''Michael Jackson e Bubbles''


Em 15 de Maio de 2001, uma estátua de porcelana em tamanho real de Michael Jackson sentado sobre uma cama de rosas [junto a Bubbles] foi leiloada em New Yok por US$ 5.615.750.

A obra foi criada pelo escultor estadunidense Jeff Koons em 1988 e participou do Leilão de Primavera de Arte Contemporânea da Sotheby's.

A estátua se chama ''Michael Jackson e Bubbles'' e foram feitas três delas no mesmo modelo. As duas outras versões estão em Atenas e no Museu de Arte Moderna de São Francisco.

Declarações de Jeff Koons sobre Jackson
''Eu queria retratá-lo de uma maneira semelhante a um ícone. Mas eu sempre gostei da radicalidade de Michael Jackson; Que faria absolutamente tudo o que fosse necessário para poder se comunicar com as pessoas.''

"Se eu pudesse ser qualquer um, eu seria Michael Jackson. Para mim, Michael serviu como uma espécie de autoridade espiritual que poderia ajudar as pessoas a se sentirem seguras ao abraçar sua cultura, seja lá qual fosse.''

O escultor e Jackson nunca se encontraram pessoalmente, mas consta que o Rei do Pop foi "muito favorável" ao projeto, até mesmo enviando fotografias a pedido de Koons.

Segundo o escultor, certa vez, quando Jackson estava indo para New York para se apresentar no Madison Square Garden, ele recebeu um telefonema:
''Eu recebi uma chamada onde diziam que Michael queria visitar o estúdio. Eu estava no norte da Itália, onde ainda estávamos no processo de fazer a escultura, Mas eu tinha imagens que eu poderia mostrar para ele, então voltei para New York para conhecê-lo. Mas eventuais problemas de saúde de Jackson fizeram com que o encontro fosse cancelado.''
A inspiração para a obra

Koons declarou que também se inspirou na composição triangular da obra Pietà de Michelangelo. Além disso, o material do trabalho lembra figuras católicas de santos produzidas em massa e que são geralmente fabricados em porcelana e folheados em dourado. 


Koons [que aparece na imagem acima] afirma que ele queria descrever Jackson como uma nova figura redentora que permite às pessoas descobrir sua própria mitologia cultural.

Jackson e Bubbles também foi lido como um símbolo do desejo humano de auto-descoberta. Koons ficou fascinado pelas transformações de Jackson e o chimpanzé assimilado em seu colo sublinha este aspecto da auto-exploração. É um símbolo tradicional nas belas artes que serve para espelhar a natureza humana. 

Quando a escultura foi revelada pela primeira vez, alguns fãs se sentiram ofendidos porque a porcelana deu a Jackson a pele muito branca e feminina, com olhos fortemente alinhados e lábios vermelhos sensuais. 

Koons encolheu os ombros com as queixas sobre a aparência andrógina de Jackson lembrando o mundo antigo: "Quando Apolo tocou música, ele inspirou uma transformação que transcendeu o gênero, de modo que o masculino se tornou mais feminino, Michael é o Apolo moderno.''

Fontes: http://www.billboard.com e Wikipedia