''Michael Jackson: In Search of Neverland'' (01)


O Jackson Five como vizinhos de Encino

''Pode você imaginar levando seu filho à lavanderia e enquanto você está fazendo a lavanderia, ele começa a dançar, cantar, performar para todos lá, e eles estão todos aplaudindo e cantando com ele? Incrível!

Isso é o que Michael Jackson fazia quando era apenas uma criança. Ele desenvolveu seu talento justamente dançando e cantando cada ritmo que escutava, inclusive o ritmo de uma máquina de lavar roupa. Michael nasceu para ser uma estrela.

Eu ainda posso ver Michael como um adolescente, de pé ao lado de sua mãe, Katherine, e batendo em nossa porta da frente na Sapphire, 3747. A família havia se mudado recentemente para Encino, e os Jackson 5 estavam ainda desfrutando de um tremendo sucesso. Mãe e filho nos estenderam um convite pessoal para visitarmos o Templo de Jeová, onde Katherine era um membro.

Fiquei surpresa com a visita deles, apesar de eu já ter estado antes em sua casa perto de Hayvenhurst Avenue. Meu filho, Will Berlim, escondia-se lá depois da escola regularmente para jogar basquete com Randy Jackson, em vez de frequentar aulas com seu professor particular. Umas poucas vezes tive que dirigir para cima e para baixo por seu longo caminho, chamando por ele.

É assim que Katherine Jackson e eu nos conhecemos. Ela andou em direção ao meu carro e sussurrou: "Ele está ali escondido por trás daqueles arbustos." Ela sorriu para mim e se apresentou, e nós começamos a conversar sobre nossos filhos e a educação deles. 

Desde que o status de celebridade significava que os meninos Jackson não seriam capazes de frequentar escolas públicas, Katherine e Joe tinham inscrito cinco de seus seis filhos na Cal Prep School, e o mais novo, Randy, na Lanai Road School, a mesma escola que meu filho Will frequentava.

Frequentemente eu via Michael no Gelson's, um dos nossos supermercados da área de Los Angeles desde que ele ia lá diariamente. Aquele era seu grande exercício ao ar livre, andando de e para o mercado. Às vezes, nós nos encontrávamos lá: ele estava fazendo compras no período da manhã e frequentemente eu parava lá depois de minha caminhada diária no parque.

É onde ele, algumas vezes, jogava jogos e esconde-esconde comigo. Michael aparecia de-repente, marcava que eu estava ali, em seguida, fugia, corria e desaparecia. Frequentemente eu pensava que ele havia saído do supermercado, mas de-repente aparecia e me dava um toque no ombro me dizendo que ele tinha ganho o jogo de esconde-esconde porque eu não poderia encontrá-lo em qualquer lugar.

Havia um monte de celebridades que vinham ao mercado Gelson. Tony Randall e Sally Field compravam ali algumas vezes, e O.J. Simpson parava depois de correr com a Al Collingsworth, só para comprar suco de laranja, apesar de viver em Bel Air Crest, sul de Mulholland Boulevard.

Michael era muito tímido e ele realmente não tinha qualquer conversação com colegas famosos.
Ele somente respondia "Olá" quando cumprimentado por seus pares.

Quando ele tinha por volta de 24 anos, foi dado a Michael uma grande Harley Davidson preta e dourada, em gratidão por um favor que ele tinha feito a alguém. A motocicleta era uma fantasia, no valor de cerca de US $ 35.000, e foi colocada no hall de entrada da casa de Hayvenhurst, logo abaixo as escadas.

Katherine havia me convidado para vir à casa, e quando eu cheguei, ela orgulhosamente me mostrou a moto. Katherine e eu começamos a conversar e eu posso dizer que ela estava preocupada com a segurança de Michael, já que ele não tinha nenhuma experiência na condução de motocicletas, exceto por algumas voltas nas montanhas.

"Bem, talvez ele não deveria dirigi-la", eu disse. Há sempre um risco cada vez que você pega uma motocicleta, e um de nossos vizinhos em Encino tinha justamente perdido um filho em um acidente de moto. Eu disse a Katherine: "É muito perigoso para qualquer um, dirigir uma motocicleta nesta cidade com muito tráfego."

Naquela mesma noite, Michael disse que iria fazer um passeio curto em sua motocicleta. Lembro-me dele nessa época como muito bonito, forte e de aspecto saudável, e cheio de aventura.

Mais tarde, fui para o estúdio de música, onde Michael estava trabalhando. Ele estava escrevendo algumas novas letras e criando novos arranjos para uma música. Quando ele terminou, eu visitei com ele e ele me disse que ia andar de motocicleta.

"Você tem certeza? Não acho que você deveria arriscar nesta cidade. Há muito tráfego."

Michael respondeu: "Eu dirijo bem de manhã, quando o tráfego é pouco ou não há tráfego. Às vezes quando eu ando, eu vou em volta do parque."

O parque que ele se referia era o Encino Glen Park de 2,500 acres, onde os moradores podem caminhar, correr e andar de bicicleta ao longo de seis quilômetros e meio. 

Joseph e Katherine costumavam passear em volta do Encino Glen Park, às vezes com alguns de seus filhos e filhas, mais frequentemente com Jermaine, mas raramente com Michael. O único que fazia mais uso do parque era Jermaine. Eu frequentemente o via correndo, quando eu caminhava em volta do parque.

Eu disse: "Michael, você tem certeza que quer fazer isso? Você precisa ser cuidadoso com você mesmo."

Ele disse: "Bem, eu quero sentir o vento. Eu preciso encher meus pulmões de ar fresco. E eu gosto da pureza no parque, do cheiro no parque."

"Bem, você sabe melhor o que fazer", eu respondi.

Eventualmente, ele me persuadiu a dar uma volta com ele. Relutantemente eu sentei na traseira da moto e abracei Michael. De repente, ele lançou tal velocidade que eu temi pela minha preciosa vida e gritei como louca. Aquilo só fez Michael rir e ir mais rápido! 

Nós aceleramos ao redor do parque, eu morrendo de medo, me assustou fora do meu juízo, mas amando isto, de certa forma. Michael indo rápido e rápido e desfrutando de todo o passeio.

É claro, ele me trouxe de volta com segurança para onde tínhamos iniciado, mas que passeio!

Depois daquele dia, eu fui informada que ele dirigiu a moto somente em torno de seis vezes. Todo mundo estava preocupado com sua segurança, porque ele realmente tinha que ser cuidadoso.

Michael Jackson teve um seguro pela sua gravadora e pelas empresas que o contrataram para fazer comerciais de TV. Se ele se arriscasse desnecessariamente, as suas políticas poderiam ser canceladas.''

Gloria Berlin em seu livro Michael Jackson In Search of Neverland

Tradução: Wendy do blog Michael Human Nature