A história de Big Boy


Foi encontrada a primeira 
gravação de Michael e seus irmãos

Os fãs podem estar familiarizados com a versão da canção Big Boy produzida por Gordon Keith e lançada pelo The Jackson 5 pela gravadora Steeltown Records no início de 1968, porém o que muitos não sabiam é que o grupo já havia gravado a mesma música - escrita por Ed Silver - pela gravadora One-derful! Records em meados de 1967.

Michael Jackson, com apenas oito anos de idade na época, canta todos os vocais, enquanto seus irmãos - Jackie, Jermaine, Tito e Marlon - executam, ao fundo, harmonias vocais e tocam seus respectivos instrumentos.

A gravação demonstra a capacidade nata de Michael Jackson para interpretar as emoções de uma maneira que poucos artistas poderiam.

"Esta sessão estava praticamente esquecida até 2009, quando o guitarrista Larry Blasingaine chamou a atenção sobre ela para Jake Austen, escritora do Chicago Reader, que apurava uma matéria sobre o lançamento da Steeltown", escreve Nick Murray para a revista Rolling Stone. "Austen então contatou Eric D. Leaner, um dos quatro irmãos que herdaram o controle da One-derful! Records de seu pai Ernie, e Leaner começou a procurar a fita perdida."

"Até Jake Austen me chamar a atenção para explicar que aquela era potencialmente uma demo desaparecida do Jackson 5 - e se a tivéssemos seria o ''Santo Graal'' das gravações de Jackson - não fazíamos ideia de que tínhamos em nossa posse", diz Leaner. "Eu perguntei com poucas esperanças ao meu cunhado Herb Newkirk se ele poderia encontrá-la. Um par de dias depois, ele me ligou e disse, ''Cunhado, eu a encontrei.''


[Clique no ponteiro vermelho para 
ouvir a nova versão de Big Boy]

A fita de gravação

A gravadora One-derful! Records

Voltando para a versão mais conhecida de Big Boy [pela gravadora Steeltown Records], quatro músicas foram gravadas no estúdio pela Steeltown durante a mesma sessão, depois da escola, em novembro de 1967, no Morrison Sound Studio em Chicago. As quatro músicas em questão eram:
- Big Boy
- You've Changed
- We Don't Have To Be Over 21 (To Fall In Love)
- Some Girls Want Me For Their Lover

A fita de gravação de Big Boy do Morrison Sound Studio

video
A versão mais conhecida de Big Boy

Após esta sessão única, Gordon Keith lidou com a pós-produção em um pequeno estúdio em Gary e o primeiro single foi lançado em 31 de janeiro de 1968.

Big Boy na versão de Gordon Keith

Este é Big Boy no lado B

Gordon Keith estima que a versão mais conhecida de Big Boy vendeu mais de 60.000 cópias - o single foi lançado oficialmente em 31 de janeiro de 1968.

Impressionada com as vendas regionais, a Atlantic Records fechou um acordo de distribuição para o single e em 5 de março de 1968, Steeltown e Atlantic fizeram uma nova prensagem, o que empurrou o single para as lojas e estações de rádio, e levou os irmãos para compromissos promocionais.

Mas apenas três meses depois em junho de 1968, os artistas da Motown - Bobby Taylor & The Vancouver - estavam em turnê por Chicago e ficaram impressionados com a performance do grupo The Jackson 5, que atuou na abertura de seus shows.

Eles então fizeram os arranjos para que os Jacksons viajassem para Detroit e fizessem uma audição para ser enviada para os novos escritórios da Motown em Los Angeles.

video
O épico video da audição [teste] de 
Michael e seus irmãos para Motown.

Não era a primeira vez que alguém tinha chamado a atenção de Berry Gordy para o The Jackson 5. Vários artistas da Motown já tinham lhe falado, mas Gordy não estava mais interessado em artistas mirins - até assistir o filme de audição de Michael e seus irmãos... e Gordy assinou com The Jackson 5.

O primeiro lançamento da Motown do The Jackson Five não sairia até o outono de 1969 - a história da Motown é que eles estavam insatisfeitos com as gravações iniciais e assim, aperfeiçoaram o grupo por um ano; Keith diz que Atlantic manteve Motown no tribunal, esperando o contrato da Steeltown. Até hoje ele não pode dizer exatamente o que aconteceu durante toda esta disputa legal.


Fontes:
http://forum.jackson5abc.com
http://www.onmjfootsteps.com
http://www.chicagoreader.com
http://www.damienshields.com


29 comentários:

  1. Tesouros do rei e de toda uma história da música negra e mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com esta canção por horas na minha mente..rs

      Excluir
  2. Mais uma preciosidade!!!!
    Adorei ouvir a voz dele e como disse Katherine (não lembro as palavras exatas): ele ter uma voz afinada já chamava atenção, mas de onde vinha toda aquela emoção ao cantar? Ele era apenas uma criança e ainda não tinha vivenciado aquelas situações.

