As memórias de Leonard Rowe sobre os últimos dias


Texto extraído do livro 
''O que realmente aconteceu com Michael Jackson, O Rei do Pop''
Escrito por Leonard Rowe e lançado em 2010

[Capítulo oito] "[...] Enquanto eu estava em Nova York, no Madison Square Garden para o show do Prince, recebi uma ligação de Randy Jackson, que me disse que seu irmão, Michael Jackson, queria me ver em breve. Michael me pediu para voar para Miami no dia seguinte e encontrá-lo lá.

Na manhã seguinte, levantei cedo e peguei um voo para Atlanta, e mais tarde, no mesmo dia, por volta das 4 horas, peguei um voo para Miami. [...] Depois de nos abraçarmos e depois de nos dizer o quanto sentimos a falta um do outro, ele se sentou e começou a falar sobre o que cada um de nós tinha feito nos últimos anos. Ele me contou como se sentia, como a indústria do entretenimento abusou dele.

Ele falou comigo profundamente sobre como ele se sentia e como Steven Spielberg e David Geffen o haviam maltratado. Eu posso dizer que ele estava muito doente com isso. Ele me disse que precisava ser sócio da empresa DreamWorks e queria fazer um filme. Steven Spilberg disse a ele para encontrar um bom roteiro e que ele iria colocá-lo no papel principal. Michael disse que foi o que ele fez.

Ele me disse que uma vez que ele encontrou um bom roteiro, o qual ele enviou para Steven Spilberg, um par de dias depois, e ele recebeu esta ligação:

"Michael, tenho boas e más notícias. A boa notícia é que... o roteiro que você me enviou é ótimo. A má notícia é que você não será o protagonista do filme.''

Michael me disse que foi um dos dias mais dolorosos de sua vida. Michael sabia e sentia que ele estava sendo sabotado pela indústria do entretenimento.

Ele me disse que não permitia que seus filhos Prince, Paris e Prince Michael [na época Blanket era pequeno] assistissem à televisão, porque só diziam coisas negativas sobre ele. Eles se referiam a ele como "Wako Jacko" e conversavam sobre ele como molestador de crianças.

Ele disse que não importava o bem que ele tinha feito pelo mundo, que nunca conversaram sobre isso publicamente. Ele sabia que ele era odiado pelos poderosos da indústria do entretenimento.

[...] Depois de chorarmos e rirmos juntos, começamos a fazer planos para a turnê mundial. Ele me disse: ''Rowe, depois do julgamento... obviamente eu quero deixar meus problemas legais para trás. Eu quero ir ao redor dos 5 continentes.''

Eu disse a ele: ''Precisamos focar nos EUA primeiro, então a indústria de entretenimento americana não terá tempo de preparar armadilhas para nós.''

Ele aceitou.

Eu lembro que naquele momento Michael estava em boa forma, eu o encontrei muito bem. Ele nunca foi uma pessoa muito grande, mas ele era saudável. Enquanto eu estava lá, eu o vi correndo atrás das crianças. Foi a primeira vez que vi o grande pai que ele era.

[...] falei com ele quase todos os dias, até o dia do julgamento. Depois disso, não falei mais com ele porque ele deixou o país. Na minha opinião, ele voltou para a América dois anos depois.

[...] Em 1 de janeiro de 2009, fui abordado por um promotor de Nova Jersey que tinha um contrato incrível para Michael e seus irmãos. Pelo acordo, Michael receberia US $ 15 milhões por uma performance, os irmãos receberiam US $ 1 milhão cada. Sabendo que Michael estava relutante em voltar a trabalhar com os irmãos, pedi ao promotor para fazer algo especial que pudesse persuadir Michael; ''dê à mãe dele um milhão de dólares.''

O promotor concordou. Então eu tentei ligar para a mãe dele. Naquela época, Michael morava em Los Angeles e eu não tinha seu novo número, perguntei se ela poderia pedir a Michael para me ligar, já que eu tinha um negócio incrível para ele. Ela respondeu que ela faria isso.

Na noite seguinte, eu estava em casa, quando recebi uma ligação, por volta das 9 horas. Quando eu respondi, havia alguém rindo, mas eu sabia que era Michael quem ria.

