Michael preparava um álbum de música clássica em 2009


Certa vez em uma entrevista, um dos irmãos Michael mencionou que Michael não só compunha músicas, mas também escrevia música clássica. Então esta informação não recebeu a devida publicidade, embora o fato de Michael compor música clássica fala sobre suas amplas habilidades criativas e faz com que ele pareça um músico sério, não apenas como um performer e showman "moonwalker".

Um dos últimos parceiros criativos de Michael, provavelmente, foi o compositor e maestro David Michael Frank. Em 2009, Frank trabalhou com Jackson em um "álbum clássico". Após o falecimento do artista, o projeto ficou congelado, mas os fãs ainda não perdem a esperança de ouvir essa música algum dia. Em uma entrevista por telefone com o jornal Baltimore Sun, Frank falou sobre sua experiência de trabalhar com o Rei do Pop:

“Quatro ou cinco meses atrás, um engenheiro de som me chamou, que havia trabalhado com Michael por um longo tempo, e disse que Michael estava procurando alguém que pudesse arranjar uma orquestra para uma composição musical. Eu pensei que isso fosse provavelmente necessário para seus shows em Londres.

"Michael vai ligar de volta", me disseram.

No final de abril, a secretária pessoal de Michael me ligou novamente e me pediu para dirigir no dia seguinte, e também me perguntou sobre a marca e o modelo do meu carro. Eu vim para a casa de Michael em Holbmi Hills, fui recebido lá e escoltado para a casa. Lá eu fui recebido por uma mulher vestida com um turbante branco na cabeça.

Ela disse: "Michael Jackson virá em breve."
Dois minutos depois, ele desceu as escadas.

No começo eu não ousava apertar sua mão, porque ouvi dizer que ele estava com medo de micróbios. Mas ele mesmo estendeu a mão para mim e apertou com força. Ele era muito magro, mas não parecia frágil ou dolorido. Ele estava vestindo um terno e um chapéu - ele iria para um ensaio depois disso.

Michael disse: "Eu conheço seu rosto."

Eu disse a ele que uma vez trabalhei em uma versão de televisão de um tributo a Sammy Davis Jr., onde Michael havia se apresentado e que nos conhecemos lá. Michael respondeu: "Eu nunca esqueço um rosto."

"Estou trabalhando em três projetos ao mesmo tempo", ele compartilhou. Um deles era uma série de concertos em Londres, sobre os quais o mundo inteiro sabia. Ninguém sabia sobre os outros dois. Michael estava preparando um álbum de canções pop e um álbum, como ele colocou, de "música clássica". [Era como ele chamava as composições orquestrais instrumentais.]

Ele disse que ouvia música clássica o tempo todo, era seu estilo musical favorito. Fiquei muito impressionado com os nomes que ele listou para mim: Rodeo de Aaron Copland, Fanfare, Lincoln Portrait, West Side Story por Leonard Bernstein. Mencionei outro trabalho de Bernstein, On the Waterfront. Michael disse que ele realmente gostou da música para os filmes, escrita por Bernstein, especialmente para o filme To Kill a Mockingbird.

Percebi que quase todos os trabalhos sobre os quais ele falava eram infantilmente simples e muito bonitos - por exemplo, Peter and the Wolf de Prokofiev, Nutcracker de Tchaikovsky. Ele também mencionou Debussy várias vezes, especialmente Arabesques e Clair de Lune. Quando estávamos conversando sobre música, ele falava em voz baixa e suave, mas quando algo o fascinava, ele imediatamente ficava animado. 

Quando ele disse que gostava de Elmer Bernstein, e eu respondi que amava sua música para o filme The Magnificent Seven, Michael começou a cantar o tema principal do filme muito alto, quase gritando.

"Estou preparando um disco", disse ele.

Seu filho Prince entrou na sala e Michael pediu a ele que encontrasse um CD player. Paris o encontrou e nos trouxe, e Michael me colocou seu disco. A música era muito agradável, linda. 

"Mas não está completa", disse Michael. Então ele tocou outra música para mim e disse que também faltava uma parte, mas ele podia cantar para mim. Perguntei se havia um piano na casa e ele respondeu que havia - na casa da piscina. Nós fomos lá, mas Michael parou porque viu um cachorro lá fora: ela tinha acabado de sair da piscina e estava todo molhado. Michael não queria que o cachorro começasse a tremer, nos espirrando água. Foi divertido. Ele esperou até que um de seus assistentes saísse para segurar o cachorro para que pudéssemos ir à casa da piscina.

Me sentei ao piano e Michael cantou para mim uma das passagens que faltavam.
Eu trouxe um gravador de voz digital comigo e perguntei se poderia gravar sua voz. Michael tinha um tom perfeito. Comecei a pegar acordes para o que ele estava cantarolando, e Michael disse: "Você tem um bom senso de acordes, você pegou o que você precisa."

Nós conversamos um pouco mais sobre música clássica. Eu toquei algo de Debussy.
Michael parecia muito satisfeito - ele parecia confortável comigo. Ele mencionou novamente Leonard Bernstein e eu toquei um pequeno trecho de West Side Story. Michael me disse que uma vez ele conheceu Bernstein e ele era um grande fã dele.

De volta à casa, vindo dos quartos eu ouvi: “Eu amo você, papai”...  "Eu te amo Paris."
Eles eram uma família normal e feliz.

Michael estava impaciente para orquestrar essas peças e gravar música com uma grande orquestra. Convidei Michael para fazer uma entrada na Fox, Sony ou Warner Brothers e perguntei se ele poderia pedir a alguém de sua equipe para me ligar de volta para discutir o orçamento do projeto. Ele disse que iria resolver tudo. Quando saí, havia vários fãs nos portões da casa.

Mais tarde falei com Michael no telefone. Ele me perguntou como o projeto estava progredindo, e eu respondi que ainda estava esperando alguém da equipe dele me ligar de volta e fazer um acordo. Eu o convidei para gravar música em Londres, já que ele iria lá de qualquer maneira. Ele gostou dessa ideia.

Eu baixei todas as gravações no computador e comecei a trabalhar na orquestração. Uma semana antes da morte de Michael, seu empresário Frank DiLeo ligou para mim e pediu meu endereço de e-mail a fim de enviar uma carta sobre o orçamento e uma estimativa da orquestração.

E agora eu não sei o que vai acontecer com este projeto. Espero que a família dele termine o trabalho. Não vou contar a eles sobre isso até que chegue o momento certo.

Acho que todo trabalho durou de 7 a 10 minutos. Esta é uma música muito bonita. Em uma das composições, motivos irlandeses são traçados, e eu sugeri que Michael usasse uma harpa celta lá. Estas composições são reminiscentes da música cinematográfica, com harmonias tradicionais e melodias muito fortes. Um deles é um pouco como a trilha sonora do filme Out of Africa, a música de John Barry. Eu posso ouvir diretamente as cordas e a trompa cantando em uníssono.

Eu disse a Michael que usaria uma das batutas de Leonard Bernstein em leilão para conduzir a orquestra durante a gravação. Eu sabia que ele iria gostar. E eu acho que ainda uso essa batuta se esse projeto for concluído.”

O compositor e maestro David Michael Frank

*O artigo original foi publicado em Baltimore, em 10 de Julho de 2009.

Fonte: https://michaeljackson.ru