Depoimento de Joanelle Romero (01)

Sage e Michael
'Michael era meu amigo e ele acreditava em mim. Conheço Michael desde que eu tinha 10 anos de idade, nós éramos da mesma escola, na Gardner Street School, cursamos o 6 º ano, juntos. Sempre era convidada para ir a sua casa para jogar, brincar, ele me balançava entre as árvores e gostávamos de falar dos nossos sonhos.

Michael me pedia para ir com ele constantemente nos degraus da Gardener Street. Duas semanas antes da escola terminar, a minha mãe me mandou viver com meu pai, no Novo México. Eu nunca pude me despedir de Michael.

Uma semana antes de Michael partir (Junho de 2009) meu filho e eu fomos fazer compras no Nordstrom's e nos deparamos com Jermaine. Pedi-lhe que me desse notícias de Michael, que eu precisava vê-lo, que eu precisava ir visitá-lo, que era importante e eu lhe dei meus números novos. Deus trabalha de formas misteriosas.

Em 1991, lancei a minha produtora, e duas semanas depois, recebi uma chamada do escritório de seleção de elenco do Michael, perguntando se eu tinha dançarinos nativo-americanos, porque eles já tinham entrevistado todo mundo e ainda não tinham encontrado nada certo.

Eu lhes disse: 'Eu tenho os melhores dançarinos da cidade.'

Eu realmente não tinha ninguém, porém eu fui a muitos lugares e reuni 30 bailarinos, sendo um deles a minha preciosa filha Sage. Ela tinha 5 anos, então... 

O escritório de elenco de Michael não tinha ideia de que Michael e eu nos conhecíamos. Para resumir a história. O diretor John Landis, selecionou cinco bailarinos, a minha filha - que era a dançarina que executava vestido de jingle (dança de cura sagrada indígena - nota do blog) e quatro outros bailarinos da comunidade indígena aqui de Los Angeles, que eu levei naquele dia.

Durante sete horas, Michael tirou fotos com Sage enquanto filmava o seu vídeo, e usou sua imagem para pintar um de seus anjos no rancho Neverland. Nós nos divertimos muito durante as filmagens. Michael, Sage e eu assistimos Willie Wonka três vezes, enquanto esperávamos no set.


Joanelle, a pequena Sage e Michael









Com a ex-primeira dama dos E.U.A. Nancy Reagan

Michael levou Sage e Nancy Reagan para almoçar, ele perguntou se eu queria ir também, no entanto recusei, por razões óbvias. Quantas histórias para lembrar ...

Tivemos o segmento das fotos dos bailarinos nativos no estúdio, Michael então leu um dos meus roteiros de vídeo da música e uma semana depois, estávamos no local para refilmar o segmento dos nativos na externa.

Graças ao discernimento de Michael, minha produtora foi aderida e compartilhada pela imprensa, junto ao Entertainment Weekly. Michael se tornou a principal força na alavancada que a minha empresa deu, ao se tornar conhecida no mundo. Agora é uma produtora premiada por produções americanas de documentários e filmes nativo-americano independentes.

Em 1991 o vídeo e a música Black or White fez história. Eu fui capaz de negociar para que os dançarinos nativos fossem pagos acima da média de qualquer outro dançarino e em qualquer vídeo de música, devido ao fato de que eles estavam tradicionalmente vestidos (o guarda-roupa não vinha com esses trajes). 

Até o momento, eles são os dançarinos mais bem pagos na indústria de videoclipes. Além disso, esta seção foi o primeiro vídeo de dançarinos nativos em um vídeo de música, sem ser um grupo de música ligado à arte Nativa americana.

Na nossa noite de abertura para o nosso Red Nation Film Festival 2009, uma noite de prêmios e tributos, nós honramos Michael Jackson pelo seu vídeo Black or White - In Loving Memory of Michael Jackson.

Tenho muitas histórias pessoais sobre Michael e que vão continuar no meu coração para sempre. Eu não vou passar a minha vida sendo de uma cor, eu sou um ser humano. Deus te abençoe MJ. Juntos, podemos curar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Nós te amamos Michael.'

Por Joanelle Romero


*Joanelle é uma nativa americana humanitária, cineasta, atriz e empresária. Ela é a fundadora da Red Nation Media, um canal de TV e internet.

Fonte: http://mjtheman.wordpress.com