Depoimento de Jakko Jakszyk


'Em maio de 1987 eu me encontrava em Los Angeles. Enquanto eu estava lá eu fiquei com um amigo meu chamado Larry Williams. Larry não é só um saxofonista brilhante, mas um grande tecladista, também.

Nos encontramos pela primeira vez em 1983 quando eu estava fazendo um álbum solo para a Stiff Records. O produtor do álbum havia sugerido horns* (um estilo instrumental* nota do blog) em um par de faixas e disse que o único lugar para gravar horns seria nos E.U.A. e que o único homem para o trabalho era Jerry Hey e os horns Seawind.

Para o conhecimento dos leigos, tratava-se da seção sobre todas as produções do Quincy Jones, incluindo todos os álbuns de Michael Jackson. Em qualquer coisa que tenha um flash e naipe de metais extremamente justos em uma gravação americana nos anos 80 - você pode apostar sua vida que era Jerry e os meninos.

Peguei muito bem com Larry durante as sessões e temos sido grandes amigos desde então. Bem, assim como as tentativas de co-escrever, eu também estava tocando guitarra no álbum próprio do Larry para a RCA.

Um dia, ele disse que Jerry e o resto da equipe estavam fazendo uma sessão no fim de semana e perguntou se eu gostaria de aparecer, visto que eu não os via havia cerca de um ano. Eu disse que seria ótimo e me dispus a encontrá-lo em Westlake Áudio, no sábado.

Cheguei em Westlake e estacionei meu carro alugado. Fiquei bastante surpreendido com a quantidade de seguranças no estúdio, no entanto. Normalmente estes são edifícios sem identificação, e os fãs não prestam muita atenção. Você poderia andar dentro dele sem muito incômodo, mas não hoje.

'Quem é você?' era a pergunta na recepção.

Expliquei que era um amigo de Larry e estava lá a seu pedido. Depois de alguns minutos, Larry chegou para me buscar. Enquanto caminhávamos pelo corredor mal iluminado para a sala de controle, eu podia ver a figura alta, esbelta e pálida de Michael Jackson.

'Michael, este é um amigo meu, da Inglaterra.'

'Oh... oi!' disse Michael.

Eu era um pouco quieto, eu tenho que admitir. Não que eu já fosse um enorme fã de Michael Jackson, mas esteja ciente de que eu estava na presença de não apenas uma celebridade muito famosa e imediatamente reconhecível, mas alguém que não seria provável chocar-se dentro de um supermercado ou em qualquer outro lugar.

Ele é uma espécie de Howard Hughes musical da nossa geração, se quiser. Após nossa breve apresentação, segui Larry até a sala de controle e ainda fui apresentado ao engenheiro de som Bruce Swedien e ao produtor Quincy Jones.

Porque eu era músico e amigo de Larry, logo estaria tocando no álbum de Larry, eu ganhei uma espécie de respeito e admiração que eu realmente não merecia.Todos pensam que ele foi um pouco de gênio e um pouco de tolo, porque me assumiu como guitarrista em sua gravação.

Eles estavam trabalhando sobre o que viria a ser o álbum Bad. O som da faixa-título tocava no estúdio e era danado de impressionante.

'Parece incrível' eu disse a Quincy. 'Por isso, deve ser muito bom' foi sua resposta razoável.

Ele passou a explicar que, com um orçamento ilimitado e acesso aos melhores instrumentistas do mundo, haveria algo muito errado se parecesse com algo nada além do que impressionante.

Michael entrou sorrateiramente na sala de controle em silêncio, enquanto tocavam horns.

Ele encostou-se contra a parede de uma forma bastante imóvel. Tudo o que ele disse foi um ocasional 'Vocês são grandes!' como de fato eram. No decorrer do dia, Michael parecia breve, mas sempre tratava a todos com um grande respeito, quase deferente.

Era como ver uma criança bem comportada no temor de seus pais inteligentes. Seu comportamento mudava completamente, no entanto, quando ele saía para o corredor e brincava com um grupo de menino com idades entre 9 e 12. Ele parecia relaxado e em casa com eles e desconfortável com qualquer pessoa com idade superior a 25.

Os horns Seawind desfiaram uma série de som impressionante, incluindo os muito complicados, rápidos e quase super-humanos efeitos para Speed ​​Demon (a maior parte deste material foi deixada de fora da versão final dessa música de Michael).

Como eles trabalharam até noite adentro, a sala de controle começou a encher-se com vários membros da família e amigos que apareceram para um breve vislumbre de Michael.

A primeira reação de Jackson foi baixar as luzes. Quanto mais pessoas chegavam, mais desconfortável ele parecia se sentir. Até o final desta procissão, as luzes mal iluminavam e agora ele estava sentado em uma cadeira situada na parte de trás da sala de controle.

Você não saberia que ele estava lá. Depois, Michael sentou-se na sala de controle com todos os outros. Eu estava ali sentado, lendo uma revista técnica, quando ouvi a voz do Mickey Mouse na voz de Michael dizendo:

'Pô, eu realmente gosto de seus sapatos!!'

