Extrato de uma entrevista com o guitarrista Greg Howe


Neste momento, poderia se dizer que foi o concerto de mais alto perfil do Greg até o momento, substituindo Jennifer Batten como guitarrista principal na banda do Superstar do pop Michael Jackson. Como um dos concertos mais cobiçados na indústria, como você conseguiu?

Greg Howe: Isto foi através da grande lealdade de Jennifer Batten; ela era minha fã assim como sou fã dela, e tínhamos nos encontrado em algumas turnês comerciais no passado. Muitas vezes dizia que eu sentia que este seria um concerto ideal para mim e ela me disse que se fosse embora, ela me recomendaria para o trabalho. Na verdade, Jennifer se foi e me chamou, me disse que iria embora do concerto e que o trabalho seria meu... Bem, eu não sei exatamente o que aconteceu, mas fiquei muito emocionado. A próxima coisa que eu sei é que ele está de volta na turnê. De qualquer forma, um ano depois ela me chamou e me disse que se foi por um tempo, porque a mãe dela estava doente e que queria passar mais tempo com ela enquanto ela se recuperava.

O que aconteceu realmente depois?

Greg Howe: Foi uma loucura, porque recebi a chamada de repente; Jennifer tinha me dito no início do verão que iria embora, mas depois de um par de meses sem ouvir nada, pensei que não voltaria a acontecer. De repente, recebi esta chamada telefônica do diretor musical:
"É possível que você vá para um avião hoje à noite, já que precisamos de você para um concerto na quarta-feira?" Era uma segunda-feira à noite e eu estava na Pensilvânia. Mas o concerto era em Amesterdã! Eu pensei que isso era simplesmente impossível, mesmo que eu pudesse entrar em um avião nessa noite, não havia como eu pudesse aprender todas essas músicas.

No entanto, quando mesmo insinuei "eu poderia, você sabe, fazer isso para sexta-feira?", eles não estavam interessados nisso, eles teriam se ido embora. Eles estavam desesperados, e como você não rejeita uma oportunidade como essa, eu me encontrei em um concorde voando para a Europa com meu walkman ligado, tentando aprender todas as músicas. Estive acordado a noite toda e consegui superar, mas logo quando começava a me sentir bem com tudo isso, me disseram: "isso parece legal, agora precisamos que você aprenda toda a coreografia"!

E houve muitas coisas durante todo o espetáculo: um pouco me obrigou a lidar com uma guitarra com pirotecnia de apoio, que se eu não a manuseasse corretamente, eu arrancaria a mão... era uma loucura! Eu tinha esta grande pedaleira bradshaw para todas as mudanças de som que eu tive que descobrir rapidamente como usar; ao lado disso há uma área quadrada de 10 pés no piso de notas completas sobre como e quando usar o equipamento. 
Coisas listadas, como todas as mudanças que eu precisava fazer, música por música, com as horas exatas de quando pressionar qual botão... ao lado de tudo isso, eu tinha notas sobre a coreografia, que novamente estava muito detalhado como "BARRA 3 - você tem que ir lá para fazer isto ou aquilo"... Felizmente, o meu técnico estava muito atento e continuava a me dar pistas e subia ao meu ouvido coisas como "se lembre que neste você tem que correr à esquerda e neste ponto"... mas no final, eu superei!


Deve ter sido uma experiência incrível trabalhar, de repente, com o maior artista da Terra... como foi esse primeiro concerto real?

Greg Howe: Bem, 65,000 pessoas ficando loucas, nunca esquecerei os sentimentos que tive ao estar nesses cenários... surreal! Financeiramente era incrível, eu não podia acreditar... absolutamente tudo era de primeira classe. Se você quer ir para concertos como esse, você não teria que começar com Michael, porque nada mais se aproxima depois disso, incluindo o pagamento! No final, eu só fiz a turnê por cinco semanas, mais ou menos, antes da Jennifer retornar, mas foi uma experiência incrível e única na vida. Foi uma grande experiência e a musicalidade foi impecável, me lembro de Jonathan Moffet na bateria, que era realmente legal, e David Williams, que tinha sido o guitarrista do Michael há anos, foi ótimo. A tensão geral e a união foram fabulosas para tocar.

Quais foram os seus verdadeiros momentos de atenção...

Greg Howe: O solo de Beat It com a minha peruca loira, a guitarra pirotécnica... também houve várias vezes que tive que interagir muito de perto com Michael e a atenção focou só em nós dois. Assumindo o papel de Jennifer, grande parte era puro teatro e, com isso, você vai a um alto nível de coreografia, muito diferente de um espetáculo de rock normal.

Fonte: Michael Jackson- La Corte del Rey del Pop