Depoimento de David Winters


''Eu encontrei Michael Jackson pela primeira vez em um domingo, em 11 de Março de 1981. Diana Ross nos apresentou quando ele apareceu no especial de TV que Diana tinha - ela também me pediu para trabalhar com ela.

Na época, eu estava fazendo todos os estágios do programa. Michael Jackson era um dos convidados e quando ele apareceu para os ensaios, Diana me apresentou a ele.

A primeira coisa que ele me disse, antes mesmo de dizer ''Olá'' foi: ''Eu te conheço.''

''Eu acho que não, Michael", eu disse.

Ele disse: "Eu vejo você quase toda semana, você sabe... West Side Story'' e ele estalou os dedos e fez um pequeno passo e sorriu. Eu compreendi. A partir desse momento, não havia nada a explicar um para o outro, nós estávamos na mesma sintonia.

Ele me disse: "É o meu filme favorito dos seus.''

Eu falei: ''A-rab'' e ele riu: ''Eu tenho um monte de perguntas que eu gostaria de lhe perguntar sobre isso."

Michael, Diana e Quincy no especial de TV
onde David e Michael se conheceram
Michael era muito educado e respeitoso e ele mesmo parecia um pouco tímido e retraído. Ele era extremamente gentil e eu certamente amava seu trabalho. A-rab foi o papel que eu desempenhei no filme West Side Story.

Na verdade, eu vi muito de West Side Story em seus movimentos e, certamente, o vídeo para a canção Beat It foi uma completa inspiração em West Side Story, até mesmo a briga de faca. Eu também reconheço um monte de Bob Fosse e Fred Astaire em sua dança.

Isso não tira em nada o talento de Michael. Obviamente, ele não roubou o moonwalk de qualquer um deles. Mas você sabe que não pode deixar de ser influenciado pelos grandes. Mesmo se você for grande em si mesmo. E ele certamente foi!

Michael era engraçado e tinha um milhão de perguntas sobre o filme. Na verdade, cada vez que eu o via, desde então, ele sempre me fazia perguntas sobre West Side Story. Eu sei que secretamente ele teria gostado de ter estado nele. Na verdade, ele sussurrou para mim, uma vez.

David em West Side Story. O filme, ambientado na década de 1950,
é uma adaptação livre de Romeu e Julieta de William Shakespeare.
A próxima vez que eu vi Michael foi quando ele e Diana me convidaram para assistir a gravação do especial de TV dos 25 anos da Motown. Os dois estavam indo para participar e por isso, levei Simone Overman, minha namorada na época, e fomos para a gravação.

Durante uma parte do show, enquanto Michael estava no palco, ele me reconheceu na plateia e Simone ficou todo animada sobre isso. Ele acenou para mim e sorriu, claro que sorri de volta.

Eu nunca vou esquecer o desempenho, porque foi a primeira vez que Michael fez o moonwalk para uma audiência mundial. Mesmo Berry Gordy, o dono e criador da Motown Records, ficou surpreso. Todo mundo ficou chocado e, naquela noite, um novo Michael Jackson nasceu. Ele era inacreditável.

Mais tarde, ele me disse que fez isso por Berry. Ele disse que se não fosse por Berry, ele não estaria onde ele estava, naquele momento. Michael era um homem que nunca esqueceu de onde veio e sempre apreciou o que outros fizeram por ele, e nunca falava muito sobre o que ele fazia pelos outros.

Em 1995 deixei a América para viver em outros países. Reino Unido e Tailândia são dois lugares que eu passei um monte de tempo. Mas todos os anos, eu também gasto muito do meu tempo viajando entre a França, Itália, Hong Kong, Romênia, Singapura, Rússia e outros, indo a todos os mercados de cinema e festivais.

Bem, eu estava em Londres por um tempo curto, quando eu conheci uma moça deslumbrante da Rússia, Irina. Durante este tempo eu estava trabalhando em um negócio para filmar um piloto para uma série de TV - Star School - em Bucareste, na Romênia, por isso convidei Irina para me acompanhar lá.

Não muito tempo depois, chegamos em Bucareste, onde eu conheci um cara que era dono de uma estação de TV e foi o promotor da turnê de Michael Jackson. Ficamos conversando e eu disse a ele que eu tinha trabalhado com Michael antes.

Ele falou de mim para Michael e depois voltou e me disse que Michael queria me ver imediatamente e estava convidando a mim e a Irina para acompanhá-lo ao show, e ele me deu alguns ingressos VIP e me disse que poderíamos nos sentar no meio do estádio, próximos à seção especial de som e luzes.