Eu estava usando um ridículo par de sapatos de camurça pontudos. Era 1987, depois de tudo e eu estava em Los Angeles, não era o meu território.

Tudo o que eu não conseguia acreditar era que o ser humano mais famoso no mundo estava começando um bate-papo informal comigo.

'Eu imploro seu perdão?' eu balbuciei.

'Eu disse, eu realmente gosto de seus sapatos.'

'Oh... er...  obrigado!' Eu me senti como um idiota, mas a coisa iria piorar.

'Como vocês, rapazes, chamam isso?'

Isto era mais que um comentário passageiro era uma conversa real.

'Er ... como os chamamos? Bem,  nós os chamamos de winkle pickers.'

Eles provavelmente eram chamados algo como Suede Oxford 45 de ângulo superior de couro tie-break modelo 45643, mas winkle pickers seria como o meu pai os teria chamado e foi a primeira coisa que veio na minha cabeça.

Ele estendeu a mão à boca e começou a rir sem parar. Eu estava um pouco desorientado, para ser honesto.

Estou em um estúdio top em L. A com Quincy Jones, alguns dos músicos mais talentosos do mundo e eu, em um bate-papo com Michael Jackson, ele me pergunta como eu chamo os sapatos que ele tanto admira, eu disse e agora ele está rindo adoidado.

Em um estado de pânico, de repente, eu percebi que em uma gíria infantil americana (eu sou inglês) o nome que eu usei define a genitália masculina.

Oh meus queridos... Vocês já tiveram essa experiência quando seu cérebro e sua boca, de repente, e sem razão aparente, decidem trabalhar independentemente um do outro?

Sua boca está alegremente dizendo uma coisa, enquanto seu cérebro está gritando 'Cale a boca', mas as duas coisas vieram desacopladas e não há uma maldita coisa que você pode fazer sobre isso.

Eu estava tendo um momento: 'Ah não .. er veja você... na Inglaterra ... se refere a um peixe pequeno... que você vê e hum você tem que er ... algo que se parece com um alfinete... alguma coisa e...'

Tenha em mente que todo este absurdo está sendo acompanhado pelas mãos em movimento. Inúteis  movimentos, obviamente, como eu tentando usar o meu dedo indicador para demonstrar o alfinete.

O fatídico sapato
Finalmente meu cérebro se alinhou com a minha boca e a minha língua parou. Então, Michael está rindo mais e mais - toda a sala parece estar olhando para mim com uma mistura de simpatia e descrença.

Eu finjo continuar lendo a revista e tento me convencer de que ninguém percebeu.

Minha profunda conversa com Michael Jackson. Dentro de dez segundos eu disse a palavra Winkle, não por minha real culpa, e ela passou a humilhar a minha imagem e o meu som.

Quincy Jones deve ter pensado que eu era um músico incrível neste momento, visto Larry ter me chamado. O silêncio parecia durar, pelo menos, um ano e meio.

Então, como se por magia, Michael disse:

'Onde você os conseguiu?'

'Desculpe?'

'Esses winkle pickers, onde você comprou eles?'

Você sabe, da mesma forma que eu entrei em pânico irracional e dei um tiro em meu próprio pé, eu estava determinado a reagir de forma contrária.

Esta era agora muito mais do que apenas uma conversa amigável, eu e Mike éramos companheiros agora. Estamos falando de sapatos, no momento, mas ele provavelmente vai estar buscando o meu conselho sobre todos os tipos de outros assuntos em breve.

'Oh onde foi que eu os consegui? Bem, em Londres, em uma loja, chamada Shelly. Conhece Shelly?'

'Er ... não.'

'Mas você esteve em Londres, certo? Claro que você esteve.'

'Oh sim!'

Cale-se Michael, eu estou falando. Coisa é que eu estou fora.

Só que desta vez o meu cérebro e da boca estavam nessa juntos. Estou quase no ponto de pedir a Michael onde ele fará as compras do Natal.

'Bem, eu pensei em Oxford Street. Você conhece Oxford Street*, não é?'

(* famoso e luxuoso shopping em Londres - nota do blog)

'Oxford Street, deixe-me pensar agora...'

'Sim, você se lembra, quando você vai para aquela grande loja de brinquedos. Qual é o nome? Hamleys!'

'Ah, sim, Hamleys, certo.'

'Bem, isso é em Regent Street, daí Oxford Street é só virar a esquina.'

Todos na sala de controle já pararam o que estavam fazendo e começaram a ouvir. Talvez eles simplesmente sentissem que, muito em breve, eu estaria prestes a dizer algo incrivelmente estúpido.

Jakko Jakszyk
Se foi assim, não precisaram esperar muito:

'Ah, sim, você vai adorar e eles têm um monte de estilos diferentes! Não só isso, Michael, mas eles são realmente baratos!!'

(Oh Meu Deus...)

Jakko Jakszyk (guitarrista inglês, cantor, compositor e produtor)

Fonte: http://mjfa.forumotion.com