Michael Jackson retorna para Gary


Em 11 de junho de 2003, Michael Jackson retornou à sua cidade natal Gary, no estado de Indiana. Ele estava acompanhado de sua amiga Karen Faye e de seus primos Elijah e Levon. Chegando às 12:02 na hora local, ele então se dirigiu para a Câmara Municipal em uma limusine preta. 

Escoltado por mais de uma dúzia de seguranças, ele se deparou com uma multidão do lado de fora do Gary City Hall, onde aconteceria uma Conferência de Imprensa.





Na ocasião da conferência, o prefeito de Gary Scott L. King anunciou que Michael iria ajudar a desenvolver um Centro de Apresentação de Artes. O centro levaria o nome de “Michael J. Jackson Performing Arts Center''





Segundo o prefeito, Michael estava disposto a apoiar o projeto, em qualquer papel que ele se sentisse confortável como, por exemplo, angariando fundos monetários. Michael disse:

"É ótimo estar em casa. É um sentimento tão maravilhoso. A hospitalidade é esmagadora. Eu parti em uma idade tão jovem antes de nós assinarmos com a Motown, eu sinto tanto amor e eu estou tão feliz que o amor ainda permanece. Eu amo muito todos vocês, e ele [o amor] estará sempre presente, e eu agradeço por este dia maravilhoso e mágico o qual eu nunca vou esquecer para o resto da minha vida. Obrigado, muito obrigado, e obrigado ao senhor, Sr. prefeito... obrigado por tudo."



O prefeito presenteou o Rei do Pop com a Chave da Cidade [na imagem acima] e uma placa de sinalização de rua, completando: “Agora que você tem a chave, você não tem que ser um estranho.”



Depois, Michael visitou a antiga casa da família Jackson, onde ele cresceu. Ele cumprimentou um parente, Tim Brown [primo de Joseph Jackson] ainda morador na casa, assim como acenou para mais de 1.000 pessoas que se aglomeraram ao redor da casa.


Lá dentro, Michael apontava: ''Tito dormia ali, Marlon dormia ali…” Na sala de estar, Michael disse aos parentes: “Aqui nós ensaiávamos, ensaiávamos e ensaiávamos o tempo todo.”

Uma residente de Gary - Carol Walker - disse que ela viu Michael pela última vez em 1960, quando ele subiu em uma árvore no jardim da frente. Seus irmãos estavam ocupados organizando e carregando instrumentos musicais na camionete da família: “Estávamos esperando há tantos anos [pelo seu retorno]. É importante para as crianças. Ele pode voltar e nos dizer o que passou desde que ele deixou Gary.''

Michael Jackson também visitou Roosevelt High School, onde o Jackson Five se apresentou em 1960. Michael disse aos estudantes que, “com uma vontade de ferro, com perseverança e determinação”, eles poderiam fazer qualquer coisa que eles quisessem.


Os estudantes lhe entregaram presentes e uma banda tocou Beat It e Thriller. Um coro de concerto da escola de artes visuais apresentou Benedictus e outros alunos cantaram e dançaram outros números.

Michael recebeu alguns presentes:
*Uma jaqueta personalizada da escola onde se lê ''Michael Jackson, o Rei do Pop''.



*Outro pacote incluindo uma bandeira, um boné e uma camiseta.


*Um Prêmio Honorário onde se lê: ''Entregue a Michael Jackson em reconhecimento ao compromisso com a humanidade e ao entretenimento de classe internacional.'' [na imagem abaixo, este prêmio aparece na mão do aluno.]


*
Um Certificado de Estudante Honorário.







[Imagem acima] Michael está vestindo a jaqueta que recebeu de presente, ao lado do Charlie Blum, presidente do Star Plaza Theatre de Gary. 

No decorrer da programação, o prefeito de Gary conduziu Michael ao evento "Salute To The Trops" ["Saudação às Tropas"] no estádio de beisebol da cidade, que foi gratuitamente aberto ao público de aproximadamente 4.000 pessoas. O estádio é a casa do RailCats, a equipe de beisebol de Indiana. 

Michael fez o seguinte discurso:

''Gary, Indiana foi o lugar que me ensinou muito sobre a vida... é onde tudo começou. Em Gary, eu cantei em público pela primeira vez, e foi a primeira vez que dancei e foi o lugar onde eu fiz o meu primeiro disco.Na última vez [em que eu estive aqui] eu deixei Gary com novas esperanças e sonhos, nunca esquecendo as minhas humildes origens na 2300 Jackson Street. Eu tenho orgulho de ser de Gary, esta é a alma da América. Depois de muitos anos falando sobre a vinda para casa... Gary, eu vim para casa. Eu tenho sido privilegiado com o que eu aprendi e me tornei Embaixador da Boa Vontade para tantas causas de todo o mundo. Eu agradeço a Gary por isso. Eu sempre vou me lembrar de devolver para a sociedade o que Gary me ensinou quando eu era um garotinho. Gary, você sempre terá um lugar especial no meu coração ... e Gary, você é mais do que um bom amigo, você é a minha família. Eu te amo muito. muito obrigado."

