As memórias do radialista Vic Joe


Manila, Filipinas - Uma foto autografada de Michael Jackson está entre os bens valiosos do radialista Vic Jose. A foto datada de 19 de fevereiro de 1976 fala do fascínio inicial de Michael pela hospitalidade filipina: "Eu estive em muitos países ao redor do mundo. Não posso acreditar em como todos são gentis. Agradeço sua gentileza e o sucesso de nossos recordes. Você é um campeão. Para Vic, Assinado, Michael Jackson.''


A foto, outra assinada pelo Jackson 5, e os discos de vinil originais de seus sucessos, fazem parte da coleção de recordações de Vic compiladas durante seu tempo como gerente da gravadora Motown nas Filipinas. Até agora, os itens foram armazenados com segurança por mais de 30 anos. Mas quando perguntado se ele estaria disposto a se desfazer dessas recordações, colocando elas em leilão ou no eBay, ele diz: "Depende do preço, talvez meio milhão de dólares para começar".

Durante os anos da lei marcial, Vic disse que o rádio era predominantemente dedicado à música e às artes, e que era muito difícil para artistas negros entrarem, porque o público era o que ele chamava de "colônia mental" e preferia artistas brancos. 
"Eles não sabiam sobre artistas negros até que nós da Motown em Manila promovemos 'One Day In Your Life'.

Foi então que Manila teve seu primeiro contato com Michael Jackson, e Vic se familiarizou pessoal e profissionalmente com o artista.

"Eu estava com ele todos os dias, eu o convidei para comer sapin-sapin. Ele me perguntou onde eu morava e eu levei ele e seus irmãos para minha casa em Manila.''

Uma foto de Michael e seu irmão mais novo Randy com as irmãs de Vic agora fazem parte das memórias pessoais do radialista. Encarregado de promoções, artistas e seu repertório, Vic se tornou uma presença constante durante a visita de oito dias do Jackson 5 a Manila, a fim de promover suas músicas durante os shows do Dia dos Namorados no recém-construído Teatro de Artes Populares e no Araneta Coliseum.

Como muitos, Vic escolhe se lembrar de coisas boas sobre Michael: 

"Ele era gentil com seus irmãos. Ele era um garoto feliz e engraçado. Ele não entendia [o idioma] Tagalog, mas quando ríamos, ele ria também e depois perguntava o que tinha sido engraçado. Quando contávamos a ele, ele dizia: "Veja, eu disse que era engraçado." Era assim que ele era", diz Vic.

"Quero lembrá-lo como ele era no Popular Arts Theatre, como ouço seus discos', quero lembrá-lo como uma pessoa feliz. Ele realmente adorava dançar e sua voz é fabulosa, uma nota mais alta que um falsete quando ele cantava. Michael dançava, cantava, compunha. Acho que sua música, sua memória será maior do que Elvis Presley e os Beatles."

Fonte: rede social de Matilde Beatriz Latini