"Será que a humanidade alguma vez irá visitar a Mídia''


Um artigo da jornalista Deborah B. Pryor

''Se o documentário Living With Michael Jackson é qualquer indicação do que o jornalismo se tornou, nós estamos em apuros. Eu tenho que saber que o resultado final é a obsessão da mídia para destruir o caráter de Michael Jackson.

Embora possamos certamente reconhecer as excentricidades e até mesmo a ingenuidade de alguém como Michael Jackson, essas características em si não são crimes. Devemos ter cuidado para não usá-las como um somatório de sua pessoa, ou como um meio para prejudicar a sua longa carreira como artista e humanitário. Se o jornalismo fosse verdadeiramente imparcial, este não seria o caso.

No documentário de Martin Bashir - Living With Michael Jackson - faltou integridade. Na opinião desta escritora, ele deve ser lembrado como nada mais do que um exercício de como ganhar a confiança de alguém, em seguida, manipular a ela para contar a história que tinha escrito antes mesmo de encontrar o homem ou a pôr os pés em sua propriedade.

Aparentemente, a necessidade de excelência jornalística deixou o prédio; deixando para trás em seu lugar apenas dois pré-requisitos para obter a sua história: o quão baixo você pode ir e quanto eles estão dispostos a pagar. Claramente, Bashir cumpriu o primeiro requisito; e com várias transmissões de seu documentário a seu crédito, ABC e VH1, o segundo.

Por todas as contas, eu diria que as tentativas para castrar Michael Jackson estão mantendo um monte de pessoas no mundo dos negócios. A parte triste é que este documentário de estilo tabloide tornou-se mais prevalente ao longo dos anos. É uma vergonha que tudo o que a mídia escolhe agarrar de uma carreira tão ilustre, de longa data, é material sobre cirurgia plástica e alegações infundadas de abuso infantil. É evidente que a obsessão e subsequente regurgitação deste tipo de material parcial encoraja a desumanização.

É um estilo de comportamento que está se tornando cada vez mais aceitável, e celebridades - Jackson, em particular - são vistas não como pessoas, mas como objetos. Mesmo os chamados jornalistas "sérios" se inclinaram para novos níveis; fazendo perguntas descaradas, como Diane Sawyer fez há alguns anos atrás em sua entrevista com Jackson e sua ex-mulher Lisa Marie Presley: "Passei a maior parte da minha vida sendo uma jornalista "séria'', mas... vocês têm relações sexuais?"

Com licença? Esta linha de questionamento é mais do que intrusiva, ela não tem qualquer associação com civilidade! No entanto, estas questões ridículas são ''aceitáveis'' para Jackson. Nenhuma outra celebridade teve sua dignidade testada desta maneira. O tipo de programação reiterada pelo documentário de Bashir tem contribuído para a percepção do público mais exigente dos meios de comunicação como uma piada em crescimento.

Como jornalista com uma oportunidade única, não poderia Bashir tê-lo usado melhor ... mais inteligente? Talvez, considerando o poder da mídia e a crise atual do país, o foco nas viagens de Jackson pelo mundo inteiro ao longo dos últimos oito meses; as reuniões que ele possa ter tido com dignitários em um esforço para iniciar paz. Celebridades estão fazendo tais coisas importantes hoje, além de seu ofício. Basta olhar para Bono, do U2, o ator Chris Tucker, e Jermaine Jackson. Não foi possível para Bashir explorar como esse ícone usa o poder da sua celebridade e riqueza como um veículo para mudar o estado do mundo? Agora é a hora e o público precisa ouvir essas coisas.

Com o amanhecer de um novo século, e o estado inegável da nossa sociedade de despertar espiritual, mais do que nunca, nós estamos aprendendo a não julgar. É insultando que o julgamento se torna a ferramenta exata usada continuamente pelos meios de comunicação para perpetuar o preconceito; e, neste caso, através de Jackson. Porque existe uma tal falta de equilíbrio onde ele está em causa, isso se torna muito mais perceptível para os olhos mais exigentes.