O prefeito falou:

''Em nome de todos nós, a cidade se orgulha de nomear Michael J. Jackson, o Rei do Pop, artista renomado mundialmente, fundador e o primeiro a entrar no Hall da Fama de Gary por suas extraordinárias realizações e o seu compromisso com o humanitarismo. Pelo Prefeito da cidade de Gary.''

Michael agradeceu, e depois se seguiu uma apresentação para Michael realizada pelo fã clube internacional MJ Unit. O programa no estádio teve a participação de canções e danças realizadas por alunos de Gary e adultos, acompanhado por imagens no ecrã gigante do estádio. Representantes de grupos de fãs de Michael presentearam o astro com flores e livros de cartas de fãs.

O evento começou com o reconhecimento para as tropas, seguido do Hino Nacional. O prefeito saiu e subiu ao palco, quando ele fez um breve discurso. Foi nesse momento que Sharon Sidney e Mateus Daniel subiram ao palco para fazer a apresentação em nome da Comunidade de Fãs de Michael Jackson:

Sharon: “Olá, Gary, Indiana e Michael Jackson... Olá!” [A multidão aplaudiu.] Nós estamos aqui esta noite, no local onde tudo começou... Gary Indiana! Esta cidade viu um monte de trabalho árduo de uma família de pessoas que lutaram por um sonho e viram este sonho se tornar realidade! Michael Jackson voltou a Gary, Indiana, e por isso têm seus fãs!“

[Os fãs aplaudiram e gritaram.]

''Michael, eu fui escolhida para lhe entregar este buquê de rosas e a rosa branca que se encontra no centro lhe representa. As rosas representam todos os fãs e fã-clubes que formam o [fã clube] MJ Unit.“

[Sharon entregou as rosas para Michael e ele agradeceu, abraçou e beijou Sharon.]

Mateus: “Nós também reunimos milhares de mensagens de fãs por email ao redor do mundo que não poderiam estar aqui pessoalmente, mas eles gostariam que você soubesse o quanto eles lhe amam e lhe aguardaram por tantos anos.''

[Mateus presenteou Michael com 5 livros repletos de mensagens de fãs, pelos quais Michael agradeceu.]

Sharon: “Permaneça firme, fiel, você sempre será o Rei do Pop, Rock e Soul.”

[A multidão aplaudiu.]

Uma vez que Michael e o prefeito deixaram o palco, os jovens locais iniciaram suas performances. Vários atos foram interpretações de canções de Michael, que acompanhou e aplaudiu cada apresentação. Em um ponto, ele ainda tomou o telefone celular de uma jovem e teve uma breve conversa com a mãe. Michael parecia ter um dia maravilhoso, e Gary teve um dia para recordar!

Conforme nós podemos ver nas imagens abaixo, Michael aparece no estádio cercado pelas autoridades locais. Ele também recebeu uma camiseta da equipe RailCats e autografou algumas bolas de beisebol.





O jornal local Post-Tribune publicou o depoimento de Deborah Dannelly do MJFC sobre a visita de Michael em Gary:
“Gary, Indiana, é um ícone das cidades para os seus fãs, porque é onde ele nasceu. Eu não acho que por um minuto ele tenha esquecido de sua cidade natal.” [...] ''Gary não deve se sentir mal por Michael não ter lhes visitado com mais frequência, porque Michael logo se tornou Cidadão do Mundo.''
A ilustre visita que Gary estava recebendo teve uma presença policial extensa, incluindo a Polícia local, a segurança particular e até mesmo alguns agentes federais. Segundo a Associated Press, o comandante Thomas Houston [da polícia de Gary] declarou que a segurança devia ser apertada, porque ''Michael tem mais seguidores que o presidente dos Estados Unidos”.

Um artigo publicado no Northwest Indiana Times relatou como Michael Jackson gostou dos uniformes usados pelos policiais locais, a ponto de pedir um uniforme para ele mesmo. Por este motivo, eles decidiram levar Michael na tarde de quarta-feira para visitar a loja Star Uniforms onde ele passou 45 minutos.

A loja fornece uniformes para a polícia, bem como para as forças de segurança e bombeiros. A visita não foi uma completa surpresa para a loja, pois eles tinham sido informados da chegada prevista de Michael 30 minutos mais cedo. Ele chegou na loja com sua comitiva, e foi escoltado por agentes da Polícia de Gary.







As compras de Michael incluíram camisas oficiais e calças azuis da Polícia de Gary, bem como camisas de manga comprida, quepes e lanternas da polícia.






