Entrevista com o diretor Bob Giraldi


Bob Giraldi dirigiu o vídeo Beat It de Michael Jackson em 1983. No enredo, Michael, aos 25 anos de idade, atuava como um pacificador que usa a dança para conter uma briga entre duas gangues de rua. O vídeo contou com um elenco de membros de gangues rivais na vida real: Os Crips e os Bloods. 

Abaixo, trechos extraídos de uma entrevista que Bob Giraldi concedeu à Boards:

Como foi trabalhar com membros de gangues rivais?

Foi Michael. Ele falou com o esquadrão da polícia de Los Angeles de gangues e ele os convenceu que, com a presença suficiente da polícia, isso seria uma coisa inteligente e caridosa a se fazer: Levá-los lá para que convivessem uns com os outros por dois dias, para se fazer o vídeo. Eu não gostava da ideia porque já era difícil o suficiente com atores e dançarinos profissionais.

Então, ele tentou usar o vídeo para promover a paz entre eles?

Michael sempre promoveu a paz. Ele sempre tinha algum tipo de oferta de paz. Essa era a sua ideia e os policiais foram junto com ele. Eu acho que os Crips e os Bloods começaram a ficar um pouco nervosos - eles são inimigos mortais - e nós tivemos alguns incidentes e dois policiais vieram até mim e disseram que queriam encerrar o trabalho.

De alguma forma eu os convenci a me deixarem filmar a dança. Eu guardei a dança para a segunda noite. Eu disse: 'A única coisa que acredito que resolverá essa situação é soltar a música. Deixe-me apenas soltar a música. Eu tenho um pressentimento que tudo irá se acalmar. Não pode ficar pior, apenas me dê uma chance.' E o policial foi legal, ele me olhou e disse 'OK, não muito mais.' Eu não poderia ir muito além porque a situação estava instável e assustadora.

O que aconteceu depois?

Os membros do grupo não poderiam dançar, então eles formaram um anel e assistiam. E os dançarinos começaram a dançar com Michael Peters e Vince Paterson. Quando Michael Jackson desce e faz o que faz, eu lembro de olhar para os rostos de todos os Crips e os Bloods alinhados e suas expressões enquanto ouviam a música e observavam a dança.

Quando eles começaram a dançar, eles tinham aquele olhar tipo: 'Você sabe o quê? Com todas as nossas guerras e vinganças e outras coisas, isso aqui é legal! Isso é algo que nós nunca seremos capazes de fazer.' E é isso que esse trabalho fez nesta noite.

Michael Jackson coreografou o vídeo?

Esse é o momento em que eu posso honestamente dizer que Michael Jackson não coreografou. Beat It foi coreografada por Michael Peters - que Deus o tenha - um coreógrafo grande, grande que já não é vivo. Ele era um dançarino de rua incrível, ele coreografou o que Michael Jackson dançou e dançou lindamente.
Eu acho que foi a partir desse ponto que Michael Jackson provavelmente passou a envolver-se na coreografia em cada coisa que ele fez. Beat It pertenceu um pouco mais a Michael Peters do que as pessoas querem dar crédito.

Que impacto teve em sua vida o trabalho de Beat It e trabalhar com Michael Jackson?

Eu conheci um homem pelo qual eu tenho total respeito. Uma das coisas mais interessantes que ele já me disse, eu nunca vou esquecer, nós estávamos discutindo, ele me disse com aquela voz muito aguda dele: 'Você usa demais a palavra F****!!' Isso sempre ficou comigo. Eu pensei que era algo inteligente para se dizer num momento como aquele.
Bob Giraldi
Eu vi um homem que dança melhor do que qualquer um que eu já tenha visto em minha vida, e vi um homem que falava suavemente e levar uma vida tremendamente grande e que conseguiu o que queria e abriu o seu caminho. Sempre usando a abordagem branda e mais silenciosa que você poderia ter usado. Fui influenciado não só pelo seu talento, mas pela sua personalidade.

Fonte: http://www.boardsmag.com