''Meu amigo Michael Jackson''


''Meu amigo Michael Jackson''
Artigo escrito pelo embaixador dos Estados Unidos Charles Aaron Ray

''Há algumas áreas em que é imprudente discordar da opinião popular. Política, religião e Michael Jackson estão nessa lista de assuntos tabus. No entanto, há algo na minha reputação que me permite fazer o que algumas pessoas não se atrevem a enfrentar. E me sinto compelido a defender meu amigo Michael.

Em conversas privadas com amigos da indústria da música, expressei minhas opiniões sobre os problemas legais de Michael. Algumas pessoas disseram que sou a favor de um "comportamento inaceitável". Eu discordo e enfatizo que ele nunca foi condenado. Eu apoio e defendo minha opinião.

Meu relacionamento com Michael começou com o negócio. Eu promovi dois de seus álbuns. Thriller, que é o álbum mais vendido de todos os tempos por muitos anos. Minha previsão é que continuará a vender um número quase inacreditável de cópias por muitos anos. Eu promovi Thriller e Bad.

Comecei nosso relacionamento com muito respeito e admiração por seu talento, sua espetacularidade, sua dedicação aos fãs e seu conhecimento inato da indústria do entretenimento. Seu conhecimento de negócios, de longe, cresceu com a idade. Com o tempo, desenvolvi um forte amor por ele e uma grande preocupação por sua incapacidade total de reconhecer a inveja, a ganância e a ambição descontrolada nos outros.

Michael cresceu em um mundo surreal de contos de fadas. Quando ele tinha apenas cinco anos de idade, ele estava em turnê com o Jackson Five. Rapidamente se tornou uma estrela infantil. Tudo o que ele poderia sonhar, exceto por uma infância normal, estava lá para ele. Ele era amado e abraçado por todos ao seu redor. Ele viu centenas de milhões de fãs que preencheram todo o seu universo. Ele não poderia dar errado. Nada de ruim poderia acontecer. Bondade e misericórdia o cercaram.

Crescendo, ele desenvolveu suas habilidades empreendedoras e se tornou um dos super ricos do mundo. Pessoas mais experientes desaconselharam o pagamento de US $ 600 milhões pelos direitos do catálogo dos Beatles. Ninguém jamais pagou esse valor pelos direitos de publicação. Ele seguiu seus instintos contra a opinião de todos. Acabou sendo uma decisão comercial muito bem sucedida. Suas muitas decisões relativas à composição, produção, apresentação e a promoção de Thriller foram tão astuciosas.

Sua queda e morte precoce surgiram da mesma vida de conto de fadas. Ele tinha dinheiro suficiente para comprar qualquer coisa imaginável. Não havia ninguém para invejar. Ele tinha tudo. Ele era por natureza uma pessoa verdadeiramente solidária e compassiva. Ele alcançou seu incrível sucesso sem prejudicar ninguém. Ele havia vivido em um mundo onde ele havia sido protegido e isolado por pessoas más e raivosas.

As emoções negativas do medo, inveja, ganância e ambições descontroladas eram conceitos alheios a ele. Nunca esteve envolvido ou foi vítima desses pensamentos e sentimentos. Ele entendia o significado desses conceitos da mesma forma que a maioria das pessoas entende a guerra. Coisas ruins passaram, aconteceu com pessoas que ele não conhecia. Elas existiam em um mundo ao qual ele nunca havia sido exposto.

Eu tentei explicar a ele sobre o mal. Eu disse que há duas maneiras de obter a árvore mais alta da cidade. Para as pessoas que plantam, elas cultivam e cuidam disso. Ou para os desajustados, zangados, ciumentos, cegos, ambiciosos e amargurados que vão bater todos os outros. Ele acabou por me dar aquele sorriso famoso, ele olhou para cima e disse: "Você deveria ter mais confiança em seu semelhante."

