Páginas Extras

Livros Traduzidos

Sobre este blog

24 julho 2012

Depoimento de Małgorzata Jaskłowska (03)

Polônia 1997 - ¨Quando um amigo me ligou no domingo, perguntando se eu tinha ouvido sobre a visita de Michael Jackson em Varsóvia, eu pensei comigo mesma: é brincadeira de 01 de abril ou o quê. Mas sim, rádio e jornais na segunda-feira confirmaram a sensação de inesperado: Michael estava chegando a negócios.

O presidente de Varsóvia M.Swiecicki conversou com Michael duas vezes - um dia após o concerto de Michael em Varsóvia, no ano passado e, em seguida, em Paris - e convidou Michael para Varsóvia. Michael está planejando construir parque temático em Varsóvia e comprar um castelo para sua residência europeia.

Felizmente o meu chefe me deixou sair do trabalho e na terça-feira ao meio-dia, corri para o hotel Mariott. Desta vez eu estava equipada com rádio walkman e eu consegui pegar a estação de rádio que acompanhava Michael.

Mariott já estava cercado por jovens. Não tantos como no outono passado, mas era só o começo. Encontrei alguns amigos, mas eu não sabia o que fazer. O rádio relatava sobre a espera no aeroporto.

Havia crianças de escolas primárias, grupo de dança e, claro, políticos locais liderados pelo presidente Swiecicki. A chegada de Michael foi planejada para as 11h30, assim as crianças no aeroporto foram ficando entediadas.

Eu decidi acreditar nos papéis que diziam que Michael estava indo de helicóptero diretamente para o palácio de Wilanow e entrei no ônibus, ouvindo, no meu caminho, o relatório sobre a chegada de Michael as 13:17.

Um grupo de dança em trajes tradicionais apresentou a dança tradicional polonesa na frente de Michael, que foi recebido com flores pelas crianças, políticos de Varsóvia e seu presidente. De repente, alguns fãs correram para Michael, desencadeando o caos.

As crianças também correram para Michael. Ninguém sabe se as crianças correram ou se foi a chuva repentina que fez Michael se apressar para o helicóptero. Correndo, Michael perdeu seu chapéu, que foi soprado pelo vento.

Ele ficou seguro em seu helicóptero, que o levou a Wilanów. Quando meu ônibus chegou ao palácio real Wilanów  (no subúrbio de Varsóvia) eu vi o pouso de helicóptero. Saltei do ônibus e corri lá para ver Michael pela primeira vez.

Ele estava vestido com uniforme preto enfeitado de ouro. Desta vez, ele usava máscara e óculos escuros. Um carro o levou para o palácio, onde permaneceu cerca de 20 min. O clima foi ficando pior e pior. A chuva e o vento não permitiram que Michael fosse ver o maravilhoso parque em Wilanów. Ele logo entrou no carro e saiu.

Sentada no ônibus que lutava contra o terrível engarrafamento, estava na dúvida, se eu deveria ir para a Escola Secundária nomeada pelo rei Batory ou ao parque Lazienki . Erro. Quando cheguei à Batory só vi o carro de Michael sair.

Não faço ideia do que aconteceu em Batory. O rádio relatava o desapontamento dos alunos, esperavam que Michael fosse falar com eles, mas ele só lhes acenou da varanda. O s exames escolares que estavam sendo realizados naquele momento, não deixaram muitas crianças ver Michael. Ele foi, então, cercado por caçadores de autógrafos, e teve que fugir.

O carro de Michael seguiu para Lazienki - o palácio real cercado por belos jardins. Ele assistiu ao filme sobre Varsóvia. O palácio não estava muito bem preparado para a visita porque, de repente, um atendente saiu correndo, gritando: '' O álbum sobre Lazienki em Inglês, depressa! '

Michael fez amizade com o diretor do palácio Lazienki, que então falava muito calorosamente sobre Michael.

Ao mesmo tempo, eu estava correndo pelas ruas, pensando em como chegar ao hotel Bristol (que Michael estava considerando em comprar) e evitar o congestionamento dos carros. Eu conhecia o itinerário de Michael a partir do rádio e por ouvir os rádios da polícia. Quando cheguei ao hotel, o carro do Michael passou por mim.

Então, ele saiu do hotel para visitar o Palácio Real na Cidade Antiga. Eu quase chorei à espera de um ônibus. O Palácio Real é um pouco mais de 1 ponto de ônibus a partir de Bristol, mas eu não tinha forças para correr até lá.

A cena em frente ao Palácio Real: a polícia, o carro da estação de rádio, mas onde estaria o carro de Michael??

Coisa estúpida uma graduada em História como eu, dizer que nunca visitei o Palácio Real em Varsóvia. Aparentemente, existe um pátio interior em forma quadrada, em construção. De repente, o portão se abre e o carro de Michael parte para o centro. Encontrei com amigos e nós adivinhamos que Michael deveria ir ao Marriott agora.

Ao mesmo tempo, porém Michael visitou brevemente a loja de brinquedos Kidiland.