Ele disse: "Leonard Rowe" Eu disse: "Michael Jackson"

Comecei a conversar com ele sobre essa oferta incrível que me foi dada. Depois de conversar por uns 20 minutos, ele me pediu para pegar um avião e ir para Los Angeles, ele queria que eu conhecesse a pessoa que estava administrando o seu negócio na época. Essa pessoa era Dr. Thome Thome. Michael me disse: ''Eu ligo para ele imediatamente.''

Cerca de cinco minutos depois, Dr. Thome Thome me ligou e eu apresentei a oferta que eu tinha para Michael. Ele me disse que Michael havia dito a ele que ele me conhecia há muito tempo, que ele gostava de mim e pediu que ele me conhecesse. Eu disse a ele que estava indo para Los Angeles no dia seguinte. Ele me deu seu número de telefone e pediu que eu ligasse para ele quando chegasse.

Cheguei por volta do meio-dia, hora de Los Angeles, e liguei para Dr. Thome Thome. Ele me disse que estava em uma reunião e que eu deveria ligar para ele mais tarde. Esperei algumas horas e liguei para ele novamente. Ele me disse que estava ocupado ao telefone e que me ligaria de volta. Ele nunca me ligou de volta.

No dia seguinte, liguei novamente, mas não recebi resposta. Comecei a pensar que ele estava brincando comigo. Eu não conseguia entender o motivo, visto que o acordo que eu tinha com Michael era de alto padrão. A maioria das pessoas no mundo do entretenimento teria morrido para ganhar todo esse dinheiro em um dia. Eu sabia que esse homem não se importava com os interesses de Michael.

Como não consegui falar com Thome Thome, decidi ligar para ele usando um número diferente. Eu estava com raiva dessa situação. Quando liguei para ele com um número diferente, ele respondeu imediatamente. Eu disse a ele que achava que ele estava evitando minhas ligações e que eu havia chegado de Atlanta e que não gostava do fato de que ele estava brincando comigo.

Eu disse a ele: "Michael me pediu para te conhecer, e é isso que eu estou fazendo. Se você se recusar a falar comigo, eu irei falar sobre isso diretamente com Michael."

Eu não conseguia entender por que ele estava tão esquivo de um acordo tão lucrativo para Michael, mas depois descobri. Depois dessa conversa, ele me pediu para encontrá-lo no escritório de seu advogado no dia seguinte. Ele me garantiu que não estava evitando minhas ligações e que estava ocupado, mas eu sabia que ele estava mentindo.

No dia seguinte, por volta das 3 da tarde, cheguei ao escritório de seu advogado e o promotor que me ofereceu a oferta também me acompanhou.

Quando chegamos, havia também Dr. Thome Thome. Contamos a ele sobre a oferta, mas ele nos disse que Michael tinha um acordo de US $ 300 milhões com o qual ele tinha de lidar. Perguntamos a ele o que era, mas ele se recusou a nos contar sobre isso. Ouvimos dizer que a AEG estava tentando fazer um acordo com Michael.

Assim, a reunião terminou e nada foi feito sobre a oferta. Dr. Thome Thome disse que voltaria a falar conosco assim que terminasse o outro acordo maior, nos mantendo por mais duas semanas. Nós não recebemos nenhuma informação, mas ficamos em Los Angeles o tempo todo. No final, essa situação me irritou e decidi ligar para Michael e contar como Thome Thome havia me tratado.

Por alguma razão, Michael também estava zangado com aquele cara. Michael disse que ligaria para Thome Thome e que me ligaria de volta em breve. Ele me ligou alguns dias depois, me pedindo informações sobre o negócio que eu queria oferecer a ele. Eu disse a ele que o promotor concordaria em dar à sua mãe um milhão de dólares antes de tudo. Michael me perguntou se eles lhe dariam 2 milhões de dólares, eu disse a ele que não sabia, mas tentaria.

Fui ao promotor para perguntar se era possível dar à mãe de Michael 2 milhões de dólares, para que ele pudesse fechar o negócio e aceitar.

Mais tarde naquela noite, recebi uma ligação de Michael, em 21 de março de 2009.