O estádio recebeu mais de 100 mil pessoas e, naquela noite, fomos com Michael em uma limusine. Na verdade, fazia parte de um enorme comboio de limusines que era guardado por centenas de soldados do exército.

Michael amava uniformes e adorava a sensação de ser um dignitário. Ele estava muito animado com toda a pompa e circunstância que cercavam suas aparições por lá. Quando chegamos, havia literalmente mais centenas de militares nos cercando.

Por primeiro, fomos servidos com alimentos e bebidas e, em seguida, quando chegou a hora para a entrada de Michael, ele se despediu de mim, e eu e Irina foram levados para fora no meio do estádio, para uma área que também estava muito protegida por vários soldados. munidos de todos os seus equipamentos. Quase uma espécie de mistura entre um soldado e um policial anti-motim.

Estávamos como em um pequeno oásis neste estádio enorme e havia um anel dessas forças especiais dos homens da polícia e do exército que nos rodeavam o tempo todo. Foi meio surreal.

Foi um show incrível e Irina estava no céu, enquanto observava Michael executar, sendo que, há pouco, estava com ele na limusine. Ele foi incrível e ele definitivamente é um dos grandes artistas de todos os tempos que eu já vi, ao vivo.

No total, assistimos cerca de quatro ou cinco de seus shows naquela semana. Todos esgotados, e um melhor do que o outro. Michael trabalhava tão duro para agradar seus fãs. Ele dava tudo de si.

E.. cara.. eles AMAVAM Michael. A única vez em que eu já tinha visto esse tipo de adulação, foi quando eu fiz quatro filmes com Elvis.

Depois do show, uma das pessoas de Michael veio até mim e me disse que Michael queria falar comigo em sua suíte de hotel, sozinho. Pobre Irina, ela queria ver Michael novamente apenas para lhe dizer o quanto ela amou os seus shows.

Eu também queria falar com Michael sobre um projeto de filme musical ao qual eu chamei de Nicholas Jingle. É a história de como surgiu o Papai Noel. Eu queria Michael para interpretar Oliver J. Twinkleberry, um elfo e o espírito de Natal no filme.

Assim, com Irina e Michael Badica esperando no café do hotel, fui levado até a suíte de Michael.

Obviamente, todos nós estávamos cientes das acusações que estavam sendo feitas contra Michael, mas eu nunca pensei muito sobre isso, porque eu sei que Roman Polanski foi criada com uma jovem, eu tinha meus próprios problemas com a lei e eu sei de muitos outros casos em que pessoas inocentes foram erroneamente acusadas. Ela já destruiu algumas carreiras e arruinou muitas vidas. Sem contar a frustração e humilhação que alguns atores ainda têm carregado em suas próprias vidas.

Eu estava sendo levado para a suíte presidencial de Michael, quando um menino passa por mim. Devo dizer que, por uma fração de segundo, eu mesmo pensei "Meu Deus, é verdade?", então, quando nos voltamos para a sala de estar, há uma menina brincando no canto.

Eu queria saber exatamente o que estava acontecendo aqui e, antes que eu me desse conta, estava sendo apresentado à mãe das crianças, que estava no sofá na sala de estar. Em seguida, conheci o seu marido. Eu já tinha visto ele filmando em vídeo os shows, várias vezes.

Eles tinham acabado de chegar para se despedir de Michael, quando estavam saindo de manhã. Isso mostra o quão rápido você pode tirar uma conclusão errada. Mesmo eu, que nunca acreditei no que a imprensa dizia sobre Michael. Eu me senti muito estúpido. Mas eu nunca contei a ninguém.

Só então Michael saiu e disse: "Por que não nos sentamos na sala de jantar?" Eu disse a ele que seu show foi fabuloso e trocamos gentilezas. Eu disse a ele que eu já estava muito amigável com seu pai Joe, e que sua mãe Katherine, que era muito doce, tinha me preparado o jantar uma noite em sua casa no vale em Los Angeles.

Ele então começou com mais perguntas a respeito de West Side Story. Enquanto me fazia uma de suas perguntas, ele colocou um daqueles óculos malucos, aquele tipo engraçado para fazer você rir. Ficamos ali por cerca de quarenta e cinco minutos conversando e indiferente a qualquer outra pessoa na sala.

O promotor também estava na sala com a gente, mas Michael nunca disse uma palavra a ele. Foi fantástico. Foi a primeira vez que eu tive uma longa conversa com ele, e eu percebi o quão bem ele conhecia West Side Story.

