A maestria


'É incrível para mim que não importa quantas vezes eu assista os shows de Michael Jackson ou curtas-metragens, ele ainda é capaz de evocar as mesmas respostas emocionais de mim, embora eu saiba o que vai acontecer.

Quando eu assisto a eles, sou levada para outro lugar no tempo, onde fico completamente absorta. Seu show Live in Bucharest é um dos meus favoritos absolutos. Eu ainda sinto a emoção em mim, enquanto eu estou esperando por ele para fugir até por debaixo do palco, o tempo todo desejando que eu tivesse tido a oportunidade de estar lá com a multidão, cantando: 'Michael, Michael, Michael!'

Quando ele executa Black or White, estou lá com ele, tocando ao longe, a minha guitarra imaginária, bombeando minha cabeça para cima e para baixo com a batida, e ele nunca deixa de captar meu coração quando ele canta I Just Can't Stop Loving You.

Um sorriso instantâneo surge em meu rosto e permanece lá até que ele me leva às lágrimas com She's Out of My Life. Isso acontece em todas as vezes. Não é só a mim que consegue envolver tanto. Ele faz o mesmo com meus netos, que têm 3 e 4 anos de idade. Eles amam seu curta-metragem Thriller, eles o chamam de 'filme de monstro'. 

Ambos ficam bem na frente da televisão o mais perto que eles puderem, observando com ansiedade como eles sabem que estão prestes a se assustar quando Michael se transforma em um lobisomem e grita a eles para 'fugir'! Então, quando todos os zumbis começam a dançar, seus corpinhos automaticamente começam a se mover para a direita junto com eles. É muito divertido de assistir.

Quando se trata de inspiração, Michael é grande de se olhar, porque ele sabia como fazer seus sonhos se tornar realidade. Na verdade, ele é um exemplo perfeito do que alguém pode realizar quando se acredita no poder de seus sonhos. Ele alcançou um nível de maestria no entretenimento no qual poucos chegaram.

A principal diferença entre Michael Jackson e tantas outras pessoas é que ele parecia ver seus sonhos como uma responsabilidade, algo que ele deveria fazer para o bem maior da Humanidade em nome de um poder superior, e sua visão artística como um presente para ser a ser utilizado para esse efeito. 

A maioria dos outros vê seus sonhos como algo destinado a se fantasiar, mas irreal para prosseguir. No filme This Is It, o produtor Paul Gongaware disse algo na seção chamada Staging The Return que me fez parar e tomar nota. 

Ele disse: 'Michael tinha essa visão artística em sua cabeça e ele era incansável no sentido de obter essa visão.'

Fiquei fascinada por esse comentário. Esse é o tipo de insight que eu adorei ouvir sobre ele ... 'incansável no sentido de obter essa visão.' O que faz alguém desenvolver esse tipo de unidade para manifestar uma visão, até o ponto onde ele não aceitaria um não como resposta?

Na cenas de bastidores de seu curta-metragem Ghosts há uma cena onde o diretor Stan Winston está tentando dizer a Michael que todos os cortes para o filme não podem ser usados.

Ele lhe disse: 'Neste momento não há nenhuma maneira de cortar tudo o que temos.' Michael rapidamente respondeu com convicção: 'Oh sim, há!' 

Stan apenas ficou lá e balançou a cabeça, sorrindo. Ele sabia que Michael não poderia se contentar com nada menos.

Nesse mesmo vídeo, Travis Payne deu-nos uma visão de unidade de Michael para a perfeição, quando disse: 'Ele não é facilmente satisfeito. Ele é muito exigente no que ele não nos permite resolver.' Quem não iria querer trabalhar para alguém que exigiu o melhor de você, mas também recuou, mantendo-se a esse padrão mais elevado também? Isso é um verdadeiro sinal de domínio.

Michael tinha um dom incrível de ser capaz de transformar seus sonhos em realidade, uma unidade para ser o melhor absoluto e a capacidade de inspirar os outros a fazer o mesmo, bem como um notável talento para o entretenimento em um nível que muitos outros se esforçam para imitar mas nunca alcançam.

No final da imagens dos bastidores de Ghosts, ele falou sobre o que ele esperava de seus fãs após assistirem ao curta-metragem. 'Espero que você goste. Espero que seja inspirador para um monte de gente e espero que te assuste. Espero que te faz rir e espero que te faz chorar.'

É por isso que ele era um mestre em entreter as pessoas, porque ele era um gênio em saber exatamente como envolver os corações, mentes e emoções de seus fãs.

Ele disse uma vez: 'A maior educação do mundo se obtém observando os mestres no trabalho.'

Eu me pergunto se ele sabia, ao fazer aquela afirmação, de que ele iria acabar no topo dessa lista.'

Linda Higgins (escritora e editora-chefe do Michael Jackson Tribute Portrait)

Fonte: extraído do texto The Mastery of Michael Jackson

http://www.michaeljacksontributeportrait.com