Depoimento de Gianni D'Andrea

World Music Awards 1996

*Depoimento editado a partir de uma entrevista concedida pelo dançarino Gianni D'Andrea.

''Eu segui Michael Jackson por 32 anos. Eu tinha 8 anos, quando eu vi pela primeira vez o vídeo Thriller na TV. Eu devo agradecer a mãe porque ela já estava ouvindo as músicas do The Jacksons, como o álbum Victory.

Eu o conheci em Monte Carlo em 1996, por ocasião do World Music Awards. Eu já tinha visto Michael muitas vezes, de perto, e eu sempre tive a impressão de que ele era como um tipo de figura etérea, parecia que ele flutuava. Como os mestres espirituais.

Mas conhecê-lo me deu a ideia de que ele era realmente "humano", sua presença física, o olhar dele. Você ainda poderia perceber claramente a magia e a aura que o caracterizava. Ele usava [na ocasião] chapéu preto, camisa preta e calça, e seus mocassins. Ele usava a máscara, por conta do vitiligo.

Quando eu o conheci na noite do Music Awards, nas escadas do hotel, fiquei impressionado com os olhos dele. Negros e profundamente, extremamente comunicativos. Seu sorriso era maravilhoso. Um sorriso sem qualquer malícia. Alegre e inocente, como o sorriso de uma criança.

Um momento nos bastidores do 'World Music Awards' 1996

O meu encontro foi uma reunião especial, eu tive a chance de dançar para ele. Michael era gentil, curioso e ele estava observando o que eu estava fazendo. Ele olhou para mim e me deu 100% de sua atenção e, ocasionalmente, comentava sobre os meus passos de dança com seu guarda-costas.

Ele sorriu, sinceramente satisfeito e divertido. Quando eu terminei a dança, ele veio e me abraçou como um irmão. Ele estava rindo, feliz. Ele me acolheu como você gostaria de receber um amigo. Nem mesmo por um momento, ele fez pesar sobre mim o fato de que ele era Michael Jackson e eu era Gianni.

A coisa que mais me impressionou foi que ele me agradeceu. Michael Jackson estava me agradecendo! Nós estávamos nos abraçando e ele se manteve agradecendo, sussurrando em meu ouvido:

"Obrigado... obrigado... Eu te amo."

Ele estava falando em voz baixa, como se fosse um momento único, um momento que pertencia apenas a nós. Ele era tímido, muitas vezes ele olhava para baixo enquanto ele estava falando. Eu estava realmente muito impressionado.

Eu sabia que Michael era um homem especial. Ele viveu profundamente aquele momento comigo. Humilde, gentil, educado... talvez, muito mais humilde do que eu!

Ele não me fez sentir como se ele fosse Michael Jackson e eu fosse Gianni, mas simplesmente dois seres humanos em contato com a beleza de sermos "seres humanos" e partilhar um momento especial, juntos.

Não é possível para mim falar sobre ele no passado. Ele está lá ... ele está aqui. Michael leva você para o seu mundo. As emoções desabam dentro de mim como uma cachoeira.

Sabe quando você está vivendo um momento único? O nascimento de uma criança ... ou quando você encontra a mulher de sua vida. Você sabe que é uma experiência única de um momento único. Com Michael, eu senti isso.

A voz dele lhe dá paz de espírito. Ele fala de uma maneira calma, ele sabe como deixá-lo à vontade. Michael é uma maravilhosa mistura de olhares, voz e gestos. Você fica fora do tempo, fora do mundo. Você está na presença de um mestre, uma pessoa iluminada.

[Sobre como Gianni fez o encontro acontecer]

Primeiro, eu acreditava na possibilidade. E, em seguida, um pouco de perseverança, com pouco dinheiro. Eu sempre viajei pela Europa, para seguir os seus concertos.

Em Monte Carlo, em 1996, um amigo estava em contato com Wayne, seu então guarda-costas, que tinha nos "alertado" que, no dia seguinte, Michael estava planejando ir às compras em uma determinada loja. Chegamos a ele e, no meio de tudo, conseguiram me tirar do meio de uma multidão de fãs.

"Eu posso dançar para Michael!" eu gritei, e o guarda-costas me levou e me trouxe para a loja onde ele estava.

Eu tive a sensação de que ele era tímido porque, muitas vezes, ele baixava o olhar. Mas não é verdade que ele evitava o contato físico. Isso é completamente falso. Eu dancei para ele com todas as minhas forças, eu estava suando e ele me abraçou, sem qualquer hesitação!

Como eu disse antes, eu dancei para ele... a canção era In the Closet. Michael quis que a música rodasse desde o início... até o fim! Depois nos abraçamos, e o engraçado é que eu perguntei "Michael, eu posso ter o seu autógrafo?"

E ele disse: "Claro, mas onde?"

Eu não tinha nada comigo. Então, eu puxei a camiseta e ele autografou. Era uma camiseta branca e ela estava suada. Eu me senti envergonhado, eu estava encharcado.


''Michael, eu sinto muito... ", eu disse a ele, mas ele riu bastante. E chamou o seu cinegrafista que filmou a cena. Ele se curvou para autografar a minha camiseta, eu só podia ver o chapéu!

Que emoção! Eu estava muito feliz! Era como se eu estivesse ''drogado'', eu estava ''mais alto'' do que nunca!

Durante os cinco dias do World Music Award, eu encontrei com Michael três vezes. Nas escadas do hotel dele, na loja onde eu dancei e durante sua performance no World Music Award... eu estava ajoelhado a um metro dele, no palco! Se você olhar para o vídeo no youtube, você pode me ver!

[Gianni pára de falar, dá um longo suspiro e recomeça.]

Michael... ele é uma parte da minha família. Uma parte da minha vida. Uma parte de mim. A dança. Abri a primeira empresa na Itália, inspirado em seu estilo de dança.

Mas também o respeito pelo planeta, pela vida e por todos os seres vivos. Minha empresa Dancing the Dream é também uma envolvida em uma série de eventos de caridade.

Pode parecer arriscado dizer isso, mas me lembra a história de Jesus. Novamente, pela enésima vez, Barrabás sobreviveu. Por quê? Por que destruir algo tão bonito, em vez de protegê-lo?

Porque Michael Jackson foi destruído. Foi um assassinato planejado, eles planejaram isso de forma arbitrária. Nós nunca saberemos o quanto Michael Jackson ainda teria dado ao mundo. Isso me faz sofrer muito.

[Sobre o que Gianni nunca vai esquecer]

Os olhos de Michael. Eu nunca vou poder esquecê-los.

[Sobre o que Gianni diria, se pudesse reencontrar Michael]

[Com a voz embargada pelas lágrimas] Gostaria de deixar o momento me inspirar. Talvez eu apenas o abraçasse. Sem dizer nada.''

Gianni D'Andrea

Fonte: Tumblr