Quando eu falei com ele, ele parecia ter algo em mente, então ele me fez a seguinte pergunta: "Você quer vir trabalhar comigo? Preciso que você verifique o que a AEG está fazendo e controle minhas finanças."

Então ele acrescentou: ''Rowe, eu tenho três filhos, não posso ir para casa de Londres sem dinheiro.''

Eu perguntei: "Qual é o seu negócio com a AEG?" E ele disse: "Eu nem sei qual é o meu negócio com a AEG." Eu disse que ficaria honrado em trabalhar para ele.

Ele me disse: ''Eu não sei de nada, Rowe, sobre o que está acontecendo. Aceitei fazer apenas 10 shows em Londres, mas depois fiquei sabendo que eles haviam vendido 50.''

A primeira tarefa que ele me deu foi entrar em contato com Randy Phillips da AEG [...] para tentar organizar os shows para que fossem mais fáceis para ele.

Michael me disse: "Não há como eu fazer os shows com base no calendário que eles fizeram." [...]

Na segunda-feira seguinte, recebi uma ligação do irmão de Michael, por volta das 9 horas. Ele me disse que tinha falado com Randy Phillips e que ele me ligaria por volta das 10 horas daquela manhã. Essa ligação nunca chegou, então liguei para Randy por volta das 10h25, mas ele não estava acessível.

Pouco tempo depois tentei novamente, mas ainda não consegui alcançá-lo. Eu liguei para ele de volta às 12h31 e finalmente alcancei. No telefone, ele estava muito arrogante e hostil. Foi muito curto, ele disse: "O que posso fazer por você?"

Eu disse a ele que Michael me pediu para encontrá-lo para tentar reorganizar o cronograma dos shows, para que eles fossem mais fáceis. Randy Phillips disse que não faria nada, dizendo: "Temos tudo sob controle, não preciso conhecê-lo."

Eu informei a ele que foi Michael quem me perguntou, mas ele respondeu que não iria me encontrar; Naquele momento eu disse a ele: "Ok, obrigado.''

Randy Phillips, Michael Jackson e Thome Thome

Randy Phillips insiste que Michael concordou em realizar os 50 shows, mas nunca mostrou um contrato assinado por Michael que pudesse provar isso, a razão pela qual ele nunca mostrou o contrato é muito simples; esse contrato não existe. Cada organizador de concertos sabe que você não pode colocar um show no calendário a menos que tenha assinado um contrato com o artista envolvido. Randy Phillips sabe disso muito bem.

Thome Thome, Frank DiLeo e Leonard Rowe

No dia seguinte, ou dois dias depois, Frank DiLeo chegou a Los Angeles. Visitei Michael na manhã seguinte, 14 de abril, em sua casa em Beverly Hills. Ele me pediu para ir até ele muito cedo, por volta das 7 horas, porque ele tinha que sair para Las Vegas por volta das 8h30, então nós poderíamos conversar por cerca de uma hora e meia antes dele sair. Seu pai Joe estava em Los Angeles, na casa da família em Encino.

Quando eu o visitei naquela tarde, perguntei a ele: ''Quando foi a última vez que você viu Michael?" E ele respondeu: "Eu não vejo Michael há cerca de três anos.''

Então eu perguntei a ele: "Quando foi a última vez que você falou com Michael?" E ele respondeu: "Eu não falo com ele há cerca de três anos."

Eu disse a ele que iríamos para a casa de Michael juntos na manhã seguinte.

[...] Quando chegamos na porta, Michael se aproximou, ele estava de pijamas e estava usando óculos de leitura. Ele deu um grande sorriso, eu sabia que ele estava feliz em ver Joe. [...] Então eu comecei a conversar com o Michael sobre a AEG, sobre Randy Phillips e os shows em Londres.

Comecei a explicar algumas coisas que eles estavam fazendo e que havia alguns problemas, como a venda de ingressos, já que Michael seria pago em dólares americanos em vez de libras esterlinas. Também pedi a Michael que tentasse separar suas atividades da AEG o máximo possível. Ele parecia ter entendido tudo e parecia estar em total concordância comigo.

