O chapéu do Rei


Uma das marcas de Michael Jackson, o chapéu, foi um dos seus principais acessórios de moda. Ele já o usava desde pequeno e tinha aprendido rapidamente que, no palco, ele poderia usá-lo para criar uma integração com o seu público.

Michael falou sobre isso em 1988:

Uma noite, eu disse a ele que tinha sido o responsável pelos nossos recordes: 'Antes de eu cantar essa canção, deixe-me sair do palco e pegar este pequeno chapéu. Eu o estou usando na foto da capa do álbum. Se o público me ver com este chapéu, vai ficar louco!!'

Ele achava que era a ideia mais ridícula que já ouviu. Eu não estava autorizado a fazê-lo porque eu era jovem e todos eles pensaram que era uma ideia estúpida. Pouco depois deste incidente, Donny Osmond começou a usar um chapéu muito semelhante em todo o país e as pessoas adoraram. Meus instintos me orientaram corretamente, eu tinha pensado que ele cairia bem.

Eu o vi usar um chapéu quando ele cantou Let's Get It On e as pessoas enlouqueceram. Eles sabiam o que aconteceria quando Marvin colocasse seu chapéu. Ele acrescenta um tipo de emoção e envolve o público no show.

Michael Jackson continuou a usar chapéus na adolescência, particularmente durante o sapateado ele brincava na série de TV The Jacksons Show. Seu visual modelado ao estilo do dançarino Fred Astaire, fazia também combinar um terno com um chapéu. Mas foi ao longo dos anos 80 anos que se tornou a sua marca registrada.

De onde vinham os chapéus?

Michael comprava os seus chapéus em uma butique exclusiva em Nova York, que mantinha uma produção artesanal: Worth & Worth. A loja está localizada na 101 West 55th Street, Suite e 3N oferece aos clientes uma seleção impressionante de chapelaria, dos chapéus da boina francesa ao estilo do guarda real da Inglaterra. Os chapéus não são fabricados nos Estados Unidos, mas em uma pequena fábrica no centro de uma vila italiana.

Seu modelo fetiche: o Fedora preto

O Fedora, também chamado Borsalino, é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá. Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora - e que foi tornado popular na peça teatral Fédora de Victorien Sardou, e depois vertida em ópera por Umberto Giordano. 

Embora não haja ligação aparente entre o chapéu e a peça, o nome foi popularizado por esta. 

Os chapéus usados ​​por Michael Jackson apresentam algumas características típicas: 

- A tampa tem um oco triangular com a ponta virada para a frente e para trás na base. 

- Um tecido de seda corre ao redor da tampa e, do lado esquerdo do mesmo, entra numa passagem ligeiramente pequena em comparação com o tamanho do tecido, de modo que se dobra ligeiramente. 

- A parte de trás do do chapéu é curvada para cima enquanto a frente segue uma curva suave para baixo ligeiramente inclinados. 

- Dois 'poços' estão localizados na parte superior do chapéu.

Desde os anos 80, Michael Jackson usava um fedora durante seus shows e na vida cotidiana. Ele o usava particularmente na performance de sua canção Billie Jean. Durante suas três turnês mundiais - BAD Tour, Dangerous Tour e HIStory Tour - no final de Billie Jean Michael lançava o seu chapéu para o público, elevando para 274 o número de chapéus jogados ao público, mundialmente.

A assinatura 

Os chapéus do Rei do Pop tem outra característica distintiva: o seu nome está inscrito sobre o revestimento de couro no interior do chapéu, gravado com letras douradas. Cada chapéu era único, feito na medida, na cor e na forma escolhida por Michael.