Depoimento de Brad Sundberg (29)


''Quando os dinossauros vagavam pela terra, tínhamos algo chamado Rádio. Eu amo rádio desde que eu era muito jovem, e sendo um pouco nerd, eu queria aprender o máximo que pudesse sobre isso. Morávamos perto de Santa Cruz, Califórnia, e eu experimentava pequenas antenas caseiras e, por razões que não sei explicar, meu pai me deixava colocá-las no telhado de nossa casa. Ouvia rádio tarde da noite e, às vezes, recebia estações de Chicago, Denver e Minneapolis.

Adorava ouvir vozes e músicas a mais de mil quilômetros de distância! Eu nunca andei pelo caminho do "Ham Radio", mas ficava feliz com meus simples rádios AM / FM, antenas e alto-falantes. Além disso, eu gostava mais de música do que realmente queria conversar com um cara da Groenlândia.

Tão rápido para 1990/1991. Agora estou morando em LA, meu cargo é "Diretor Técnico" de um álbum chamado "Decade" [que mais tarde será renomeado como "Dangerous"], produzido por Michael Jackson. Minhas pequenas antenas caseiras foram substituídas por consoles Neve, monitores Westlake, microfones Neumann e todo tipo de compressor, equalizador, amplificador e processador FX imaginável.

Michael está tocando música após música, e as equipes estão gravando e produzindo o mais rápido possível. Esta é uma das melhores músicas que eu já ouvi, e cada equipe está ultrapassando os limites do equipamento. As misturas são enormes, as paredes estão tremendo do lado de baixo, e o projeto está ganhando vida própria.

Agora - essa parte fica um pouco confusa. Todas as noites fazíamos cassetes para Michael e sua equipe levarem para casa e ouvirem no carro no caminho de casa, mas alguém [Michael?] perguntou se poderíamos criar uma maneira de transmitir as mixagens e ouvi-las em tempo real em nosso carros no estacionamento.

Deixe-me explicar. Uma coisa é ouvir uma mixagem de Michael Jackson em um par de monitores de US $ 150.000 em um estúdio perfeitamente ajustado. Isso é extraordinário. Mas muito poucas pessoas são realmente donas desses tipos, alto-falantes e acústica da sala. Portanto, é essencial que a música "traduza" para o mundo real, para aparelhos de som automotivos e rádios-relógios. É por isso que fabricamos cassetes para que todos ouçam no caminho de casa. 

Mas Michael queria algo mais imediato. Por que esperar até o final do dia [noite] para ouvir a mixagem em nossos carros? Podemos fazer isso mais cedo? E... leva bastante tempo para mixar uma música, gravá-la em cassete, fazer cópias em cassete e distribuí-las - então, por que não transmitir a mixagem para o rádio FM?

Isso foi feito em vários estúdios de Los Angeles, com diferentes graus de sucesso. Não é algo que um estúdio possa falar muito porque ... é um pouco ilegal.

A transmissão de rádio nos EUA - e na maioria dos países - é estritamente controlada pelo governo. Uma criança em um quarto não pode legalmente construir uma estação de rádio e começar a inundar seu bairro com as músicas do Depeche Mode 24 horas por dia. Mas eu discordo.

Basicamente, você não pode simplesmente comprar um transmissor FM de boa qualidade [especialmente em 1990, quando não havia Amazon] e começar a transmitir. Mas Michael queria ouvir a música em seu carro no estacionamento do estúdio. E tinha que soar bem - não um transmissor de brinquedo - tinha que estar de acordo com nossos padrões. Então eu comecei a trabalhar.

Para deixar claro, não havia INTERNET naquela época [eu sei, é difícil imaginar], então acho que comprei uma revista sobre rádio amador. Com certeza, nos classificados nas costas havia um cara vendendo kits de transmissores de rádio. Acho que a teoria era que ele lhe venderia as partes, as instruções e suas mãos estavam limpas do ponto de vista legal. Eu acho.

Então enviei o dinheiro que eu recebi e logo recebi meu kit de transmissor! Liguei o ferro de soldar e comecei a construir. Aprendi sobre a seleção de frequências e como a antena [chamada de polipolar] teve que ser cortada em um comprimento muito específico para funcionar corretamente. 

Havia também um monte de avisos sobre não ultrapassar a frequência legal de uma estação de rádio comercial, porque os carros da SWAT podem cercar sua casa e multas ultrajantes podem ser aplicadas... blá blá blá. Eu continuei.

Finalmente chegou a hora do teste. Sinceramente, não consigo me lembrar do que usei para testar, mas, pelo bem desta publicação, imagino que seja Streetwalker, uma das minhas favoritas de longa data. Liguei o transmissor, as luzes âmbar e verde acenderam e toquei play na música. Então eu corri para o meu carro e sintonizei o rádio na FM 89.3, minha frequência escolhida, porque havia apenas uma estação de língua espanhola que parecia estar longe.

E havia Streetwalker, no meu carro !! Batendo volume total, claro e forte! Meu transmissor realmente funcionou! É claro que, sendo um verdadeiro ''estúdio de rato'', eu não podia correr gritando e pulando, eu tinha que ser um pouco mais legal com isso. "Ah sim, eu construí um transmissor, se alguém quiser ouvir..."

E eles o fizeram! Bruce terminava uma mixagem e todos corríamos para nossos carros para ouvi-la. Michael ouvia no [carro] Bronco de Bruce, depois no seu Mercedes. Tornou-se uma boa desculpa deixar o estúdio escuro e passar alguns minutos ao sol e ouvir nosso trabalho em vários carros no estacionamento.

Também parecia um pouco ousado. Eu deixava o transmissor desligado o tempo todo, EXCETO quando corríamos para ouvir uma mixagem. Imaginei vans pretas do governo dirigindo 85 MPH tentando freneticamente triangular a fonte dessas transmissões ilegais, apenas para ficarem furiosas quando eu desligava o transmissor. 

"Nós o pegaremos da próxima vez !!", eles gritavam com os punhos erguidos no ar. [Eu sofro de uma imaginação muito vívida.]

Então, hoje à noite, por razões que realmente não posso explicar, desliguei o transmissor antigo e liguei-o. Eu estava quase nervoso que a fumaça iria sair, mas acendeu imediatamente - depois de tantos anos. Coloquei a antena na janela [Deb estava na outra sala e ela basicamente nem se importa mais em fazer perguntas] e comecei a versão estendida de Another Part Of Me. E eu corri para o meu carro. Assim como em 1990. Eu ajustei para 89.3, e havia Michael, lembrando-me que "é apenas mais uma parte de mim..."




Puxei meu carro para fora da garagem e passei por algumas casas, Michael continuou cantando. Que pena, quão poderosa é essa coisa? Eu dirigi para fora do meu bairro, talvez a 400 metros de distância, e o colapso da música começou. Apenas bateria, percussão, violão e Michael. Isso é loucura, as vans do governo negro certamente foram convocadas. Eu estava longe o suficiente para que um pouco de estática diminuísse um pouco a mistura.

Voltei para a minha vizinhança quando o baixo voltou à mixagem, depois os teclados e a estática desapareceram. Meu antigo transmissor estaria felizmente inundando dezenas de casas e carros com o MJ, se eles apenas sintonizassem para 89,3!

Por alguns instantes, o passado e o presente se confundiram. A voz de Michael no meu carro, e sua risada na minha memória. Tudo de um transmissor pouco legal, tocar sua música me deixa igualmente feliz e nervoso. Mas principalmente feliz.''

Por Brad Sundberg (Profissional em sistemas de som)

Fonte: In the Studio with Michael Jackson