Depoimento de Enzo Arzenton

Michael com Enzo Arzenton e sua esposa Laura, durante
um concerto em Monza (Milão) em 06 de Julho de 1992

''As minhas esculturas da Disney são colecionáveis, eu as estava fazendo em edição limitada. Uma coleção de grande valor. Mais tarde, descobri que Michael Jackson também estava entre os colecionadores.''

Em 1989 havia chegado uma carta na casa do escultor Enzo Arzenton. Alguém da equipe de Michael escreveu contando que o cantor tinha toda a sua coleção, e que ele gostaria de lhe pedir um favor. Foi essa mesma pessoa que conseguiu localizar o endereço de Enzo para Michael.

''Oito meses depois da carta, Michael telefonou através de um intérprete e me disse que gostaria de encomendar uma escultura em porcelana, inspirada no vídeo Thriller. Eles me enviaram as fotos e eu imediatamente comecei a trabalhar. Eu mandei para ele, no verão de 1991, e ele escreveu para mim:
''Todos os meus sonhos e os meus desejos foram realizados, a peça é magnífica e eu a amo.''

Thriller

Após a conclusão, Michael lhe enviou uma carta de agradecimento e um pedido de uma segunda peça.

Um ano depois, eles se conheceram em Monza (província de Milão, na Itália). Michael enviou ao escultor e à sua esposa convites e passagens, mas quando ele apareceram no Hotel Savoy, em Milão, os seguranças não os deixaram entrar.

''Foi o próprio Michael quem confirmou que éramos os seus convidados. Uma vez nos bastidores, fomos os primeiros a quem ele chamou para vê-lo e tirar a fotografia. Michael era uma pessoa doce, quando nos encontramos estávamos no sétimo céu.. ele me apontava e dizia: ''Número Um, Enzo!'' e eu disse: 'Número Um, Michael!!". Ele tinha o olhar de uma criança, e também um bom humor, uma gentileza e educação que fascinaram a minha esposa.''

No final, a escultura nunca foi comercializada, devido ao custo elevado. No total, seis peças foram feitas.Três ficaram com Michael, a quarta está com o escultor, as outras duas estão com colecionadores.

O vídeo