Michael fala com Shmuley (36)

Esses diálogos entre Michael e o Rabino Shmuley Boteach 
foram gravados entre agosto de 2000 e Abril de 2001.

Parte 36 - Sobre os anos como Testemunha de Jeová

SB: Você acha que um orgulho odioso ainda é uma relíquia na sua criação religiosa?

MJ: Me feriu muito e me ajudou muito.

SB: Como te feriu?

MJ: É... [longo silêncio]. Quando eu fiz certas coisas no passado que eu não tinha percebido que era contra a religião e eu fui repreendido, isso quase me destruiu. Certas coisas que fiz como artista em minha música, que eu não percebi que estava cruzando uma linha e quando me castigaram severamente, isso me magoou. Quase me destruiu. Minha mãe viu.

SB: A desaprovação deles? A rejeição deles?

MJ: Quando eu fiz o moonwalk pela primeira vez na festa Motown 25, eles disseram que eu estava fazendo uma dança burlesca e que era suja e por meses eles disseram: “Nunca mais dance daquele jeito de novo." Eu respondi que 90.9 % do ato de dançar é mover a cintura. Eles responderam: “Não queremos que você faça isso." Então eu tentei por muito tempo dançar sem mexer essa parte do corpo.

Então eu fiz Thriller com todos os zumbis e fantasmas, e eles disseram que era demoníaco e parte do Oculto e que o irmão Jackson não podia fazer isso. Eu chamei meu advogado e chorando eu disse: "Destrua o vídeo. Destrua." E por ele [o advogado] ter ido contra a minha vontade as pessoas têm Thriller hoje. Eles me fizeram sentir tão mal que eu ordenei que minha equipe o destruísse.

SB: Então você viu os dois lados da religião. O lado amoroso que ensinava não gostar do orgulho, mas também daquilo que se poderia descrever como má espiritualidade e o ato de julgar.

MJ: Porque eles discriminam, muitas vezes do jeito errado. Eu não creio que Deus quisesse tal coisa. Como o Halloween, eu perdi anos de Halloween e agora eu faço. É legal ir de porta em porta, com as pessoas te dando doces. Precisamos mais disso no mundo. Faz o mundo ficar unido.

SB: Você leva Prince e Paris para brincar o Halloween?

MJ: Absolutamente. Há uma família onde podemos ir na área e eles dão doces à eles. Eu quero que eles vejam que as pessoas podem ser gentis. Ficava tudo num saco e então [sussurrando] eu trocava os doces deles por candy eyeballs.

SB: Eu estava conversando com Andrew Sullivan noite passada, o jornalista editor do The New Republic. Tivemos um debate sobre homossexualidade na universidade e depois conversamos sobre você e ele ficou surpreso em ouvir coisas legais sobre você e ele disse: “Por que eu não sabia disso?, eu respondi: "Não sei."

Percepções repentinas assim, Michael... A essência do Halloween. Você deveria enviar notas impressas sobre essas coisas. A essência do Halloween é fazer com que as crianças testemunhem a gentileza das pessoas. Eu gosto disso. É um pensamento legal. Isso eleva a brincadeira de 'doces ou travessuras' para algo com mais significado do que apenas a distribuição de doces.

MJ: Eu choro atrás da minha máscara. Eu choro mesmo quando vou com eles e as pessoas dizem: "Abra a bolsa" e eu penso, olha só o que eu perdi. Eu não conheci isso... Eu olho no rosto deles e eles estão te dando um presente. É gentil. As crianças vêem e abrem suas bolsas e dizem: "Oh, olha esse pequenino!" 

E é muito doce a forma como respondem. Eu acho isso muito gentil. Dessa parte da América eu tenho orgulho.

Fonte: The Michael Jackson Tapes by Rabbi S. Boteach