"Quem Canta e Dança se Encanta!"


"Quem Canta e Dança se Encanta!"
Texto escrito por Adriana Guimarães

Considerações sobre a Mostra Cultural "Michael Jackson", idealizada por mim como Ação Pedagógica integrante do Projeto Educação Cidadã: A Chave Para a Convivência. Este Projeto é mais uma boa ideia que tive, para ser desenvolvido ao longo do Ano de 2015 na Escola Municipal Profª Leopoldina Machado, onde trabalho.
“Todos os Nossos Sonhos Podem se Realizar, se Tivermos a Coragem de Persegui-los.” WALT DISNEY
Eu Acredito que a Música tem o Poder de Curar as Feridas da Alma e Eu Venho Comprovando Esta Afirmação há Alguns Anos. Na Minha Profissão, ao Longo de Quase 25 Anos bem Consolidados no Exercício do Magistério, o Qual Abracei Desde Muito Cedo com Devoção e Amor, Venho Experimentando as Surpresas Que a Música e a Arte em Geral tem Proporcionado aos Meus Estudantes.

Crianças e Jovens tem sido Motivados a Acreditarem em si Mesmos e a Lutarem por seus Sonhos Através do Poder Incentivador e Curador Contido nas Músicas de Michael Jackson. 

Quando as Coisas Parecem Difíceis, Eu Ouço uma Canção de Michael e, em Segundos, me Sinto Melhor! Isto Acontece Devido aos Efeitos Terapêuticos que a Música Exerce Sobre os Seres Humanos. 

Platão Afirmava que "A Música é o Remédio da Alma." 

É Por Isso que a Utilização da Música e seus Elementos Constituintes como o Ritmo, a Melodia e a Harmonia Promovem o Relacionamento, a Comunicação, o Aprendizado, a Mobilização, a Expressão, a Organização e Outros Objetivos Terapêuticos Relevantes, a fim de Atender as Necessidades Físicas, Emocionais, Mentais, Sociais e, Sobretudo, Cognitivas. 

Geralmente as crianças e Adolescentes que Participam das Atividades que Envolvem Música e Dança na Escola em que Trabalho, Apresentam na Grande Maioria, Dificuldades de Aprendizagem ou Comportamento que, por vezes, Comprometem suas Relações Interpessoais e Intrapessoais. 

Mas, ao Primeiro Contato com a Música, Principalmente as Músicas de Michael, Tudo se Transforma! Eu Penso que Quando Michael Criava suas Músicas, Ele com Certeza Sabia Que Tipo de Emoção Ele Desejava Despertar nas Pessoas.

Por Certo Ele Conhecia Bem os Efeitos que a Música Promove Sobre os Indivíduos, Porque Ele era um Homem Ávido no Campo da Leitura por Obter Informações em Todos os Níveis na Busca do Conhecimento. 

É por isto que Ele Costumava Afirmar :
"Quando Crio Minha Música, Eu Sinto Como se Fosse um Instrumento da Natureza. Eu Imagino que Prazer a Natureza deve Sentir Quando Abrimos Nossos Corações e Expressamos Nossos Talentos Dados por Deus. O Som da Aprovação Voa Pelo Universo e o Mundo Inteiro se Enche de Magia." Michael Jackson
"MAGIA", Esta é a Palavra Chave!
Quando Trazemos de Volta a Chama da Esperança, o Fulgor da Alegria e a Força do Amor Para os Nossos Corações, a Nossa Vida se Enche de Magia. É isto o que Eu Procuro Fazer ao Longo de Todo o Tempo em que Venho Trabalhando com Crianças e Adolescentes. 

Eu Busco Resgatar as Esperanças e os Sonhos Perdidos e Uso o Poder do Amor Contido nas Músicas de Michael Jackson Para que a Vida Deles se Transforme num Universo de Encantamento e Magia. 
"As Crianças são o Nosso Futuro e é o Nosso dever Amá-las, Apoiá-las, Protegê-las e Inspirá-las a Terem Bons Sonhos."
Michael Jackson
Esta é a Minha Real Motivação: Incentivar Meus Alunos a Acreditarem em Si Mesmos e Lutarem por seus Sonhos.

Muito Lhe Agradeço Michael, Por Ser o Vento em Minhas Asas. Eu Te Amo Mais!''

Adriana Guimarães
Professora e leitora do blog ''Cartas para Michael''.

Obrigada por compartilhar, Adriana! :)