dos maiores inventores dos Estados Unidos, hoje ele está à frente de uma organização social que atua por meio da robótica. Mas sem mudar de roupa.


4) Michael Kors.

Outro que está sempre com a mesma roupa é Michael Kors, dono de um das marcas mais respeitadas de acessórios e roupas [por ironia]. Ele usa camiseta e jaqueta preta. Eleito em 2014 pela Forbes como o mais novo bilionário do mundo e com a empresa com capital na bolsa de valores desde 2011, o americano tem seu estilo como marca registrada, além de não tirar atenção ao que interessa: seus produtos.


5) Karl Lagerfeld.

Diretor criativo da Channel, o designer alemão está sempre de terno preto, camisa branca, óculos e luvas. No caso dele, a decisão teria sido tomada para esconder os sinais da idade no pescoço, o mesmo valendo para as luvas e os óculos.


... e sobre Michael Jackson? 

''O amor de Michael pelas camisas de veludo vermelhas e calças pretas de algodão era conhecido como o "uniforme Michael" o qual ele usava quando ele não estava se apresentando.


"Bush, se eu tenho cinquenta camisas de veludo vermelho no meu armário, eu não tenho que pensar sobre o que eu vou usar... o que é um desperdício de tempo e energia. Se eu só tenho uma escolha no meu armário, então você não vai saber sobre o que eu usei nos últimos três dias. Está limpo? Está sujo? Você não sabe.''

Michael amava manter as pessoas tentando adivinhar, porque isso significava que eles estavam prestando atenção."

Palavras de Michael Bush, estilista de Michael Jackson, em seu livro The King of Style: Dressing Michael Jackson.

Fontes:
http://www.osul.com.br
O livro The King of Style: Dressing Michael Jackson de Michael Bush