Também falei sobre o meu filme e ele disse que estava muito interessado nele. Ele me disse para levar o roteiro, ao qual ele responderia muito rapidamente. Meu coração estava batendo muito rápido com a perspectiva de ter Michael no filme.

Nós dissemos boa noite um para o outro e eu o deixei me sentindo muito feliz pessoalmente, e profissionalmente muito satisfeito sobre o nosso tempo juntos.

Meu amigo, o promotor, desceu no elevador comigo e estava atordoado. Ele me disse que desde que conhecia Michael, nunca tinha visto ele falar com alguém por tanto tempo e estar tão animado. Na verdade, ele disse que Michael raramente falava com alguém.

Eu me senti verdadeiramente honrado por Michael ter me convidado para vir vê-lo novamente, no dia seguinte. Enquanto Irina e eu voltávamos para o nosso hotel, tudo que eu conseguia pensar era sobre quão belo e doce ser humano era Michael, assim como um dos maiores artistas do mundo! Dessa forma, ele me lembrei do meu outro amigo, Sammy Davis Jr.

Quando Michael partiu para Amsterdam com seu show, eu decidi ir e levar alguns amigos comigo. Meu amigo Skye (ex-dublê), Ciro Orsini (proprietário de um restaurante), Garry Stretch (ator e ex-campeão mundial de boxe) todos vieram juntos. Fomos em dois carros, porque era um percurso fácil. Nós encontramos meus amigos Arthur Lodder e George quando chegamos lá.

Em qualquer lugar que Michael aparecesse, era venda certa, e em Amsterdã, os ingressos se esgotaram em quarenta e cinco minutos para todos os seis shows. Ele era realmente um fenômeno.

Tarde daquela noite, Skye e eu fomos ao hotel, onde centenas de jovens gritavam, esperando por Michael. Eles gritaram ainda mais alto quando eu cheguei com o meu Rolls Royce cor creme com a placa Muvies. Todos eles tentaram olhar na parte de trás, pensando que eu fosse Michael entrando escondido no hotel.

A segurança nos deixou passar e recolheu todos os nossos ingressos, e assim como nós estávamos prestes a ir, Michael entrou pela porta da frente do hotel. Era uma loucura lá fora. Luzes piscando em todos os lugares, os fãs gritando ainda mais alto do que antes e todos os assessores tentando apressar Michael através da entrada até a sua suite.

Michael me vê e pára. "Oi David", diz ele em um tom abafado, agora estou acostumado. Ele era quase inaudível acima do barulho dos fãs.

"Oi Michael", eu disse em retorno, "este é meu amigo Skye.''

Ele disse: "Acabei de chegar do hospital, onde eu visitei muitas crianças doentes."

Eu disse: "Você deve estar exausto, vá descansar e vamos vê-lo nos bastidores ou aqui, amanhã."

Ele acenou com a cabeça em agradecimento e foi levado para o elevador por sua comitiva. Eu me virei e o assisti desaparecer.

Eu pensei o quanto ele era generoso. Ele tinha acabado de chegar na cidade e, antes mesmo de chegar ao hotel, ele foi imediatamente para o hospital, para visitar as crianças gravemente doentes na enfermaria de câncer. Ele amava a sério as crianças. E eu amei a criança em Michael!

Na verdade, eu o acompanhei em uma dessas viagens. Ele iria incansavelmente de hospital para hospital atender a essas crianças apenas para iluminar suas vidas. Quando terminava a visita, ele perguntava para as enfermeiras e aos médicos o que era necessário no hospital em termos de equipamentos para as crianças. Uma vez que lhe fosse dito, ele fazia uma doação anônima para o hospital.

Eu também sei do fato que ele deu dezenas de milhões de dólares para instituições de caridade para crianças, de forma anônima.

Por que os jornais não escrevem sobre essas coisas? A bondade em dispor de seu tempo para fazer e seu desinteresse em seu amor por todas as crianças do planeta. Esta é uma pessoa muito generosa, em todos os sentidos.

Lembrei-me também que, da mesma forma, Frank Sinatra deu dezenas de milhões para instituições de caridade, também de forma anônima. No entanto, ninguém jamais escreveu acerca de Frank, também. De uma forma engraçada, por um momento, pareciam o mesmo para mim, Michael e Frank. Ambos eram estrelas cantando desde criança e ambos tornaram-se ícones.

E a única visão que eles recebiam da imprensa era negativa, e ainda ambas eram pessoas tão boas. Ambos foram incompreendidos e ambos foram perseguidos pela imprensa. E foram maiores que a vida.