Michael amava as pessoas. Ele amava especialmente as crianças. Ele amava estar com crianças. Elas lhe deram uma maneira de experimentar a infância "normal" que ele nunca havia experimentado. As crianças compartilhavam com suas histórias a inocência que sua vida de conto de fadas deixara intacta por dentro. Outros adultos perderam a inocência. Meu conselho causou minha queda. Eu e aqueles que ofereciam avisos semelhantes ''eram cínicos e incapazes de ver todo o amor e beleza ao seu redor e em cada um de nós''.

A primeira explicação de Michael do lado errado das pessoas foi a acusação original de abuso sexual infantil. Em sua mente, era uma aberração rara. Não se referia às pessoas em geral. Ele adotou a palavra de Cristo em resposta: "Perdoa-lhes, pai, eles não sabem o que fazem." Ele respondeu à ganância dos pais com amor universal. Ele deu muitos milhões de dólares. Talvez ele pudesse ter permitido que crescessem, fossem felizes e abandonassem seus caminhos pecaminosos. Se nada mais, ensine a eles quão insignificantes eram alguns milhões de dólares.

Tentei avisá-lo que o acordo judicial extra o marcaria como um alvo fácil para pessoas semelhantes. Eu disse que outros pais gananciosos estariam dispostos a usar seus filhos para extorquir mais dinheiro. Ele não perdeu a fé no amor e bondade. O fato de dois pobres pais desorientados terem sido levados pela ganância não significava que os outros se comportassem da mesma maneira.

Eu apontei para a longa carreira de muitos políticos. A perseguição a celebridades de sucesso colocou muitos políticos ambiciosos e inescrupulosos em altos cargos. A fome de poder levou as pessoas más a fazerem tudo o que se possa imaginar para adquirir e abusar do poder sobre um número crescente de pessoas comuns. O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente. Procuradores têm poder quase absoluto.

Claro, aconteceu de novo. Outro grupo de pais estava disposto a roubar a inocência de seus filhos. Outro procurador faminto por poder acusou brutalmente Michael de uma ofensa ainda pior. A mídia internacional usou sua infelicidade para reunir o público. Eles se juntaram em uma tentativa de desacreditar o que restava de sua reputação. Eles se tornaram urubus fétidos reunidos em uma festa com a carne sangrando de um antílope magnífico e elegante.

Michael venceu a batalha, mas perdeu a fé na bondade fundamental da humanidade. Ele deixou o país de seu nascimento. Ele mudou sua vida. Ele correu para evitar a próxima acusação e julgamento. Ele sabia que viria, se ele ficasse aqui. Este país que ele amava não era mais seguro. Ele sabia que seria perseguido por uma longa fila de promotores. Todo mundo tentando ser o único a colocar essa "ameaça à sociedade" atrás das grades.

Eu tinha certeza de que a mídia internacional teria dito que sua morte estava ligada ao abuso de drogas. Poderia ter sido assim. Eu sei qual é a verdadeira causa de sua morte. Meu amigo morreu de coração partido. Ele não podia viver no mundo ganancioso e vicioso em que estava imerso. Ele foi exposto à ganância, inveja e ambição e fugir de tudo isso veio tarde demais na vida. Ele nunca teve a chance de desenvolver a imunidade que a maioria de nós desenvolve uma idade muito mais jovem.

Sua morte privou nosso mundo de um grande talento, uma pessoa muito gentil e generosa e o adulto mais inocente que já conheci. Espero que os pais e promotores que fizeram isso se encontrem na pior parte do Inferno de Dante.

Como comentário final, tenho de dizer: "Não pergunte por quem os sinos dobram.''


Sobre o autor:
O embaixador Charles Aaron Ray terminou sua carreira de 50 anos de serviço público em 2012 como o embaixador dos EUA no Zimbábue. Ele é um ex- oficial do serviço de relações exteriores e membro de carreira do Senior Foreign Service, que ocupou o cargo de embaixador dos EUA duas vezes e se aposentou com o posto de ministro-conselheiro. Ele também é um oficial aposentado do Exército dos EUA, que foi condecorado duas vezes por suas ações em combate durante a Guerra do Vietnã, e mais tarde serviu como vice-secretário adjunto de Defesa para Assuntos de Pessoas Desaparecidas. [Wikipedia]

Fonte: Artigo Snatch // traduzido por Rosane*.