As memórias do diretor Joe Pytka


''A contribuição de Michael para a música é imensurável. Ele combina com Joe Louis, Mohamed Ali, Rosa Parks, Malcolm X e Martin Luther King por sua contribuição à igualdade racial. Antes de Michael, os músicos negros eram explorados e relegados aos limites da cultura popular. Os Beatles, os Rolling Stones, Elvis e Pat Boone foram inspirados pela cultura negra e a exploraram sem parar. Michael pôs fim a tudo. Depois de Michael, os artistas negros eram considerados iguais, não relegados ao estilo R&B.

Michael era um gênio. Ele tinha visão e discernimento incomparáveis. Ele também respeitava os talentos dos outros. Depois de trabalhar com ele nos comerciais da Pepsi, tive o privilégio de gravar três vídeos para ele. O primeiro - The Way You Make Me Feel - se tornou o ''número um'', assim como o segundo vídeo - Dirty Diana.
Era o objetivo: ''Faça essas músicas se tornarem número um.'''

''The Way You Make Me Feel''

Quando ouvi a demo de The Way You Make Me Feel pela primeira vez, achei a música suave. [...] Perguntei ao Michael onde ele achava que deveria se localizar, e ele disse ''Em um bairro pobre''.

Reuni membros de gangues, os Bloods e os Crips, e gravei vídeos sobre como eles caminham nas ruas e tratam suas mulheres. O vídeo representa mais ou menos essa realidade. Mostrei para Michael, pedindo desculpas pela linguagem, mas ele adorou e perguntou se o vídeo poderia ter o mesmo "visual verdadeiro". Era sua maneira instintiva de dizer "a verdade no cinema".

Michael queria uma longa entrada cinematográfica no vídeo, então pedi ao dramaturgo August Wilson para me ajudar, Ele recusou categoricamente. Martin Scorsese pediu a Richard Price que escrevesse o roteiro de Bad! Eu decidi escrever o roteiro eu mesmo. A maioria das pessoas não viu a versão longa [vídeo abaixo].



A gravadora Epic achou que a versão longa não iria para a mídia, então cortamos e fizemos uma versão muito mais curta. Não se deve esquecer que o objetivo dos vídeos era sobre vender discos.


Eu havia experimentado as técnicas cinematográficas do diretor Larry Bridges, em particular a pouca informação que uma tomada precisa para transmitir uma mensagem. A estrutura do vídeo era uma forma de sonata livre, o movimento final sendo bastante poético.

Michael havia dito que não queria dançar formalmente, mas durante os dias de preparação que antecederam, ouvi a música em uma sala longe do armazém que usamos como cenário de filme. Num instante Michael e Vince Paterson estavam lá, ensaiando uma coreografia. Eu olhei para eles por um tempo e eles me disseram que Michael finalmente decidiu integrar uma peça de dança. 

Meu problema era que eu não tinha onde colocá-la. Voltei ao set e pedi a Geoffrey Kirkland, o cenógrafo, para construir um local para um hidrante. Eu então martelei um carro e tivemos a nossa decoração. A parte coreografada foi provocativa e maravilhosa, cheia da genialidade de Michael e Vince.

Michael me disse que a gravata que ele usou como cinto no vídeo foi uma ideia que ele recebeu de seu amigo Fred Astaire.

Mais tarde, jantei com o designer francês Andrée Putman no Coyote Cafe em Santa Fé. O mordomo veio me dizer que Michael Jackson estava ao telefone. Foi a única interrupção que Andrée tolerou. Michael queria discutir algumas pequenas mudanças no vídeo de edição de The Way You Make Me Feel. Ele estava em turnê no Japão na época. Eu estava no telefone por um tempo enquanto ele estava assistindo o vídeo inteiro. Eu nunca soube como ele me localizou, pois ninguém sabia onde eu estava.

