Depoimento de Bai Shuying


“As atuações de Michael me dão força, me ajudam nas minhas dificuldades e me levam de volta à felicidade que eu sentia antes de minha vida se tornar ruim. No início de 1990, me divorciei e desenvolvi tuberculose em meus rins [...] Eu logo me retirei da sociedade.

Em 1991, a conselho de meus parentes, cheguei a Pequim para receber melhor tratamento e encontrar um lugar melhor para morar. […]. Eu não conseguia andar e, muitas vezes, cuspia sangue e achava que tinha pouco tempo de vida. Nos meus primeiros anos na cidade, eu estava sempre reclamando da minha vida e nutrindo rancor contra o meu ex-marido.

Um dia, em 1997, entrei em uma loja e vi um homem cantando e dançando em uma tela de vídeo. A fabulosa dança do homem me fascinou e fiquei na frente da tela por um longo tempo. Eu não sabia quem era o homem e perguntei a uma vendedora. Ela me disse que era Michael Jackson.

Eu paguei imediatamente 42,5 yuan, quase 1/6 do meu salário mensal na época, por um vídeo de um show de Michael Jackson e comecei a aprender seus passos de dança. No entanto, eu não tinha um vídeo cassete em casa e minha filha não incentivava minha dança. Eu não desisti do meu carinho por ele, apesar dos muitos comentários de desaprovação. Eu decidi fazer exatamente o que eu queria.


Eu tive que secretamente assistir o vídeo na casa de um colega e estava louca para seguir as performances de Michael. Às vezes, eu até me machucava, enquanto imitava os passos de dança difíceis e perigosos da estrela. Mas eu nunca disse à minha filha e esperei que ela me apoiasse um dia.

Gradualmente, a dança ajudou a melhorar minha condição física e comecei a me envolver na sociedade novamente. Eu dancei na praça no Workers 'Gymnasium e a maioria dos idosos que me viram lá se interessou pelos meus exercícios especiais.


Quase metade das pessoas que fizeram exercícios matinais ficaram atrás de mim para seguir meus passos de dança, o que me deu muita confiança e me deixou orgulhosa. […]

Fazia muito tempo desde que alguém aprovara meu comportamento. Com esse incentivo, coloquei os passos mais conhecidos de Michael Jackson em rotinas de exercícios comuns e criei minhas próprias danças. Durante o processo criativo, esqueci minhas tristezas passadas e não tive medo de que outras pessoas me entendessem mal.

Enquanto isso, minha filha também mudou de ideia, porque percebeu que eu estava curtindo uma nova vida e tinha uma grande paixão por aprender as danças de Jackson. Por amor ao superstar, colecionei todas as notícias sobre ele e troquei revistas de culinária por um colega em troca de um livro que mostrava seu mais famoso lance de dança: Moonwalk.

Eu peguei esse livro como meu professor e para me acalmar. Muitos fãs de Michael me pediam o livro, mas eu preferi escrever os passos de dança para eles, em vez de dar-lhes o livro.

**********

Depois que ouvi a notícia de sua passagem, eu fiquei deprimida demais para aceitá-la. No entanto, logo comecei a fazer exercícios em frente a um espelho, na esperança de poder realizar suas danças em memória dele.

Enquanto isso, muitos jovens fãs de Jackson me notaram, trocaram passos de dança comigo e me ajudaram a progredir continuamente.

No início deste ano, eu estava no palco da Shanghai Dragon TV para mostrar meu talento em imitar sua dança. Eu estava tão nervosa antes do meu desempenho, minhas pernas fracas mal podiam se mexer. Mas quando pensei no encorajamento e apoio de meus amigos, e rapidamente me concentrei em fazer a dança.''

Depoimento de Bai Shuying, uma fã chinesa com atuais 73 anos de idade. Na época do depoimento ela tinha 65 anos.


Confiram a simpatia e a dança de Bai Shuying no vídeo! :)

Fonte: www.huffingtonpost.com