Entrevista com Don Wilson, o diretor de ''Man in the Mirror''


Don Wilson produziu, dirigiu e editou um dos videos mais populares de todos os tempos,
Man in the Mirror de Michael Jackson. Nós conversamos com ele para perguntar sobre sua experiência trabalhando naquele artefato da história da cultura popular americana.

American: Com o recente falecimento de Michael Jackson, estações de TV como a VH1 e a MTV têm exibido retrospectivas em vídeo de Jackson. Um dos mais reverenciados é o seu Man in the Mirror. Como isso faz você se sentir?

Don Wilson: Bem, em primeiro lugar, estou chocado e entristecido com a morte dele. Estava óbvio que Michael não estava em um bom lugar emocional ou fisicamente, então espero por sua alma que ele tenha encontrado alguma paz. Em relação ao vídeo, foi uma mudança de vida e carreira. Um amigo tocou o recém-lançado álbum Bad para mim em um walkman com pequenos alto-falantes e quando ouvi Man in the Mirror, fiquei impressionado e disse ao meu amigo que a música seria enorme. Eu não consegui tirar isso da minha cabeça.

Como o destino quis, eu recebi um telefonema para me encontrar com Michael no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças de 1987 para falar sobre fazer um vídeo para a música, então, é desnecessário dizer, foi uma coisa mágica para mim. Foi uma honra ser escolhido para fazer o vídeo e uma tarefa que não tomei de ânimo leve. Enquanto viajava de cidade em cidade procurando pelas imagens, percebi que a tarefa era grande. Logo entendi que grande parte das filmagens tinha sido vista em noticiários, e eu precisava apresentá-lo de uma maneira que o tornasse atraente para se assistir.

Eu decidi tornar o vídeo "reversível". O que quero dizer é que, se alguém jogar o vídeo ao contrário, perceberá que começa com pureza e inocência, e a inação e as injustiças do homem criam o caos, a desesperança e a guerra. Eu queria que as pessoas se sentissem chorosas e afetadas e talvez por um segundo pensassem em fazer algo para mudar as coisas. 
Estou feliz que as pessoas ainda gostem. Eles me dizem que o vídeo está em muitas das dez melhores listas de música. Estou muito orgulhoso disso.

American: Desde que você trabalhou com ele, Michael teve um grande sucesso em termos de reputação. Você tem alguma opinião sobre o frenesi da mídia sobre sua vida pessoal?

Don Wilson:  Você sabe, Michael sempre foi um cara terno e doce. Ele realmente acreditava no propósito por trás de Man in the Mirror. Eu sei que ele lutou com alguns problemas, mas quando eu trabalhei com ele, ele foi generoso, carinhoso e não poupou despesas para fazer tudo da maneira certa.

American: É um grande negócio fazer um vídeo com um superstar mundial.

Don Wilson:  Sem dúvida. Ele me deu oportunidades que mudaram minha vida. A pessoa em sua gravadora, Larry Stessel, também tinha muito a ver comigo e continuou me apoiando no negócio de videos até que mudou nos anos 90.

American: Então você trabalhou em outros projetos de Jackson.

Don Wilson: Sim, a primeira coisa que fiz foi o Jackson's Live no início dos anos 80. Eu editei outros vídeos musicais, biografias e dirigi um especial da CBS chamado Michael Jackson: The Magic Returns.

American: Vamos retornar ao Man in the Mirror. O vídeo é conhecido pela filmagem. 
Como você conseguiu todo esse material atraente?

Don Wilson: Eu literalmente viajei pelo mundo juntando todas as imagens. Algumas delas eram de arquivo. Outras sequências, nós filmamos. Foi cansativo também. Eu entregava uma lista de fotos que estava procurando, e elas rodavam pilhas de fitas a respeito da fome, guerra, desastres e outras imagens que me deixavam em estado de choque. Foi uma tarefa dolorosa, com certeza. Uma das coisas que fizemos, e era algo novo na época, era pintar cores em certas imagens para enfatizar alguma coisa. Por exemplo, a cena em preto e branco da procissão fúnebre de Kennedy, eu tinha a bandeira americana drapejando o caixão pintado de vermelho, branco e azul. Eu tinha as balas sendo disparadas de um bombardeiro da era do Vietnã pintado de vermelho vivo. Essas coisas eram sutis, mas, inconscientemente, o tornavam passível de leitura e meio que ligavam o botão do subconsciente.

American: Como você teve a ideia de fazer um vídeo sem a estrela? Você sabe, não apresentando a estrela.

Don Wilson: Nós gravamos muito material com Michael, mas não funcionou com todas as imagens difíceis que mostrávamos. Você não pode realmente mostrar uma mega-estrela saindo de uma limusine depois de ter mostrado crianças passando fome na África. 
Então as letras realmente ditaram o conteúdo. Você sabe, quando comecei a editar a peça, rapidamente percebi que era muito maior do que qualquer pessoa. Larry Stessel, executivo recorde de Michael, concordou.

American: Quão envolvido estava Michael na área de edição?

Don Wilson:  Ele me deixou sozinho. Ele entrou uma vez para ver um corte e caiu em lágrimas. Quando ele finalmente retomou a compostura, ele olhou para mim e disse: "Sem mudanças". Tivemos que alterar duas cenas por causa de logotipos dos quais não pudemos obter autorização, mas nenhuma alteração criativa foi feita na primeira versão. Isso é praticamente inédito.

American: É verdade que ele não viu a versão final até que ele estivesse no palco cantando a música ao vivo no Grammy?

Don Wilson: Sim, isso é verdade. Eles colocaram uma tela de 40 pés, para que ele pudesse ver o vídeo enquanto ele cantava. Ele ficou chocado com toda a experiência. No final da música, ele desabou no palco e teve que ser ajudado a ficar de pé. Eu fiquei chocado também, e acho que foi quando tudo se encaixou.

American: Muitas pessoas são impactadas pelo vídeo. Alguns até dizem que mudaram suas vidas depois de vê-lo. Qual a sua resposta a isso?

Don Wilson: Eu acho que Man in the Mirror é uma música muito importante. Quer dizer, as letras são simplesmente incríveis. Eu senti a responsabilidade de fazer algo grande. 
Nós percebemos na época que queríamos impactar a humanidade. Fico feliz em ouvir que alguns dizem que nós o fizemos.

American: Você já pensou em fazer um remake?

Don Wilson:  Nós sempre quisemos fazer uma versão atualizada e estávamos muito perto de ter discussões com Michael, mas o destino mudou tudo isso.

Entrevista concedida em Junho de 2009.

O vídeo ''Man in the Mirror''

Fonte: www.americanpopularculture.com