''Dirty Diana'' 

O objetivo aqui era dar a Michael um olhar duro. Foi daí que surgiu a ideia de "concerto". Construímos um cenário e atraímos uma audiência ao vivo no primeiro dia. Meu amigo Conrad Hall estava entre dois filmes e ele gentilmente concordou em fazer parte da equipe de filmagem. Eu realmente não sabia o que Michael ia fazer no palco, eu tinha que estar pronto para qualquer coisa.

É por isso que a presença de Conrad foi tão importante. Conrad era um dos dois maiores cineastas de todos os tempos e eu sabia que teria uma ótima cobertura sem precisar 'direcionar' a câmera. Isso me deu a liberdade de fotografar com minha câmera e correr riscos. O vídeo foi um sucesso. A roupa de Steve Stevens custou vinte mil dólares.

Nós não filmamos muito no segundo dia. Eu tinha planejado engolir a decoração com chuva e raios e literalmente destruí-la em um dilúvio, mas tive que me contentar com um vídeo de concerto. O desempenho de Michael foi como uma tempestade. Mick Jagger, ao lado, parecia falso. Rumores disseram que a garota era Cheryl Crow. Isso não é verdade. Ela era apenas uma modelo com ótimas pernas [chamada Lisa Dean*].

''Heal the World''

Eu disse a Michael que ele não poderia estar no vídeo. Ele aceitou.
Eu realmente queria ir ao redor do mundo e filmar tudo, mas o custo, a logística e os prazos eram muito monstruosos. A mensagem era completamente altruísta e, penso, poderosa.

Eu tive que encontrar com Michael na Romênia para discutir o conceito. Havia uma enorme presença militar por causa dos levantes políticos da época. Fui levado ao palácio presidencial, onde Michael se hospedava, e tive que passar por mais postos de controle do que James Bond. Devido ao concerto de Michael lá [01 de outubro de 1992], as eleições foram adiadas. Nunca fui tão feliz em deixar um lugar como a Romênia.

Eu estava perto de Michael há muitos anos. Ele ligava de tempos em tempos, geralmente no meio da noite em um estúdio enquanto mixava um álbum. O melhor momento foi no Beverly Hills Hotel [em Los Angeles], onde ele estava "escondido" com seu filho. Estávamos apenas conversando sobre algumas das coisas que havíamos feito. 

Seu filho tinha cerca de um ano, ele era adorável e estava fascinado pelo meu tamanho e meu cabelo. Michael estava discutindo um vídeo que estava gravando com Vince Paterson como diretor [este seria o clipe de Blood On The Dance Floor, mas as datas não coincidiam, Michael gravando o clipe na época do nascimento de seu filho]. Sugeri que Conrad Hall o filmasse, porque Conrad havia feito um ótimo trabalho em Dirty Diana.

Foi a última vez que o vi. O inferno foi desencadeado e ele ficou sozinho. Triste.

A publicidade para o comercial Pepsi - ''I'll Be There''

Michael Jackson regravou I'll Be There para um comercial da Pepsi, onde ele cantava quando era jovem. Estávamos procurando por um garoto que pudesse imitá-lo e não pudemos encontrar. Michael sugeriu um garoto da Austrália, Wade Robson. Wade era branco, mas não importava, já que sobreporíamos a cabeça de Michael à de Wade e o resto deveria ser apenas uma silhueta. Os movimentos eram a única coisa importante.

O trabalho digital ainda estava em sua infância, então estávamos limitados no que podíamos fazer. Filmamos o local e foi convincente, apesar dos compromissos que tivemos que fazer.

A imprensa era outra questão. Recebi uma ligação perguntando por que pegamos um garoto branco. Eu respondi que ele era o melhor para o papel, e que isso não importava porque estávamos usando imagens antigas de Michel para ajustar. Claro, a imprensa não se importava com a verdade e eles perseguiram Michael.


Anos depois, Wade Robson coreografou Britney Spears para um comercial da Pepsi que eu estava fazendo. Lembramos a grandeza e as influências de Michael e que maravilhosa coincidência é nos vermos depois de todos esses anos.