Bem, era a hora do show e ficou combinado que Kenny Ortega, que era diretor de Michael neste show e um bom amigo meu, me levariam junto ao estádio. Kenny fez um enorme sucesso como diretor do filme High School Music da Disney.

Todos os meus amigos apertados em meu carro e lá fomos nós para ver Michael. Ter um passe VIP me facilitava muito chegar ao camarim onde os caminhões tinham descarregado os cenários, adereços e figurinos de Michael.

O show de Michael viajava com 250 pessoas. Levava quatro dos maiores aviões do mundo da Rússia e vários caminhões para mover o show de cidade para cidade. Eu estacionei e fomos para a área de recepção, para conseguir algumas bebidas e alimentos.

Voltamos para o camarim de Michael, onde ele recebia as crianças mais doentes antes do show. De certa forma, toda a sua vida foi dedicada às crianças doentes. Essas crianças adoravam Michael e durante o show, em um dos seus números, cerca de quarenta delas subiam no palco e uma menina entregava uma flor a um soldado que está saindo de um tanque.


É um momento muito emocionante. E sim, ele viajava com o tanque! Ele era transportado em um daqueles enormes aviões de carga russos, de país em país.

Todos os meus amigos conseguiram conhecer Michael e ficamos muito satisfeitos. Skye e eu fomos ver todos os shows dessa semana. Meu amigo Arthur era proprietário - juntamente com George - de uma discoteca fabulosa em Amsterdam, Heaven for Sinners, então todos nós fomos para lá depois do show.

Um grupo de dançarinos do show de Michael se juntou a nós e meio que assumimos o lugar e dançamos a noite toda. Fizemos a mesma coisa em alguns outros clubes durante essa semana. Era festa! festa! festa! e foi muito divertido.

Um dia, enquanto eu estava esperando por Michael no saguão do hotel, um grupo de fãs veio e falou comigo. Eles tinham me visto falando com Michael e queriam minha cabeça. Esses jovens o seguiam pelo mundo inteiro. Eles vinham da Alemanha, Estados Unidos, África do Sul, de todos os lugares. Se eles podiam pagar, eles seguiam sua turnê, mesmo para o Havaí e no Extremo Oriente.

Algumas das meninas sonhavam em se casar com ele e elas eram todas muito simpáticas umas com as outras, tentando descobrir onde ele estaria todos os dias e, em seguida, elas estavam lá, apenas esperando para pegar um vislumbre dele.

Ele conhecia a todos e eles estavam autorizados a se aproximar dele, como em seu saguão e eles só esperavam e esperavam o dia todo, a noite toda, e a cada dia e noite pelo seu herói.

Um casal vinha me chamando desde então, e me pedia informações sobre o paradeiro de Michael, e eu tentei explicar para eles que eu tenho a minha própria vida e eu não gastava todo o meu tempo descobrindo onde ele poderia estar, o que parecia difícil para eles entenderem.

Depois, há um outro grupo que esperava do lado de fora do hotel, a noite toda esperando que ele aparecesse na sua janela, por um segundo. Às vezes, Michael enviava alimentos e sopa ou bebidas para esses jovens. Ele era muito atencioso, desta forma, e realmente apreciava seus fãs.

Outro dia, eu estava esperando para vê-lo e um dos assistentes trouxe um recado de Michael, dizendo que ele sentia não ser capaz de me ver, porque alguns médicos tinham pegado o voo e eles estavam lhe dando ''tiros em seu rosto''. Eu não sei se ouvi corretamente, mas soou um pouco estranho para mim.

Durante essa semana, Michael dedicava a maior parte do dia para visitar as crianças em hospitais e orfanatos e, em seguida, à noite ele fazia o show. Ele gastava uma enorme quantidade de energia em seus shows e eu não sei como ele fazia isso.


Mas eu posso te dizer com certeza, que este homem era verdadeiramente dedicado a ajudar as crianças em todo o mundo. E eu me sinto honrado de tê-lo conhecido, e também por ter trabalhado com ele.

Ele será lembrado para sempre, assim como sua música vai viver assim adiante. Michael, meu doce e querido amigo, descanse, e eu espero que você esteja finalmente em paz. Você foi e ainda é O MAIOR!!''

David Winters (datado em 26 de Junho de 2009)

*David é inglês naturalizado americano, dançarino, coreógrafo, produtor, diretor, roteirista e ator. Participou, dirigiu e produziu mais de 400 séries de televisão, especiais de televisão e filmes. Destes, dirigiu, produziu e distribuiu mais de 50 filmes.

Fonte: http://www.davidwinters.net/monthlyfeature.htm