Para Michael, estava se aproximando do início da preparação do show, para o qual ele iria para Las Vegas, ele me perguntou se eu tinha trazido a carta que lhe pedi para assinar. Essa carta foi endereçada a Randy Phillips da AEG e declara:
"Caro Sr. Phillips, informamos que até a data desta carta (25 de março de 2009) o Sr. Leonard Rowe é meu representante autorizado na área de meu negócio de entretenimento. Todas as coisas que me preocupam devem ser endereçadas ao Sr. Rowe, que age em meu nome, até eu revogar essa autorização. Por favor, estenda qualquer cortesia ao Sr. Rowe."
Depois de ler a carta, Michael percebeu que eu havia deixado de fora algo que ele havia me dito para incluir; ele queria que eu checasse suas finanças. Ele escreveu aquela carta em sua própria mão e assinou, então me disse que nos veríamos novamente o mais rápido possível. Ele me abraçou e ao seu pai, dizendo "eu te amo muito" e nós o deixamos.

Cerca de três semanas haviam se passado desde aquele dia. Em 15 de maio de 2009, recebi uma ligação de Joe enquanto eu estava almoçando no hotel em Valley [Studio City].
Ele me disse: ''Rowe, você tem que vir rapidamente. Estamos em uma reunião no Beverly Hills Hotel.''

Eu respondi: "Que reunião?" E ele disse: ''A reunião que Michael queria que tivéssemos com Randy Phillips e AEG.''

Eu perguntei a ele: "Quando?" E ele disse: ''Agora, venha aqui.''

Eu fiquei confuso, porque em uma semana Michael não me disse nada, me lembrei que ele havia me contado sobre uma reunião, mas ele não disse quando.

Eu perguntei: "Onde está Michael?" E Joe disse: "Ele está aqui no hotel, e ele me disse que você tem que vir aqui agora." Eu perguntei: "Quem está aí?", ele disse: "Michael, Katherine, Randy Phillips e outra pessoa da AEG.''

Eu respondi: ''Estou na rua, estarei lá em trinta minutos.''
Quando cheguei, Joe estava na frente do hotel, ele me disse: ''Me siga.''

[...] Entrando na sala, estavam Michael, sua mãe Katherine, Randy Phillips e seu parceiro de negócios da AEG, Paul Gongaware.

[...] Quando mergulhei no olhar de Randy Phillips, este dizia tudo, sem dizer uma palavra, eu entendi pela expressão do rosto dele que estava contrariado em me ver. Assim que a reunião começou, minhas impressões de Randy Phillips foram confirmadas; Eu sabia que ele queria controlar tudo o que estava relacionado com Michael e ele fez isso com o talão de cheques da AEG.

[...] eu sabia que lá iam eles enfrentariam algumas questões delicadas, então achei que seria melhor avisar ao Michael sobre o que ele ia discutir, então pedi ao Michael para falar com ele em particular e ele concordou. Fomos para outra sala conversar, eu disse a ele que tinha intenções de discutir o lote de bilhetes da AEG em Londres e outras coisas imorais que estavam fazendo, perguntei se ele tinha alguma objeção, ele respondeu: ''Não, vá em frente.''

[...] comecei a fazer perguntas sobre os bilhetes ''piggybacking'' em Londres. Randy Phillips respondeu: ''Aqueles não eram bilhetes ''piggybacking'', eram vendas secundárias.''

[Nota do blog*: ''Piggybacking'' é uma expressão que se refere ao mercado negro de bilhetes, nas mãos dos cambistas.]

Eu disse: "Este é apenas um nome legal que você inventou para essa coisa. Eu sempre soube que se chamava ''Piggybacking''.

Acredite ou não, ele concordou comigo e disse: "Você está certo."

Este procedimento na venda de ingressos, chamado ''Piggybacking'', pode ser muito lucrativo para um organizador de concertos. Quando um promotor percebe que a demanda por ingressos é alta, ele pode comprar um certo número de ingressos antes de começar a serem vendidos. Os ingressos que são retirados são, em sua maioria, os das dez primeiras linhas, e esses bilhetes são chamados de "bilhetes prêmio" ou "anel de ouro". [...] Isso acontece sem que o artista esteja ciente ou participando dos lucros obtidos.

A demanda por ingressos de Michael era tão alta que foi muito fácil para Randy Philips e AEG fazerem isso. Investigamos e descobrimos que eles haviam vendido alguns ingressos por mais de US $ 500, em comparação com o valor nominal do ingresso; Fazendo alguns cálculos de multiplicação, podemos ver que em um único show eles lucraram 500.000 dólares.

