Entrevista com o compositor Buz Kohan


Trechos excluídos de uma entrevista concedida por Buz Kohan - produtor, escritor e compositor que trabalhou em parceria com Michael Jackson, ao longo de 30 anos.

Sobre sua impressão ao conhecer Michael em 1971.

'O que mais me impressionou sobre Michael era o seu entusiasmo e curiosidade. Ao longo da minha carreira, tive a sorte de trabalhar com os maiores artistas como Bill Crosby ou Frank Sinatra e Michael. Achava ótimo que eu lhe contasse histórias sobre eles. Ele queria entender como esses artistas conseguiram ser tão excelentes.

O que lhe interessava era entender o que faz um grande artista. Ele queria aprender desde o maior de todos. Michael ficou impressionado com o fato de que eu poderia tocar piano e ser capaz de compor uma melodia, em poucos minutos.

Um dia, ele chegou a mim, quando eu estava improvisando ao piano, e me disse: 'Buz, temos que tentar compor músicas juntos' ... eu não o levei a sério e respondi: 'Meu filho, você não acha que é um pouco jovem demais? [risos] Michael era, então, quase uma criança.'

Sobre a juventude de Michael.

'Ele sofria terrivelmente com seus problemas de acne. Tanto assim, que ele nunca quis me enviar fotos de nós dois que alguém tivesse feito, naquele momento. Mais tarde, percebi o quanto sua aparência causava-lhe dor constante. 

Se Michael tantas vezes recorreu à cirurgia plástica, é porque ele não queria se assemelhar ao seu pai na velhice. Eu sempre senti nele o medo de, um dia, se assemelhar à pessoa que lhe havia causado tanto sofrimento.'

Sobre a noite em que Michael apresentou, pela primeira vez, o Moonwalk, na Motown 25.

'Ele flutuava nas nuvens, naquela noite. Naquela época, Steven Spielberg tinha um projeto de filme sobre Peter Pan, e Michael queria ser parte disto. Ele sonhava em encarnar este personagem com o qual ele se identificou por toda a sua vida. 

Portanto, nós compomos algumas músicas juntos, em sua casa em Encino, onde ainda vivia com seus pais. Michael teve o cuidado de enviar nossas composições a Steven Spielberg, para lhe mostrar o quanto ele havia trabalhado neste projeto.

E quando Michael lançava-se em algo, nunca o fazia pela metade. Para um dos demos gravados, ele tinha, em um domingo, uma orquestra completa - como todos os músicos eram normalmente de fim-de-semana - para poder enviar a música para Steven, na manhã de segunda-feira! 

Anos mais tarde descobrimos que Steven tinha o hábito de deixar seus filhos ouvir esta peça, para fazê-los dormir, à noite. Esta canção chama-se Make A Wish - espero que um dia possam ouvi-la.'

Sobre compor em parceria com Michael.

'Na maioria das vezes, sentava-me ao piano e tocava algumas ideias de acordes. Em seguida, Michael conseguia uma melodia, e trabalhava nisso até que tivéssemos uma fórmula. Se ele tivesse uma ideia clara do que ele queria ouvir, Michael poderia ser muito autoritário. 

Certamente ele não era um músico treinado, mas ele tinha um senso instintivo de sons. Às vezes, ele chegava muito perto de mim, e tocava um dedo no piano, então eu tocava a harmonia, exatamente o que ele ouvia em sua cabeça! Aquilo era engraçado!'





Outro depoimento de Buz Kohan 

'Escrevi um poema [Recordação] para Michael em 2004, quando ele estava passando por um momento muito difícil. Eu o enviei a ele, e um ou dois dias depois, um mensageiro veio até minha porta para me entregar uma grande sacola de presentes.

Eu estava prestes a assinar o papel da entrega, quando ele disse que ainda havia mais. Ele voltou com um objeto de metal enorme que parecia estar piando. Eu pensei 'como era legal alguém ter enviado um daqueles pássaros mecânicos!' mas, quando eu tirei a capa que estava por cima, percebi que não havia nenhuma ave mecânica, mas duas lindas pombas brancas, e elas estavam bem vivas.

Junto com as aves, estava um bilhete amável e sincero, me agradecendo pelo poema e me dizendo que ele tinha ficado comovido. Também havia um livro sobre aves exóticas e comida de aves para um ano inteiro.

Eu levei a gaiola com os pássaros até o jardim, e dei a eles o nome de Billie Jean e Bad.

Uma noite, um animal que passava pela casa atacou Bad, e eu pensei que, por ser tão próximo, Billie Jean morreria logo, por estar com o coração ferido. Em homenagem ao seu espírito indomável, Billie Jean continua cantando, cinco anos depois.

Continue cantando, bela ave.

Infelizmente, Michael nunca teve a oportunidade de sentar-se comigo para acrescentar música ao poema, mas eu o mantive guardado. Eu espero que ele possa passar uma mensagem de inspiração ao mundo... algo que Michael sempre tentou fazer através de sua música, de seus atos de caridade, e de sua vida. Meu amigo Michael se foi cedo demais, mas sua Luz nunca se apagará. Descanse bem, alma querida.'

Buzzie Wuzzie [era assim que Michael me chamava]

*Dentre diversos trabalhos de Buz Kohan, citamos sua participação no Jackson Family Honors, Going Back to Indiana, Motown 25, You Were There [em homenagem ao aniversário de Sammy Davis Jr.], a festa de inauguração presidencial e a parceria na composição de Gone Too Soon

Fontes:
http://michaelerz.tumblr.com
http://www.keep-michaeling.com