Você pode imaginar, Wade continuou a sucessão de Michael Jackson após sua morte. O juiz negou provimento ao processo por uma variedade de razões, incluindo o fato de Robson ter testemunhado sob juramento em um caso anterior que nada havia acontecido. Triste... O dinheiro faz o mundo girar.

Sobre Tatiana Thumbzen

Eu queria que August Wilson escrevesse "a história" da versão longa de The Way You Make Me Feel. Martin Scorsese pode ter tido Richard Price [roteirista no filme A Cor do Dinheiro] para escrever a introdução de Bad e admiro o trabalho de August Wilson desde que vi a peça Fences na Broadway. Além disso, Wilson era de Pittsburgh e pensei que ele consideraria meu pedido, já que éramos ambos daquela cidade.

Eu não gostei muito da música. Eu estava trabalhando em Man In The Mirror e Frank me disse para desistir, dizendo que um vídeo para The Way You Make Me Feel era mais importante. Eu tive dificuldade em visualizar o roteiro até Michael dizer que queria que isso acontecesse em um bairro pobre e Quincy me avisasse que o objetivo era Michael fazer isso com uma garota.

Não vou entrar em detalhes de como a ideia nasceu, mas a garota se tornou importante. Eu ainda não tinha conhecido Vince Paterson e não me lembro dele nas audições, mas cheguei com três garotas que eu havia escolhido. Eu as mostrei para Frank.

Primeira garota:
"Não está OK.'' "Porquê?" "Prince está transando com ela."

Segunda garota:
"Nada bom. Quincy está transando com ela."

Terceira garota:
"Nada bom. Está fora.''

Voltando à estaca zero, com um passo de manobra limitado.


Olhei as fitas novamente e encontrei outras três garotas, mas não tão boas quanto as anteriores. Frank as aprovou e organizamos uma sessão com Michael. Michael se encantou com Tatiana. Ele repetiu alguns movimentos com ela na música. Ela flertava muito. Eu tentei, tentei, tentei entender o que ele viu nela. Androginia?

Conheci Paul Gobel [um gênio da maquiagem e cabelo] e Wendy Keller um gênio do figurino]. Aconteceu que Tatiana tinha um ótimo corpo e vestia um vestido preto que combinava maravilhosamente com ela. Paul cuidou de seus cabelos e maquiagem e a transformou.

No primeiro dia de filmagem, encontrei Tatiana em um canto do cenário imenso, tentando refazer sua maquiagem. Por alguma razão, ela havia colocado um horrível batom vermelho.

Fui vê-la: "Há outras três garotas tão boas, senão melhores que você. Você ainda não está confirmada. Não brinque com sua maquiagem!"

Ela entendeu a mensagem e Michael e Vince a treinaram durante os dias de filmagem. Ela atraiu a atenção e recebemos telefonemas de pessoas procurando o mesmo vestido que o dela. Tatiana recebeu uma ligação de um dos populares shows noturnos. Não me lembro qual era. Talvez o Tonight Show de Johnny Carson, eu não sei. 

Liguei para ela para ver se ela queria ajuda com maquiagem e cabelo, para que ela parecesse a garota do vídeo. 'Não', ela respondeu. 

Eu assisti o show e ela estava irreconhecível. Não deu certo para ela, mas Michael a levou em turnê. Não sei o motivo, já que ela não tinha talento para estar no palco. O tempo voa e, enquanto a turnê de Michael estava em pausa, acabamos em um estúdio. Ele reclamou que ela era empreendedora.

"Bem, você só precisa fazer isso na limusine, depois de um show. Pode ser divertido."

Eu estava brincando, é claro, porque esse tipo de coisa assustava Michael. Ele odiava a vulgaridade. Frank me seguiu pelo corredor.

"Que p**** você está fazendo?"

"O quê?"

"Não coloque esse tipo de ideia na cabeça de Michael."


"E por que não?"