Nós saltamos do ônibus na frente do Marriott só para ver que o carro estava passando pelo hotel. Por um momento olhávamos impotentes para o carro de Michael, preso no congestionamento de tráfego. Por trás das janelas escuras, Michael observava as pessoas.  O amor por Michael encorajou meus amigos a pular no meio da rua, entre os carros, o que eu não tive coragem de fazer.

Milagrosamente, eles chegaram ao carro de Michael. O motorista lhes pediu que saíssem, mas Michael abriu a janela, tirou fotografias com crianças. Neste momento inesquecível, eles nem pensaram em pedir autógrafos.Eles apenas seguraram suas mãos, olhando em seus lindos olhos lindos, até que abrisse o sinal verde do semáforo.

Nós tomamos outro ônibus para o orfanato na rua Tarczynska. O pequeno portão externo estava tomado por crianças das casas próximas. Michael chegou ao portão dando autógrafos, mas eu não consegui atravessar a multidão enlouquecida.

Às 19h15 os fãs, em pé durante todo o dia no Marriott, foram recompensados. Michael foi ao longo das barreiras, dando autógrafos. Ele até dançou com o seu sósia.

Meus amigos e eu decidimos tentar chegar a Michael para lhe entregar nossos presentes. Primeiro, simplesmente chegamos na entrada do hotel e explicamos ao segurança que nós estávamos procurando o café do hotel.

Pegamos sua informação sobre os preços no café do Mariott e lhe asseguramos que não estávamos interessados ​​em ver Michael. De alguma forma, encontramos a escada de emergência. Mas subindo ao andar 41, encontramos a segurança, que nos escoltou de volta às escadas.

Ao mesmo tempo, outros membros do nosso grupo de fãs tiveram mais sorte. Eles conseguiram entrar no átrio do Marriott e se esconderam no banheiro ou no restaurante - sobreviveram ali até Michael sair para a festa. Eles puderam ver Michael ouvindo a banda do hotel tocando sua música. Eles puderam lhe entregar os presentes, ganhar autógrafos e tirar fotos com Michael.

Às 9hs Michael deveria estar na festa em sua homenagem, em um dos palacetes em Lazienki, mas meia hora passada das 9, seu carro ainda estava na frente do hotel e nenhum sinal de Michael. O cansaço e a chuva pesada nos fez ir embora.

Sorridente e relaxado, Michael entrou na festa com 45 min de atraso. Ele sentou-se perto do presidente Swiecicki e ouviu o concerto de Chopin. Michael pegou um menino no colo e assentiu com a cabeça para a música.

Mas, segundo a imprensa, depois de algum tempo, Michael começou a olhar ao redor. Após o concerto, Michael recebeu as chaves da cidade pelo presidente de Varsóvia. Ele disse: 'Michael foi embora cedo.'

28.05.97

Michael saiu do hotel Mariott 9:30 a.m., vestindo uma roupa igual como na festa de aniversário de Liz Taylor. Ele apenas acenou para os fãs e saiu. Alguns atendentes do Mariott nos disseram que Michael não voltaria, então corremos para o Palácio Presidencial, onde Michael deveria se encontrar com a mulher do presidente.

Nada!! Junto ao carro de Michael, apenas grupos de fãs. O policial nos disse que Michael realmente estava no palácio, mas veio pela parte de trás. Então não haveria maneira de ver o nosso ídolo lá. Intrigados com o  que faríamos a seguir, notamos o gerente da loja Kidiland na porta do hotel Bristol. Era o sinal.

Perguntei a um guarda da cidade e ele nos informou que Michael estaria ar lá, a qualquer momento. Esperar valeu a pena e logo Michael entrou no hotel, protegido por policiais. Saindo do hotel, Michael parou para dar alguns autógrafos, infelizmente do lado oposto onde eu estava.

De acordo com os rádios da polícia, Michael deveria ir à prefeitura e, em seguida, ao Children Hospital, na rua Litewska. Na prefeitura, só pudemos ver o carro de Michael no pátio. Michael estava assinando uma carta de intenções sobre a construção de um Parque Temático, no subúrbio de Varsóvia. Claro que todo mundo queria seu autógrafo, tanto que duas senhoras entraram em batalha por isso.

Quando chegamos ao hospital, a porta já estava cercada por fãs e transeuntes que enfrentaram a chuva pesada para ver Michael sair.

Michael deixou Varsóvia saudado por bombeiros em trajes de desfile. Michael gostou da roupa, tanto que ele pediu dois deles para si mesmo. De acordo com documentos, os fãs não foram autorizados a cumprimentar Michael no aeroporto Wroc3aw. Michael foi levado de helicóptero para o mosteiro Lubia.

Tenho a impressão de que Michael era um homem diferente neste momento. Ele estava sorrindo, relaxado e amigável. Até agora, quando os relatórios diziam 'relaxado', Michael não parecia relaxado em tudo para mim. Mas agora ele estava tão diferente - como um homem feliz curtindo a vida. O pequeno Prince mudou tanto seu pai! Desejo-lhe mais irmãos e irmãs para fazer seu pai ainda mais feliz.¨