A decisão de Bashir para explorar o relacionamento [com seus amigos] como algo mais do que genuíno me enoja. Eu não estou na folha de pagamento de Michael Jackson; e como jornalista, eu não tenho medo na escolha de não ser uma parte do voto popular. Meu interesse, francamente, reside unicamente no fato de eu ter visto o drama exibido uma e outra vez. Nos meios de comunicação, como na sociedade, nós trabalhamos para criar estes números maiores do que a vida e, em seguida, parecemos se deleitar com o desmantelamento da nossa própria criação. É um ciclo muito doente.

Se a humanidade decidir fazer uma visita aos meios de comunicação, eu espero que ela considere permanecer um tempo. Eu espero que ela ''puxe uma cadeira'' e tenha uma conversa sobre como nós podemos implementar a ela [a humanidade] em nosso trabalho sem a ameaça de nossas histórias que têm menos substância.

Eu espero que ela nos mostre como devolver o respeito aos meios de comunicação; para que nós possamos respeitar o público suficientemente para confiar que ele irá chegar a suas próprias conclusões, com base na apresentação do material imparcial. Se a humanidade decidir fazer uma visita aos meios de comunicação, eu espero que ela tenha a oportunidade de obter uma entrevista de duas horas... na televisão... em horário nobre.''

Trechos selecionados e extraídos do artigo "Será que a humanidade alguma vez irá visitar a Mídia - uma jornalista fala sobre as tentativas para castrar Michael Jackson'' da jornalista Deborah B. Pryor e publicado em 07 de março de 2003.

Nota do blog
: Observem que esta jornalista teve a integridade de escrever o artigo ainda dois anos antes de Michael receber o veredicto de sua inocência.

Posteriormente, em 25 de Junho de 2014, Deborah declarou:

''Em 2003, escrevi um editorial intitulado "Será que a humanidade alguma vez irá visitar a mídia - uma jornalista fala sobre as tentativas para castrar Michael Jackson".

''[...] Eu sabia que como jornalista era algo arriscado de se fazer; repreender a própria mídia - da qual eu sou membro - para defender alguém que não é qualquer um, mas Michael Jackson, quando não era popular fazer isso. Eu não dei a mínima e teria feito de qualquer maneira.

Eu me lembro de estar nervosa quando eu enviei o artigo para uma porção de colegas para ver o que eles pensavam, e algumas publicações, incluindo o Los Angeles Times. E alguns dias depois [...] a mulher do outro lado do telefone no L.A. Times disse, em um tom desagradável, "Nós não iríamos imprimir algo como isso''; Felizmente,EURweb de Lee Bailey se sentia diferente, e sem sequer responder ao meu e-mail, publicou o artigo.''

[...] Eu me recordo de um estudante na Austrália que disse que seu professor tinha dedicado toda uma classe para falar sobre o artigo.

[...] Embora eu nunca tenha conhecido Michael pessoalmente, nem mesmo falei com ele ao telefone, eu me considero entre as pessoas mais sortudas. Por causa da ligação de minha família com ele - ele, pessoalmente, nos convidou para celebrar dois aniversários em seu lar em Encino [onde eu joguei scrabble com a senhora Jackson] e em Neverland; onde nós assistimos filmes, comemos pipoca e todos os doces que se poderia desejar.

Katherine Jackson com Deborah B. Pryor em Encino, California
Eu me lembro até de um membro da equipe em Neverland levar meu pequeno Volkswagen Cabriolet, no momento, "através da lagoa", de forma efetiva até a Estação 76 que ficava na propriedade e encher meu tanque GRÁTIS.

Neste dia, em 25 de junho de 2014, eu mostro publicamente o meu amor, respeito e gratidão a Michael J. Jackson, por se doar totalmente à sua arte, apesar dos sacrifícios.''

Fonte: https://vallieegirl67.com