"Porque eu tenho problemas suficientes como este."

"Por que o fato de ele estar fazendo isso é um problema?"

"Porque eu já estou fazendo isso com ela."

Você quer mais problemas de elenco? Tatiana era sua própria inimiga. Ela falou em um livro o fato de ter sido demitida por (?) ter beijado espontaneamente Michael no palco. Evitei um beijo no vídeo [e recebi algumas críticas]. Eu pensei que seria extravagante em tais circunstâncias. Michael estava dando uma chance a ela para participar do show. Ela não sabia cantar nem dançar. Mais tarde, ela foi substituída por dançarinas [e o show melhorou].

Eu não sabia se Frank estava brincando ou não, sobre ele, Prince e Quincy. Só sei que Tatiana era sua própria inimiga. Não lembro quem foi minha primeira escolha ...

O encontro com Vincent Paterson

Eu conheci Vincent Paterson através do Michael. Quando eu estava trabalhando em The Way You Make Me Feel, Michael me disse que não queria dançar no vídeo. Eu aceitei. Eu tive pesadelos sobre isso.


Durante um dia de preparação para as filmagens, ouvi música vindo do final do set de filmagem. Michael, Vince e alguns dançarinos estavam lá trabalhando em uma grande coreografia. Tanto que era impossível que não houvesse dança. A música foi vagamente baseada em alguns movimentos que os membros da gangue fizeram no set e era abertamente sexual.

Contratei alguns membros de gangue para torná-lo mais autêntico. O problema com essa coreografia era que não havia lugar para integrá-la ao vídeo planejado. Eu os assisti por um tempo, depois voltei ao set e discuti o problema com Geoffrey Kirkland, o cenógrafo. Colocamos um hidrante e esmagamos um carro com um martelo [uma ótima terapia].

Nós tínhamos nosso 'lugar'. A peça coreografada no final do vídeo ficou ótima e Michael a usou no palco em sua turnê Bad. A interpretação da dança de rua de Vince foi brilhante e seguiu naturalmente com a introdução da música. Vince deveria ter sido o co-diretor deste curta, porque ele teve uma forte influência nos movimentos de Michael. Michael confiava nele completamente.

O relacionamento com Frank DiLeo

Frank DiLeo era o agente, o gerente de Michael Jackson, ele fazia tudo. Ele era brilhante. Eu o conheci quando estava fazendo uma série de comerciais da Pepsi com Michael relacionados ao álbum Bad [The Chase]. As pessoas da Pepsi fizeram storyboards bregas e nosso primeiro encontro com Michael não correu bem, embora a agência tenha tentado explicar as coisas.


Frank descobriu que éramos ambos de Pittsburgh e ele se uniu a nós. Ele me chamou de lado e me perguntou se eu poderia ajudá-lo porque a agência, por algum motivo estranho, não queria gastar dinheiro com ideias melhores. Eu fiz modelos muito grandes e organizei outra reunião. Michael examinou as placas e perguntou se poderíamos realmente fazer as coisas listadas acima e eu garanti a ele que sim. Dinheiro bem gasto. Frank estava do lado e piscou para mim. Nós nos tornamos amigos desde então.





Michael gostou do que fiz nos comerciais e Frank me pediu para fazer o videoclipe [Michael gostava de chamá-los de "curtas-metragens"] para Man In The Mirror, e comecei a trabalhar em algumas idéias.

Um pouco mais tarde, Frank me disse que não havia necessidade de um vídeo para essa música, porque o título já era um grande sucesso sem vídeo e ele me enviou a demo de The Way You Make Me Feel. O objetivo era ter mais ''número um'' do que qualquer outro álbum.

A visão e a percepção de Frank [e Quincy Jones] foram brilhantes. A ideia de Frank era que I Just Can't Stop Loving You seria o primeiro single e seria um sucesso instantâneo, já que Michael não lançava um álbum há vários anos. Bad seria o ''número um'' fácil e Man In The Mirror também. Os outros títulos precisariam de uma ajudinha para se posicionar. 

