Depoimento de Frank Gaston Jr.


''A primeira vez que encontrei Michael foi quando eu dancei no vídeo de Smooth Criminal, e por algum motivo eu me lembro de suas unhas, porque elas eram muito bem cuidadas.

Esse havia sido o meu primeiro emprego em Los Angeles como dançarino. E foi o trabalho mais incrível - fiz $ 10.000, porque o trabalho era por três meses.Apenas na seção de dança.

Havia, assim, quarenta dançarinos no trabalho. Sabe a cena em Smooth Criminal quando ele fica em cima da mesa? (foto acima) Eu estou bem lá, porque eles queriam que eu o visse, então se ele caisse, eu o seguraria. E ele nunca caiu.

Eu tinha ido ver seu show na Europa, havia cerca de 100.000 pessoas e eles não tinham assentos no piso principal do estádio. Eles simplesmente ficavam ombro a ombro. E era incrível ver todos os médicos entrando e saindo, porque as pessoas estavam desmaiando, as pessoas estavam chorando. 

Eu não posso explicar isso. Era como (em um evento em) uma igreja batista negra... as pessoas gritam, as senhoras desmaiam. Essa é a única forma que posso descrever como foi.

E Michael disse-me uma coisa também: Quando as pessoas o agarravam, quando ele estava andando através dos bastidores, e eles poderiam agarrá-lo ou algo assim, Michael disse que era como o fogo - porque eles o pegariam. Eles não queriam machucá-lo, apenas queriam um pedaço dele.

A maioria das pessoas, quando estão ensaiando um movimento da dança, eles não fazem (a peça) por completo. Michael sempre fazia tudo ao máximo nos ensaios. Ele o fazia como se ele estivesse no palco, o tempo todo. E, como um dançarino, você iria pensar: ''Por que ele está fazendo isso tão arduamente? Cada cromossomo trabalhava, no minuto em que ele se movia.

Eu não sei se você já viu quando ele estava indo para o tribunal [em 2005], ele subiu em cima de seu carro. Mesmo naquele momento, ele não dançava como ele estivesse em cima de seu carro, ele dançava como se estivesse no palco.

E quando você realmente olha para a fita, quando ele pula em cima do carro, ele fere os joelhos. Ele tem que cair de joelhos quando ele pula do carro sobre o chão. Mas, apesar de seus joelhos doerem, ele ainda deu tudo o que tinha.

Se você prestar atenção e olhar para ele, um dia, você vai saber o que quero dizer.''

Frank Gaston Jr. (diretor e coreógrafo)

Fonte: http://www.time.com