O funcionário Vaughn conseguiu encontrar um tempo para que providenciassem o bordado de ''M. Jackson'' no bolso da camisa de algumas das camisas. Os civis que pretendem adquirir fardas policiais são geralmente desencorajados pelo departamento, mas eles sentiram que não havia perigo em deixar Michael comprar uma. ” O chefe de polícia Gary Garnett Watson disse: “Enquanto ele não tentar prender ninguém.”

Depois que saíram da loja, eles seguiram para uma improvável próxima parada... o KFC local! A comitiva comprou as refeições, enquanto Michael ficou no estacionamento, assinando autógrafos e posando para fotografias.

A residente de Gary - Selletta Hinton - contou ao Chicago Sun Times em 12 de Junho que Michael tinha convidado ela e sua filha de 5 anos, Destiny, para se juntar à refeição em sua limusine, e que Michael parecia ''temer mais à imprensa do que aos fãs.''

Mensagem do Porta-voz de Michael para os fãs 

''Apenas uma pequena nota para dizer como eu estou orgulhoso dos fãs de MJ em todo o mundo. Hoje, em Gary, Indiana, seus fãs leais provaram mais uma vez que Michael é tão abençoado com os melhores fãs no mundo. Sua paixão e dedicação é esmagadora! Que dia! E em nome do Rei do Pop eu digo a todos vocês: Obrigado pelo seu apoio e amor. Abraço, 
Stuart Backerman [Porta-voz de Michael Jackson.]

Depoimento da fã Dorothy J Bennett em 11 de junho de 2003

''Eu sou tão grata a Deus por permitir que eu e meus filhos pudéssemos nos dirigir de Shreveport [Louisiana] até Gary [Indiana]. para mostrar nosso amor e apoio para Michael em seu primeiro retorno à sua cidade natal desde que ele saiu de Gary. 

Enquanto eu dirigia ao longo da rodovia na terça-feira, 10 de Junho de 2003, eu estava orando por Michael e eu pedi a Deus que permitisse que algo "milagroso" acontecesse nesta viagem a Gary para ver "O Rei do Pop". Eu estou orgulhosa em dizer que um "milagre" aconteceu, porque a minha sobrinha de 17 anos [Terri] que vive comigo, foi abençoada em conseguir um "grande abraço" do ''Cara'', ele mesmo, Michael Jackson.

Enquanto nós estávamos na casa na Jackson Street. ela veio até mim chorando e disse que tinha conseguido o seu abraço e eu não tenho como lhes contar sobre o quanto eu fiquei animada!

No caminho de volta para Shreveport na quinta-feira, 12 de Junho de 2003, eu perguntei para Terri sobre sua experiência com o "Maior Artista do Mundo", eu não pude deixar de chorar quando Terri me disse que enquanto ela e Michael se abraçaram, ela estava chorando, e que Michael segurou-a e afagou a sua cabeça para confortá-la, então ele permitiu que tirassem uma foto dele e dela. 

Terri disse que nunca irá usar ou lavar a roupa que ela estava usando, porque Michael tinha um perfume tão bom que ela quer preservar seu aroma. Assim, Terri tem escrito a data do "grande evento" na blusa e um quadro para emoldurá-la e pendurá-la na parede de seu quarto. "Uau, um milagre!''

E aqui vem uma descrição mais detalhada de como o abraço surgiu. Aconteceu depois que "O Rei do Pop", saiu da casa na 2300 Jackson Street e estava prestes a ir para a escola. 

A segurança era muito rígida, mas por algum milagre, com milhares de fãs lá na Jackson Street e lotes de câmeras, fotógrafos, etc. Terri disse que ela estava perto o suficiente para que, quando ela chamou o nome de Michael, ele olhou em sua direção e ela disse a Michael que nós tínhamos dirigido 15 [quinze] horas ou mais para vir vê-lo. Michael então lhe fez um sinal e ela foi até ele de braços abertos e eles se abraçaram;

Terri disse que era difícil para ela não chorar, então ela colocou seu rosto contra Michael e chorou. Terri disse Michael a segurou o tempo todo e afagou a sua cabeça. Quando ela parou de chorar, Michael lhe ajudou com sua câmera e permitiu que ela tirasse uma fotografia. 

Terri disse que Michael era muito alto perto dela, mas ele se inclinou e colocou seu rosto contra o rosto dela para tirar a foto. Terri disse que ela não queria lavar o lado do seu rosto que havia tocado o rosto de Michael. "UAU"!

Abaixo seguem os vídeos legendados e uma série de imagens registrando a passagem de Michael por Gary em 2003.

(01)
(02)
(03)
(04)
(05)

Nota: Nos vídeos nros. 4 e 5 há uma passagem onde Michael aparece usando uma camisa preta e ele está fazendo compras. Nesta ocasião ele se encontra na cidade de Indianápolis, e não em Gary.

Mais imagens em Gary





























Fontes:
http://www.indystar.com
Imagens do meu arquivo
http://www.lipstickalley.com
The Visual Documentary de Adrian Grant
http://roxychel-allaboutmj.blogspot.com.br