Fiquei chateado e desapontado depois que ele tirou Man In The Mirror de mim, porque The Way You Make Me Feel não era uma peça musical tão forte e eu tive dificuldade em entender [...]. O título parecia suave e não havia nada na música que me desse uma dica para um vídeo. Frank e Quincy me disseram qual era o objetivo. Não me lembro de quem disse isso, mas a pista era: "Conseguir uma garota para Michael.''

Resultado: outro '''número um''. Mas não sei se Michael foi capaz de ''concluir'' [com a garota*].

Frank e eu nos tornamos bons amigos e trabalhamos em uma ótima ideia de filme para Michael. Mas depois da turnê Bad, Michael e Frank se separaram. Mais tarde, trouxe a ideia para a Sony, mas eles não queriam gastar o dinheiro que o filme teria pedido. O executivo da Sony mencionou um orçamento e eu lhe disse que Smooth Criminal custava muito mais do que isso.

Eu nunca soube o motivo pelo qual Michael e Frank se separaram, porque Frank desapareceu por um tempo. Muito tempo se passou e eu ajudei Frank durante um período difícil. Ele finalmente encontrou Michael e, ironicamente, foi para editar o filme de tributo após a morte de Michael.

Almoçamos juntos para nos lembrar dos momentos com Michael. Frank parecia bem, ele era como antes, mas ele também faleceu logo depois.

Frank foi um dos personagens mais dinâmicos que eu já conheci e ele era amigável, honesto e perspicaz. Essa honestidade era uma coisa rara na indústria. Se Michael e ele tivessem ficado juntos, a história de Michael certamente teria mudado e para melhor. Costumo pensar em Frank. Foi um ótimo momento.

Um projeto de filme no estilo ''West Side Story''

Depois de filmar e editar The Way You Make Me Feel, surgiu a ideia de fazer uma versão do filme West Side Story. Não sei quem teve a ideia, Michael, Frank ou eu, mas...

Isso parecia óbvio, porque o álbum Bad já tinha ecos de West Side Story e Romeu e Julieta. Quando vi pela primeira vez o famoso vídeo de Bob Giraldi - Beat It - senti as influências, Michael já havia usado esses temas com sucesso então grande parte do trabalho preparatório já havia sido realizado e a ideia de que Michael tivesse que refazer as músicas era algo emocionante.


Embora as gangues usadas em The Way You Make Me Feel tivessem vindo de Los Angeles e Veneza e tivessem sido eficazes, decidimos que nossa versão do West Side Story ocorreria no Bronx, em homenagem ao trabalho original.

Não chegamos ao ponto de discutir o título, mas nossa versão não seria parte da época e a situação das gangues em todos os lugares havia mudado. A "parte ocidental" do original não existia mais, havia sido reabilitada, e o Bronx era mais apropriado porque era um bairro difícil.

Criamos quinze minutos de um filme poderoso em três dias. Isso provou que poderíamos fazer o filme inteiro em poucas semanas e sem precisar de Michael por um longo tempo. Obviamente, era apenas produção, não tempo de estúdio para criar e recriar músicas.

Mas o que era óbvio não era óbvio.

Foi uma recusa categórica. Os detentores dos direitos de West Side Story não estavam interessados. Eles não queriam alterar o conceito original de forma alguma, particularmente a coreografia de Jerome Robbins. A desculpa era que o musical era constantemente licenciado e lucrativo e que eles não queriam matar a galinha dos ovos de ouro.

Sempre que vejo Beat It ou The Way You Make Me Feel, penso no que poderia ter feito. Michael nunca fez um filme, apesar de trabalharmos em O Ladrão de Bagdá por um tempo. Não deveria ter sido [por razões estranhas] e é triste.

Eu acho que West Side Story continua a ser tocado em um jantar, mas não foi isso que deveria ter acontecido.''

Fonte: pytka.com VIA onmjfootsteps.com