Michael tinha vendido 50 shows, então para a AEG eles levantaram milhões de lucros sem Michael estar ciente deles.

Quando perguntei a Randy Phillips: "Quantos ingressos você tinha em Londres?"

Sua resposta foi "eu não sei". Então eu perguntei: "Por quanto tempo você os vendeu?" e ele respondeu novamente: ''Eu não sei.''

Era óbvio que ele não queria divulgar essa informação para Michael ou para mim, então eu perguntei: "Em que moeda Michael será pago?" Ele respondeu: "Na moeda dos EUA.''

Eu disse: "Não, o dinheiro foi recolhido em libras esterlinas, gostaria que fosse pago com essa moeda.''

Mais uma vez o rosto de Randy Phillips ficou vermelho. A razão pela qual eles decidiram pagar Michael em dólares americanos em vez de libras esterlinas era que o valor da libra valia cerca de 50% a mais do que o dólar americano na época. 1 milhão em libras britânicas valia US $ 1,4 milhão em moeda norte-americana, pagando Michael em dólares dos EUA. A AEG aumentava seus lucros em US $ 400.000 para cada show.

Nesse ponto, Joe ficou muito irritado, a tal ponto que Katherine teve que intervir para fazê-lo se sentar, tendo ele sido um promotor por mais de 30 anos, parecia óbvio que Randy Phillips e AEG estavam tentando tirar vantagem de Michael em Londres.

[...] eu tinha estado com o Michael antes de começarmos a nos preparar para algumas turnês. Ele era um perfeccionista, ele cuidava de cada pequeno detalhe, ele queria que tudo fosse perfeito, mas por alguma razão ele estava diferente. Era como se ele já soubesse que não voltaria a Londres. Ele parecia não se preocupar com as coisas que ele normalmente se importava; Não era difícil perceber se você conhecesse Michael. Era como se ele tivesse uma intuição, uma espécie de premonição de que ele não teria realizado esses shows em Londres.

[...] eu estava com tanto medo de Michael e pelo que ele teve que enfrentar. Eu sabia que sem mim correndo por aí, Randy Phillips não teria nenhum obstáculo a superar. Eu senti que, para Michael, teria sido um desastre. [...]

[Parte final] Eu ainda não consigo acreditar que Michael Jackson, o grande Rei do Pop, nos deixou. Ele foi declarado morto às 14:26 (PST) em 25 de junho de 2009.

Enquanto eu viver, nunca esquecerei onde estava ou como me senti quando ouvi a notícia de que um amigo querido como ele havia desaparecido para sempre. Para todos vocês, pode ter sido o Rei do Pop ou uma lenda musical, para mim era algo muito maior. Para mim, ele era meu amigo, ele era uma pessoa a quem eu devo muita gratidão.

Os eventos que levaram à sua morte prematura ainda precisam ser bem analisados. Eu não estou escrevendo isso na esperança de buscar vingança, eu simplesmente quero dizer a verdade sobre o que realmente aconteceu com a lenda conhecida em todo o mundo como Michael Jackson, o Rei do Pop. Eu senti a necessidade de trazer de volta a verdade e minhas emoções, se eu não fizesse isso, eu teria vivido para sempre em arrependimento. É para ele e para o bem de todos que estou aqui hoje para relatar tudo isso.

No dia em que Michael morreu, minha vida mudou. Eu também estava trabalhando com Michael em Los Angeles. Talvez se eu não tivesse saído de Los Angeles, poderia ter feito algo por ele.

Michael estava preparando sua turnê de retorno, e eu simplesmente fiz o que ele sempre me disse para fazer, além de seus negócios, e a AEG, a empresa de promoção de concertos. Ainda estou muito confuso sobre como a maldade do povo causou esse grave dano ao mundo.

Recebi uma ligação de Randy Jackson [irmão mais novo de Michael] por volta das 3:30 da manhã (EST). Assim que eu respondi, Randy disse:

"Os paramédicos trouxeram Michael para o Hospital UCLA. Vá para o hospital, me ligue assim que chegar e me diga o que está acontecendo."