    Michael: "Eu vou lhes contar a mais pura verdade. Eu nunca soube o que estava fazendo naquela época. Eu simplesmente fazia. Sério, eu nunca soube como cantar. Eu não tinha controle. Aquilo saía por si mesmo. Não sei de onde vinha... acontecia, só isso. Na metade das vezes, eu nem sabia sobre o que estava cantando, mas mesmo assim sentia a emoção que estava por trás."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Berry Gordy [da Motown] disse para Smokey Robinson que Michael interpretava a canção WHO'S LOVING YOU melhor que ele próprio [Smokey] que era o intérprete original ..rs.. Smokey foi obrigado a concordar.

      Excluir
    2. Whos loving you e uma obra prima. A interpretacao do nosso menino anjo e de arrepiar.

      Excluir
    3. Beyoncé disse,
      ''Quando eu estava no início da minha carreira, o meu primeiro produtor fazia-me ouvir Michael Jackson cantando Who`s Loving You ao vivo. Por alguma razão, ele conseguia evocar mais emoção do que um adulto. Era tão cru e tão puro... É um dom dado por Deus.''

      Excluir
  3. Muito show Rosane!!! Que orgulho do nosso anjo!!!

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiros tesouros do início da carreira do nosso anjo!
    No vídeo da audição de Michael e seus irmãos para a Motown, ele mostra todo seu talento nato, cantando e "deslizando" como um mestre! O enorme talento tão precoce só pode ser um dom dado por Deus!!!
    E a imagem dele (na primeira foto), que olhar mais lindo, de anjo!!!

    Parabéns e obrigada por mais essa preciosidade, Rosane! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, obrigada! Soube que ao lado dessa fita, foram encontradas outras dos irmãos Jackson, porém estavam deterioradas... que dó!

      Enfim, temos esta gravação inédita para nos alegrar. :)

      Excluir
    2. **Foto linda, não é? Um anjo! :)

      Excluir
    3. Pena que algumas estavam deterioradas. Mas o importante é que principal está salva! Foto linda, e ele nunca perdeu essa expressão e esse sorriso: Anjo!
      This is HIStory :) \o/

      Excluir
  5. :) Realmente uma preciosidade, um talento nato mesmo, além do q foi citado, destacaria tbém a gravação da canção "Too Yong" brilhante interpretação e a referência da D. Kathe sobre ele dançando, aos 5 anos c/ a maquina de lavar..... um garoto prodígio, um gênio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, temos muitas músicas dos primeiros tempos de Michael que, ao menos para mim, são todas preciosas. Atemporais... eu as escuto com frequência.

      Excluir
    2. :D... corrigindo - o título da canção "TOO YOUNG" rs... nem preciso dizer q adorei a matéria, adoro essas canções, lembrando q um dos intérpretes célebres dessa canção é ninguém menos do q Nat King Cole, e Michael a interpreta fantasticamente, dom Divino!

      Excluir
    3. Nat King Cole é grande, tinha uma voz maravilhosa.

      Excluir
  6. Boa noite Rosane,

    fiquei encantada com a voz do pequeno Michael na primeira gravação. Clara, afinadíssima,minha nossa uma verdadeira preciosidade e tão jovem, 8 anos apenas!

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amiga.. essa carga emocional que o Mike coloca na interpretação é de arrepiar, tão jovenzinho! :) :) Kisses!:) :)

      Excluir
  7. Matéria completíssima e preciosíssima angel! ♥

    Muito obrigada!!!

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico contente que tenha gostado, amiga. :)

      Excluir
  8. Rosane, muito obrigada por esse tesouro, seu trabalho é digno de uma premiação, vc realmente é 10000. A voz do nosso anjo sai límpida, de
    uma clareza como o mais raro cristal, se é que existe; e ele tinha apenas oito anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e reconhecimento, Mari, é uma alegria para mim ter esse tempo para me dedicar a este trabalho. Enquanto Deus permitir, eu vou estar aqui, resgatando o que for possivel sobre a vida do nosso anjo.

      Excluir
  9. Own essa música é tão linda!!! E essa voz, gente, coisa mais fofa com oito aninhos, é puro talento!
    Legal encontrar esses tesouros depois de tanto tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma voz poderosa, dá gosto de ouvir a interpretação.. :)

      Excluir
  10. Com certeza Deus cuidará para que você fique velhinha,rsrsrs, descobrindo coisas lindas do nosso anjo e passando para os fãs novos e velhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velhinha? :-O ai não... basta a minha filha que disse que eu vou viver até os 120 ahah é demais, cortando pela metade está bom. :)

      Excluir
    2. Falando sério, eu não receio a velhice, e sim ficar dependente de outras pessoas para fazer as coisas básicas.

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

*Bem-vindos, Moonwalkers! :) Os comentários são moderados e estarão visíveis tão logo eu esteja on-line.
**Para assuntos privados e não referentes à matéria eu peço que utilize o email [cartasparamichael@gmail.com] ・。.。・゚゚・。.。・゚゚・。❊
*Rosane [admin. do blog]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...