Neste ponto, comecei a me perguntar o que realmente estava acontecendo. Meu pensamento inicial foi o que era tudo uma piada. Eu sabia que ele não queria fazer shows em Londres e ele não estava nem na condição física para fazer isso. Então eu pensei que era um truque para sair limpo dessa. Alguns minutos depois, Randy me ligou novamente e me informou que a mídia havia anunciado que Michael estava morto. Eu continuei dirigindo, mas meu coração e mente estavam ambos fora da minha mente.

"O que está acontecendo?"

Em minha mente, eu podia ver Michael e não conseguia superar a sensação de que algo estava acontecendo terrivelmente. Como poderia Michael ter morrido? Claro, ele não estava na melhor forma física, mas eu pensei que ele poderia pelo menos realizar o primeiro concerto.

Uma vez de volta para casa, Randy me ligou novamente e confirmou que Michael estava oficialmente morto. Descrença, dor indescritível, naquele momento minha vida parou abruptamente. Perguntei a Randy onde sua mãe estava Katherine, ele me disse que estava no hospital com o restante da família. Eu disse a ele que mais tarde eu a chamaria de condolências.

Liguei para ela e quase pude ouvir o tumulto em sua voz. Eu perguntei a ela: "Quando você acha que eu deveria vir?"

Katherine respondeu: "Eu acho que você deveria vir agora, eu me sinto terrível."

Fiquei pensando em todas as coisas que Michael e eu discutimos em particular antes daquela data. Todas as atividades suspeitas que vazaram meses e semanas antes de sua morte, foi como se realmente tivessem acontecido.

As pessoas a quem Michael Jackson prometera não se aproximar, como John Branca e Frank Di Leo, reapareceram de repente em sua vida. Nós nunca poderíamos entender o motivo disso. Michael e eu discutimos em muitas ocasiões, e agora que posso juntar tudo, consigo ver tudo com mais clareza.

Naquela época, nunca tivemos certeza de John Branca, seu ex-advogado, só porque Michael tinha muitos problemas com ele no passado. Nós tivemos uma ideia ao invés de Frank Di Leo, seu ex-empresário. Nós acreditamos fortemente que Frank Di Leo, reapareceu em sua vida, porque era o único que o conhecia melhor.

A única pessoa em torno de Michael, a quem a AEG e Randy Phillips não tinham controle financeiro, era eu. Eles sabiam que eu só queria o melhor para Michael, então talvez eles fizeram de tudo para ficar longe dele. Talvez eles tenham percebido que eu estava indo contra os planos deles.

Essas atividades suspeitas me levaram a escrever este livro, a contar ao mundo o que está escondido pela mídia e os poderes do show business.

Michael Jackson, o Rei do Pop, foi assassinado, na minha opinião, e suas palavras ainda me assombram hoje: "Eles querem o meu catálogo e vão me matar por isso."

Poucas pessoas sabem disso, mas Michael tinha 50% do catálogo da Sony. Ele nunca quis vendê-lo, ele queria mantê-lo para seus filhos. Os direitos de Michael Jackson e seu nome valeriam mais com ele morto do que vivo. Com ele morto, a Sony poderia movimentar e administrar a coisa como bem entender, sem que ninguém atrapalhasse seus planos. Eu realmente acho que é o que eles estão fazendo hoje.

Eles tentaram me manter em silêncio, eles também me impediram de fazer entrevistas na TV. Claro, falar sobre Michael Jackson agora é muito perigoso, mas eu quero fazer isso. Eu também enfrentarei a morte se necessário.

Esta história é uma história que precisa ser contada. O público, assim como milhões de fãs merecem, tem o direito de saber o que realmente aconteceu com seu ídolo. Michael pertencia acima de tudo ao mundo, a eles.

Na minha opinião, a AEG tinha um contrato com Michael que não era nada menos que uma armadilha para Michael. É natural que eles estivessem apenas explorando isso. Este livro é um relato fiel do que realmente aconteceu com Michael Jackson, o grande Rei do Pop, e um olhar mais íntimo do artista mais famoso do mundo.''

Leonard Rowe [o autor] e Michael Jackson em 1979

Fonte: https://ilgiornaledelriccio.com